Pesquise no MDM

Boletim

torque de aperto da câmera

• Manual-Mecanica
  • Autor do assunto
  • Pensionista fresco
  • Pensionista fresco
Avançar
14 anos 3 semanas antes #28766 por Manual-Mecanica
Olá a todos!

Preciso de ajuda. Estou procurando o manual de serviço de um Optra Design 2007, mas não consegui encontrá-lo. Basicamente, preciso saber os valores de torque para os parafusos do cabeçote e do corpo de borboleta, bem como as marcas de sincronização nas engrenagens do comando de válvulas e no amortecedor de vibrações, para que eu possa alinhar corretamente os pistões com as válvulas. Minha correia dentada pulou um dente e 12 válvulas empenaram. O cabeçote já foi reparado (trocaram todas as válvulas e guias; disseram que havia muita folga e que o óleo poderia vazar), mas não consigo instalá-lo porque não sei os valores de torque para cada parafuso nem as marcas de sincronização nas engrenagens do comando de válvulas e no amortecedor de vibrações. Se alguém tiver essas informações, seria de grande ajuda. Não sou mecânico; apenas gosto de mexer nos meus próprios veículos. Minha experiência com isso se limita a motores de Fusca, que são muito fáceis porque não têm correia ou corrente de distribuição. Muito obrigado.

Por favor conecte ou crie uma conta para participar da conversa.

• Manual-Mecanica
  • Autor do assunto
  • Pensionista fresco
  • Pensionista fresco
Avançar
14 anos 3 semanas antes #28771 por Manual-Mecanica
Resposta do mecânico sobre o tópico Re: Torque de aperto das câmeras
Aperte em espiral, entendeu?
Passo 1: 25 Nm
Passo 2: 90°
Passo 3: 90°
Passo 4: 90°

É o que o Autodata indica para esse carro. Imagino que seja um 1.8, mas de que país ele é? Porque aqui no México é um 2.0.

• Manual-Mecanica
  • Autor do assunto
  • Pensionista fresco
  • Pensionista fresco
Avançar
14 anos 3 semanas antes #28776 por Manual-Mecanica
e os do coletor a 25 Nm

• Manual-Mecanica
  • Autor do assunto
  • Pensionista fresco
  • Pensionista fresco
Avançar
14 anos 3 semanas antes #28789 por Manual-Mecanica
Bom dia Pineda, muito obrigado pela sua resposta. É mesmo um 1.8 da Venezuela, de 2008. Cometi um erro com o ano (embora a versão 2.0 também exista aqui). É um hatchback (acho que é assim que se escreve), ou seja, o modelo com porta-malas curto. Nas lojas de autopeças, me disseram que tem o motor do Optra Design. Deixe-me ver se entendi:

Primeiro passo: aperto todas as porcas a 25 Nm em espiral (aqui chamamos de aperto alternado).
Segundo passo: aperto cada porca girando-a 90 graus, também em espiral.
Faço este último passo três vezes, alternando a cada vez, até completar 3/4 de volta, correto?

Se não, peço desculpas!

Não sei se você sabe como as marcas de sincronização estão orientadas. Entendi que tenho que alinhar as marcas em cada polia de ambos os comandos de válvulas, ou seja, cada marca deve apontar para a outra. E a marca do amortecedor deve estar voltada para cima, pelo que entendi, mas não tenho certeza. Qualquer outra ajuda será muito bem-vinda, irmão! Obrigado!

• Manual-Mecanica
  • Autor do assunto
  • Pensionista fresco
  • Pensionista fresco
Avançar
14 anos 3 semanas antes #28791 por Manual-Mecanica
Há um pequeno detalhe aqui, mas não é um problema. O motor 1.8 da Daewoo no Aveo mexicano não tem um ajustador (polia tensora), mas o motor 1.8 do seu Optra, acredito, tem. Aqui estão as duas imagens.

Esta é a posição correta; deve ser assim:

Se o seu carro não tiver um tensor, me avise para que eu possa te mostrar a imagem, mas imagino que, assim como no México, o que não tem tensor corresponda ao motor do Aveo, 1.8 no México e 1.6 no seu país.