vej escreveu: Gostaria de perguntar a charlypzz se os sensores MAF e MAP estão localizados juntos em qual veículo, a gasolina ou a diesel, para que eu possa encontrar informações e ver como funcionam, pois não sei essa informação, já que vi sensores MAF com ângulos alfa.
Eles são encontrados juntos em alguns motores, tanto a gasolina quanto a diesel.
Vou começar pelo carro a gasolina que por acaso chegou hoje à oficina, um KIA SORENTO 3.5 V6 com admissão variável, sem turbocompressor.
O módulo de controle do motor (ECM) recebe sinais de voltagem variável do sensor MAF, indicando o fluxo de ar e a temperatura, de forma semelhante a qualquer outro sensor MAF.
O sensor MAP participa enviando um sinal para a ECM indicando a pressão, neste caso negativa, dentro da admissão. Com essa informação, a ECM decide quando abrir/fechar as válvulas de borboleta de admissão variáveis.
Deve-se notar também que esses dois sinais recebidos pela ECM são comparados com o do TPS em seus cálculos para obter a melhor relação estequiométrica, variando constantemente o tempo de abertura dos injetores e modificando a curva de avanço da ignição.
Como exemplo no setor de motores a diesel, podemos citar os motores HDI da Peugeot e da Renault.
O sensor MAF também mede a entrada de ar, mas neste caso, como existe uma válvula EGR, seu sinal é usado pelo ECM para:
regular a porcentagem de abertura da recirculação dos gases de escape.
Limitar a formação de fumaça durante as fases de aceleração/desaceleração corrigindo o fluxo de combustível.
Sensor MAP: Neste caso, a função é inversa. Como existe um turbocompressor, o sensor mede a pressão positiva. Seu sinal é interpretado pela ECM para evitar sobrepressão na admissão. Se isso ocorrer, a ECM acionará uma válvula solenoide para aliviar a pressão, utilizando a válvula de escape instalada no turbocompressor.
Esse sinal também é usado para regular a alta pressão da bomba de combustível e o tempo de abertura dos injetores.
Espero não ter me alongado demais, mas realmente não consegui resumir mais para que ficasse compreensível.