Pesquise no MDM

Boletim

Refrigerante e vazamento de fãs não funciona

• Manual-Mecanica
  • Autor do assunto
  • Pensionista fresco
  • Pensionista fresco
Avançar
13 anos 4 meses antes #36944 por Manual-Mecanica
Ok, pessoal, tenho algumas coisas que vocês podem verificar:
Primeiro, devo esclarecer que, se a ventoinha elétrica não estiver ligando, pode ser o fusível na caixa de fusíveis. Também pode ser o interruptor da ventoinha localizado no radiador, e estes devem ser verificados. É possível ainda que seja o sensor de temperatura (também chamado de sensor ETC)
ou simplesmente as escovas do motor da ventoinha elétrica.

Os fusíveis podem ser verificados com um multímetro no modo de continuidade.
Os sensores podem ser colocados em um recipiente com água quente e sua resistência medida.

Além disso, lembrem-se de verificar o óleo do motor, porque se o nível baixar e não houver vazamento visível, pode estar vazando para os cilindros, o que é muito ruim.
Para verificar, é simples: aqueça uma lata a uma temperatura alta e pingue uma gota de óleo do veículo dentro dela. Se começar a espirrar, significa que está contaminado com água. A lógica é que a água tem um ponto de ebulição mais baixo que o óleo e, quando atinge esse ponto, evapora e se separa do óleo, razão pela qual o óleo começa a se mover.

Espero que essas dicas sejam úteis e, se tiver alguma dúvida, entre em contato.

Por favor conecte ou crie uma conta para participar da conversa.

• Manual-Mecanica
  • Autor do assunto
  • Pensionista fresco
  • Pensionista fresco
Avançar
13 anos 4 meses antes #36953 por Manual-Mecanica
Primeiramente, você não especificou qual veículo possui, então não podemos afirmar se basta purgar o sistema. Se a ventoinha elétrica não ligar, verifique primeiro os fusíveis para ver se estão bons. Em seguida, procure o sensor de temperatura, se houver. Por isso, é importante que você nos diga qual é o veículo. Tente dar partida com cabos auxiliares e veja se o motor pega. Se não pegar, conecte a ventoinha diretamente à bateria para verificar se ela queimou. Verifique o óleo para ver se está emulsionado. Se estiver, é um problema na junta do cabeçote. Caso contrário, verifique a quantidade de vapor no escapamento.

• Manual-Mecanica
  • Autor do assunto
  • Pensionista fresco
  • Pensionista fresco
Avançar
13 anos 4 meses antes #36959 por Manual-Mecanica
Olá kikemec,
obrigado pela sua contribuição e ajuda. O carro em questão (o meu) é um Skoda Felicia GLX 1.3, como o da minha foto de perfil, mas sem modificações.
Vou seguir suas sugestões e começar a testar e pesquisar, embora qualquer informação (vídeos, links, fotos, etc.) seja muito bem-vinda, pois estou começando agora a me aventurar na mecânica automotiva, pelo menos no que diz respeito aos problemas mais comuns.

Valeu, amigo, e obrigado novamente pela ajuda.;)

• Manual-Mecanica
  • Autor do assunto
  • Pensionista fresco
  • Pensionista fresco
Avançar
13 anos 4 meses antes #36969 por Manual-Mecanica
Olá Toppo.
Se houver vestígios de óleo no líquido de arrefecimento, é porque a junta do cabeçote queimou e os dois líquidos estão se misturando. A água evapora porque é menos viscosa e atinge o ponto de ebulição mais rapidamente que o óleo.
Se a ventoinha elétrica não estiver ligando, pode ser devido a vários fatores: 1) O motor da ventoinha queimou (descarte essa possibilidade conectando-o diretamente à bateria). 2) A válvula termostática do veículo está travada fechada e o sensor que detecta a temperatura do líquido de arrefecimento para ligar a ventoinha não recebe água quente, portanto não é ativado. 3) O sensor da ventoinha elétrica está com defeito (teste-o curto-circuitando os contatos do sensor; a ventoinha deve ligar). 4) O sistema de arrefecimento não foi sangrado corretamente (há bolhas de ar dentro), impedindo o sensor de detectar corretamente a temperatura do líquido de arrefecimento e ligar a ventoinha.

Espero que essas ideias ajudem. Boa sorte!

Saudações de Córdoba, Argentina.

• Manual-Mecanica
  • Autor do assunto
  • Pensionista fresco
  • Pensionista fresco
Avançar
13 anos 4 meses antes #37029 por Manual-Mecanica
Pode não ser necessário substituir o cabeçote; no entanto, você deve trocar a junta entre ele e o bloco do motor. O cabeçote quase certamente precisará ser retificado, e recomendo que isso seja feito o mais rápido possível. Não aconselho continuar dirigindo o veículo nessas condições, pois o dano pode piorar a ponto de causar a falha do motor.
O mesmo se aplica ao sistema de arrefecimento. Você não deve dirigir um veículo com uma ventoinha elétrica com defeito e um sistema de arrefecimento com funcionamento precário.

Na verdade, a junta do cabeçote queimada é simplesmente o resultado das altas temperaturas que o motor atingiu devido à falta de arrefecimento,
portanto, ambos os problemas precisam ser resolvidos com urgência.
Sei que as coisas são complicadas na Espanha e não quero sobrecarregá-lo com a pressa para realizar esse reparo, mas infelizmente, seu veículo pode sofrer danos graves se você continuar dirigindo nessas condições.
Boa sorte!