Pesquise no MDM

Boletim

sensores MAF

• Manual-Mecanica
  • Autor do assunto
  • Pensionista fresco
  • Pensionista fresco
Avançar
13 anos 8 meses antes #33518 por Manual-Mecanica
Resposta de mecânicos manuais sobre o tópico Re: Sensores MAF
Discussões em fóruns são desejáveis; elas enriquecem o conhecimento e esclarecem dúvidas e equívocos. No entanto, devem ser conduzidas com respeito. Nesta discussão em particular, não houve desrespeito explícito, mas houve linguagem grosseira ao se referir ao ferro de passar roupa de um membro do fórum e, posteriormente, um comentário de um moderador, que tinha simplesmente a intenção de apaziguar a situação, também foi utilizado.
Para contribuir, estou enviando esta descrição sobre sensores e seus diagnósticos:
www.mediafire.com/view/?wfpnghklegujc15
. Boa sorte.
Miguel
O tema foi fechado.
  • Manual-Mecanica
  • Autor do assunto
  • Pensionista fresco
  • Pensionista fresco
Avançar
13 anos 8 meses antes #33522 por Manual-Mecanica
Olá! Nesta área de eletrônica automotiva, é fundamental manter-se atualizado, e digo isso por experiência própria. Meu trabalho de conclusão de curso consistiu no desenvolvimento de um módulo de injeção para um Fiat 88, convertendo-o de carburador para injeção multiponto. Li diversos livros inteiros sobre injeção e carburadores, as diferentes lógicas da ECU, calculadoras, algoritmos de processo, equações — em resumo, uma vasta quantidade de informações que regem o controle do motor atualmente. Naquela época, o sensor de oxigênio era lido somente quando o motor atingia a temperatura de operação (acima de 88 °C). Hoje em dia, ele lê o oxigênio assim que o motor liga, mesmo quando está frio (naquela época eu teria refutado essa ideia), mas aconteceu comigo no meu próprio carro. O que quero dizer é que é preciso ter um sólido conhecimento da teoria, mas também se manter constantemente informado sobre as inovações. Esclareci a confusão sobre o sensor MAF porque, em certo momento, ele era desconhecido. Qualquer um pode se confundir, mas é para isso que servem os fóruns, e acredito que este seja o melhor. Em espanhol, porque há contribuições genuínas dos membros, aprendi muito aqui e também contribuo com minhas ideias quando estão dentro da minha área de especialização. Aliás, o único lugar onde vi os sensores MAF e MAP juntos foi em um Toyota Camry de 1998 com motor 3VZ-FE. Tentei desconectar um e depois o outro, e me parece que são sensores que se complementam. Como mencionado anteriormente, a ECU pode fazer o mapeamento usando o sensor MAF ou o MAP. Percebi que não houve vazamento de combustível quando desconectei um deles. Para concluir, a capacidade da ECU de lidar com falhas de sensores varia de marca para marca. Assim como existem veículos cujos motores não param por nada, existem outros que funcionam com vários sensores defeituosos, e só descobrimos isso por causa da temida luz de "Verificar Motor". Abraços!
O tema foi fechado.
  • Manual-Mecanica
  • Autor do assunto
  • Pensionista fresco
  • Pensionista fresco
Avançar
13 anos 8 meses antes #33536 por Manual-Mecanica

vej escreveu: Gostaria de perguntar a charlypzz se os sensores MAF e MAP estão localizados juntos em qual veículo, a gasolina ou a diesel, para que eu possa encontrar informações e ver como funcionam, pois não sei essa informação, já que vi sensores MAF com ângulos alfa.

