Pesquise no MDM

Boletim

Espuma do radiador do blazer

• Manual-Mecanica
  • Autor do assunto
  • Pensionista fresco
  • Pensionista fresco
Avançar
13 anos 11 meses antes #30162 por Manual-Mecanica
Espuma no radiador do Blazer - Postado por manual-mecanica
:( Olá, se alguém puder me ajudar, descobri uma espuma branca cremosa com um tom acastanhado no radiador do meu Blazer, e a transmissão não está funcionando. Pode ser um vazamento de fluido de transmissão pelo circuito do radiador? O radiador tem um circuito para fluido de transmissão e a temperatura do motor não passa de 95%. O radiador estava com líquido de arrefecimento. Por favor, me ajudem a esclarecer minhas dúvidas...

Por favor conecte ou crie uma conta para participar da conversa.

• Manual-Mecanica
  • Autor do assunto
  • Pensionista fresco
  • Pensionista fresco
Avançar
13 anos 11 meses antes #30165 por Manual-Mecanica
Resposta Manual-Mecanica no Re: Blazer Radiator Foam
Saudações, machonegro. De fato, o fluido de transmissão passa por um tubo, geralmente de cobre, vindo de um dos reservatórios do radiador para resfriamento. Quando se mistura com a água, cria aquela aparência espumosa, semelhante à de café. O dano grave ocorre na própria transmissão. Assim como o fluido passa para o radiador, a água entra na transmissão e, mesmo com o carro estacionado (em ponto morto), se o motor estiver funcionando, ela continua circulando internamente. Não utilize mais o veículo. Conserte o dano no radiador e, entre outras coisas, leve a transmissão para ser verificada. Troque o fluido e, se houver um método para limpá-lo internamente, faça-o. Como observação adicional, se você ler as especificações do fluido de transmissão, verá que ele contém aditivos como antioxidantes e antiespumantes; esses são os efeitos que devem ser evitados para o bom funcionamento e durabilidade da transmissão.

• Manual-Mecanica
  • Autor do assunto
  • Pensionista fresco
  • Pensionista fresco
Avançar
13 anos 11 meses antes #30168 por Manual-Mecanica
Obrigado Walfi, era o que eu temia. Eu tinha tudo pronto para a troca, o filtro, só precisava do óleo, Dexron III, e isso aconteceu... Imagino que eu deva abrir o cárter da transmissão e drenar todo o óleo ruim da caixa de câmbio? Li uma vez que para drenar todo o óleo é preciso ligar a ignição e passar por todas as marchas: R, N, (D), D, 2, 1... assim as válvulas abrem e todo o óleo sai... o mesmo acontece quando se coloca óleo novo... : HUH:

• Manual-Mecanica
  • Autor do assunto
  • Pensionista fresco
  • Pensionista fresco
Avançar
13 anos 11 meses antes #30171 por Manual-Mecanica
Olá, se for necessário fazer isso, você terá que drenar o óleo que permanece no conversor de torque (aqui chamado de turbina), que também comporta uma quantidade considerável de óleo (podendo conter vários litros). Existem máquinas que fazem isso, mas o método mais comum é desconectar uma das mangueiras da transmissão que vai para o radiador, colocar um recipiente em cada extremidade (o óleo sairá por uma das extremidades quando você ligar o motor), adicionar o óleo novo (obviamente, após drenar o óleo velho do cárter), com o motor em ponto morto (ou "P"), ligá-lo sem acelerar e observar o óleo que sai (o óleo da transmissão sairá por uma das extremidades que você desconectou). Quando você vir que o óleo está limpo (vermelho vivo, pois é novo), desligue o motor e reconecte a mangueira ao radiador. Esse processo remove o óleo da turbina. Existem vários vídeos no YouTube que ilustram melhor o processo; pesquise "troca de óleo da transmissão" no YouTube.

• Manual-Mecanica
  • Autor do assunto
  • Pensionista fresco
  • Pensionista fresco
Avançar
13 anos 11 meses antes #30172 por Manual-Mecanica
Obrigado novamente, Wolfi. Apesar do problema, a ajuda das pessoas me deixa de bom humor, porque é bom adquirir conhecimento com outras pessoas para atender às nossas necessidades. :)