Pesquise no MDM

Boletim

XSARA 1.9 D 2002 Funciona com 3 cilindros

• Manual-Mecanica
  • Autor do assunto
  • Pensionista fresco
  • Pensionista fresco
Avançar
13 anos 10 meses antes #31371 por Manual-Mecanica
Resposta do mecânico sobre o tópico Re: XSARA 1.9 D 2002 Funcionando com 3 cilindros
Olá Sertdi, sim, é um motor a diesel, e quando mencionei velas de ignição, quis dizer velas incandescentes. Achei que tivesse ficado claro quando disse 1.9 D. Desculpe por não ter esclarecido. Obrigado pela sua preocupação.

Por favor conecte ou crie uma conta para participar da conversa.

• Manual-Mecanica
  • Autor do assunto
  • Pensionista fresco
  • Pensionista fresco
Avançar
13 anos 10 meses antes #31372 por Manual-Mecanica
Resposta do mecânico sobre o tópico Re: XSARA 1.9 D 2002 Funcionando com 3 cilindros
Boa tarde.
A primeira coisa que eu queria mencionar é que parece que vocês estão discutindo assuntos diferentes.
Pelo que entendi, Sergio1671 parece estar se referindo às velas de incandescência como velas de ignição. Cheguei a essa conclusão porque você também mencionou que seu carro é um 1.9 D, o que significa que, por ser a diesel, não possui velas de ignição devido ao sistema de compressão e combustão dos motores a diesel, que, como você bem observou, só funcionam quando o motor está em funcionamento. E sosa10 está explicando o problema como sendo relacionado às velas de incandescência.
Sergio1671, a que você se refere?
Se estiver funcionando com apenas 3 cilindros, como você disse, é quase certo que seja devido a um injetor diesel com defeito. Que tipo de injetores ele tem? Também seria uma boa ideia verificar se eles estão recebendo energia.
A propósito, como você fez o teste com a lâmpada? Porque me parece que você só verificou se o aquecedor estava funcionando corretamente e fazendo uma boa conexão de aterramento. Também me parece muito estranho que a entrada de ar esteja tão baixa; deveria estar atrás da grade, já que é de lá que a entrada de ar é melhor, se não me engano, ao lado do farol esquerdo. Enfim, quando tiver um tempinho, verifique essas coisas e esclareça um pouco para mim também, pois ainda tenho as dúvidas que mencionei antes.
Espero poder ajudá-lo(a) no futuro.
Tudo de bom

• Manual-Mecanica
  • Autor do assunto
  • Pensionista fresco
  • Pensionista fresco
Avançar
13 anos 10 meses antes #31391 por Manual-Mecanica
Olá Brunold, sim, é um motor a diesel. Na verdade, eu estava me perguntando se o problema poderia ser causado por um injetor. Não é injeção eletrônica. O único injetor com fio é o do quarto cilindro, que, se não me engano, é o que controla o ponto de ignição. O que eu verifiquei com uma lâmpada de teste foi se as velas de incandescência estavam recebendo energia. Para minha surpresa, elas não servem apenas para dar partida; continuam aquecendo enquanto o motor está funcionando (comparei com um Peugeot 206, que tem o mesmo motor - DW8). A entrada de ar, só para você saber, fica abaixo do radiador (olhando o motor por cima). Quando descobri que estava lá, fiquei arrasado! Não dá para manobrar em uma lombada de 20 centímetros com água, porque entra pela entrada de ar. Vou tirar uma foto mais tarde e enviar para você ver. Obrigado pela sua atenção. Atenciosamente.

• Manual-Mecanica
  • Autor do assunto
  • Pensionista fresco
  • Pensionista fresco
Avançar
13 anos 10 meses antes - 13 anos 10 meses antes #31405 por Manual-Mecanica
Se não me engano, com a lâmpada de teste você pegaria um fio positivo, por exemplo, da bateria, e o conectaria ao conector do aquecedor... Se é assim que você está fazendo, está verificando os aterramentos.
A maneira correta de fazer isso seria colocar a lâmpada em série com o circuito, de forma que ela receba energia positiva apenas quando a ECU a enviar. Não sei como você faria isso, mas tente se não seguiu minhas instruções e veja o que acontece. Se as velas de incandescência estivessem sempre acesas, elas aqueceriam constantemente o interior do cilindro, tornando a mistura ar-combustível mais quente e, portanto, resultando em uma combustão pior, já que quanto mais quente, pior a combustão.
Por outro lado, o que exatamente está acontecendo com o seu carro? Marcha lenta baixa? Marcha lenta instável? Desempenho ruim? Se você me der mais detalhes, posso verificar no Autodata para ver o que pode estar errado. O que notei é que várias falhas comuns semelhantes à sua recomendam verificar o filtro de ar (talvez o seu esteja molhado e não esteja permitindo a passagem correta de ar), além de verificar o filtro de combustível e as linhas de combustível. Estou enviando uma imagem da falha de desempenho ruim.
A propósito, esqueci de perguntar se a luz de mau funcionamento do motor acendeu no painel de instrumentos do seu carro?
Tudo de bom

Última edição: 13 anos 10 meses antes .