Pesquise no MDM

Boletim

torque de aperto da câmera

• Manual-Mecanica
  • Autor do assunto
  • Pensionista fresco
  • Pensionista fresco
Avançar
14 anos 3 semanas antes #28841 por Manual-Mecanica
Resposta do mecânico sobre o tópico Re: Torque de aperto das câmeras
Olá amigo, muito obrigado... sim, o meu tem um tensor, é exatamente como na foto... nunca imaginei que fosse assim. Agora posso remontar meu carro, embora meu torquímetro não seja em graus, mas em libras, vou dar um jeito. Obrigado novamente!

Por favor conecte ou crie uma conta para participar da conversa.

• Manual-Mecanica
  • Autor do assunto
  • Pensionista fresco
  • Pensionista fresco
Avançar
14 anos 3 semanas antes #28847 por Manual-Mecanica
Não se preocupe. Se não quiser comprar um calibrador de ponto, basta ficar em pé em frente ao cabeçote e segurar a chave na horizontal. Imagine um círculo; o ângulo em relação ao seu corpo é de 90 graus. É fácil. Preste atenção às marcas de sincronização, porque não sei como é no México, mas aqui no Chile, as marcas da polia (aquelas linhas pequenas) estão alinhadas entre si, e a marca do virabrequim, que aponta para baixo, se alinha com uma marca no cabeçote ou bloco. Seja como for que você montar, dê uma volta rápida com a mão antes de ligar o motor para garantir que não trave.

• Manual-Mecanica
  • Autor do assunto
  • Pensionista fresco
  • Pensionista fresco
Avançar
14 anos 3 semanas antes #28890 por Manual-Mecanica
Olá kikemec, obrigado pelo comentário. Eu estava planejando fazer dessa forma porque as chaves de torque são muito caras aqui — bem, TUDO é caro aqui... Eu as coloquei uma de frente para a outra e o motor travou, mas coloquei a chave de torque do virabrequim com a ponta para cima, não para baixo. Foi por isso que postei neste fórum, porque não sabia qual era a outra maneira correta de posicioná-las, mas obrigado pela sugestão, vou me lembrar dela!

• Manual-Mecanica
  • Autor do assunto
  • Pensionista fresco
  • Pensionista fresco
Avançar
13 anos 11 meses antes - 13 anos 11 meses antes #30423 por Manual-Mecanica
Bem, agradeço novamente a todos que se interessaram pelo meu problema e peço desculpas pela demora na resposta. Fico feliz em informar que consegui consertar meu Optra, mas as marcas de sincronização não estavam alinhadas de nenhuma das três maneiras que você gentilmente sugeriu. As marcas da polia do comando de válvulas estavam opostas entre si, exatamente como o kikemec disse, ou seja, as marcas de admissão a 90 graus e as de escape a 270 graus (sentido horário), mas a marca de sincronização do amortecedor de vibrações não estava apontando para cima nem para baixo; estava a cerca de 45 graus. Depois de posicionar as marcas corretamente, girei o motor manualmente (obrigado, kikemec, pela dica;) ) até completar um ciclo completo e anotei quais pistões estavam nos tempos de admissão e escape, quais estavam em combustão e quais estavam em exaustão, até uma ordem de ignição que, se bem me lembro, era 1-4-3-2 (não tenho certeza se essa é a proporção correta). Então, remontei tudo usando as especificações de torque que o pineda87 me passou (obrigado pela dica, cara!), coloquei uma bateria nova e liguei o motor. O estranho é que, por dois dias, quando o motor esquentava, a luz do óleo acendia, mas depois apagava. Coloquei óleo semissintético WD-40. A luz de "Hold" também estava piscando, mas parou também, embora eu não saiba se o problema vai voltar, porque não acho que esteja relacionado ao que eu fiz. Obrigado, pessoal!
Última edição: 13 anos 11 meses antes .

• Manual-Mecanica
  • Autor do assunto
  • Pensionista fresco
  • Pensionista fresco
Avançar
13 anos 11 meses antes #30428 por Manual-Mecanica
Que bom que você resolveu o problema. Se as luzes não voltarem a acender, você não deve ter mais problemas. Às vezes, desconectar as coisas com tanta frequência pode fazer com que os fios de aterramento fiquem um pouco sujos, mas não é nada grave. Boa sorte.