Eles são encontrados juntos em alguns motores, tanto a gasolina quanto a diesel.
Vou começar pelo carro a gasolina que por acaso chegou hoje à oficina, um KIA SORENTO 3.5 V6 com admissão variável, sem turbocompressor.
O módulo de controle do motor (ECM) recebe sinais de voltagem variável do sensor MAF, indicando o fluxo de ar e a temperatura, de forma semelhante a qualquer outro sensor MAF.
O sensor MAP participa enviando um sinal para a ECM indicando a pressão, neste caso negativa, dentro da admissão. Com essa informação, a ECM decide quando abrir/fechar as válvulas de borboleta de admissão variáveis.
Deve-se notar também que esses dois sinais recebidos pela ECM são comparados com o do TPS em seus cálculos para obter a melhor relação estequiométrica, variando constantemente o tempo de abertura dos injetores e modificando a curva de avanço da ignição.

Como exemplo no setor de motores a diesel, podemos citar os motores HDI da Peugeot e da Renault.
O sensor MAF também mede a entrada de ar, mas neste caso, como existe uma válvula EGR, seu sinal é usado pelo ECM para:
regular a porcentagem de abertura da recirculação dos gases de escape.
Limitar a formação de fumaça durante as fases de aceleração/desaceleração corrigindo o fluxo de combustível.

Sensor MAP: Neste caso, a função é inversa. Como existe um turbocompressor, o sensor mede a pressão positiva. Seu sinal é interpretado pela ECM para evitar sobrepressão na admissão. Se isso ocorrer, a ECM acionará uma válvula solenoide para aliviar a pressão, utilizando a válvula de escape instalada no turbocompressor.
Esse sinal também é usado para regular a alta pressão da bomba de combustível e o tempo de abertura dos injetores.

Espero não ter me alongado demais, mas realmente não consegui resumir mais para que ficasse compreensível.
O tema foi fechado.
  • Manual-Mecanica
  • Autor do assunto
  • Pensionista fresco
  • Pensionista fresco
Avançar
13 anos 8 meses antes #33538 por Manual-Mecanica
Aprecio a forma como todos expressam suas opiniões, mas me afastei um pouco do fórum porque ele se tornou mais um guia de faça-você-mesmo, e vejo principalmente pessoas perguntando como consertar seus carros. Deveria ser um lugar para aprendermos uns com os outros, nos apoiarmos mutuamente com problemas difíceis ou discutirmos as mudanças na tecnologia automotiva. É sempre útil entender por que um problema ocorre, ainda mais do que apenas saber a solução. Aqui no meu país, muitas pessoas simplesmente trocam peças aleatoriamente para resolver problemas sem entender como elas funcionam ou se o que estão substituindo é realmente a causa do problema. Por exemplo, em oficinas de ar-condicionado, eles substituem um sensor de pressão no tubo por um resistor variável simplesmente porque viram alguém fazer isso. Este fórum deveria ser usado para esclarecer o verdadeiro funcionamento da eletrônica automotiva para aqueles que não a entendem, e não apenas para inflar o número de posts com "bem dito" ou comentários semelhantes para chegar a mil.
O tema foi fechado.
  • Manual-Mecanica
  • Autor do assunto
  • Pensionista fresco
  • Pensionista fresco
Avançar
13 anos 8 meses antes #33542 por Manual-Mecanica
Olha, o que eu quero dizer é que existem várias maneiras de dizer as coisas. É óbvio que fóruns são para debater, mas existem maneiras de se expressar. Conhecimento prático é bom, conhecimento teórico também; isso não te torna melhor ou pior, apenas te torna diferente e com habilidades diferentes. Então, se vamos debater, vamos fazer isso com respeito e sem atacar os outros. "Você está errado" pode ser substituído por "Acho que você está confuso" ou "Acho que é isso que você quer dizer". Entende? Não exagere. Além disso, todo mecânico sabe que você pode trabalhar com isso por 100 anos e nunca parar de aprender coisas novas. Enfim, não é bom dizer que você é isso ou aquilo. E isso vale para o charlypzz: não sei se você está um pouco estressado ou o quê, mas suas postagens parecem agressivas, só isso. Então, e isso vale para todos, vamos debater em um ambiente calmo e amigável. Ninguém ganha nada aqui, exceto aqueles que querem ter suas perguntas respondidas. Não há menções ou títulos em jogo, ok? Boa sorte e abraços a todos.
O tema foi fechado.