Boa tarde.
A primeira coisa que eu queria mencionar é que parece que vocês estão discutindo assuntos diferentes.
Pelo que entendi, Sergio1671 parece estar se referindo às velas de incandescência como velas de ignição. Cheguei a essa conclusão porque você também mencionou que seu carro é um 1.9 D, o que significa que, por ser a diesel, não possui velas de ignição devido ao sistema de compressão e combustão dos motores a diesel, que, como você bem observou, só funcionam quando o motor está em funcionamento. E sosa10 está explicando o problema como sendo relacionado às velas de incandescência.
Sergio1671, a que você se refere?
Se estiver funcionando com apenas 3 cilindros, como você disse, é quase certo que seja devido a um injetor diesel com defeito. Que tipo de injetores ele tem? Também seria uma boa ideia verificar se eles estão recebendo energia.
A propósito, como você fez o teste com a lâmpada? Porque me parece que você só verificou se o aquecedor estava funcionando corretamente e fazendo uma boa conexão de aterramento. Também me parece muito estranho que a entrada de ar esteja tão baixa; deveria estar atrás da grade, já que é de lá que a entrada de ar é melhor, se não me engano, ao lado do farol esquerdo. Enfim, quando tiver um tempinho, verifique essas coisas e esclareça um pouco para mim também, pois ainda tenho as dúvidas que mencionei antes.
Espero poder ajudá-lo(a) no futuro.
Tudo de bom