Pesquise no MDM

Boletim

Temperatura do meu objetivo

• Manual-Mecanica
  • Autor do assunto
  • Pensionista fresco
  • Pensionista fresco
Avançar
14 anos 1 mês antes #28494 por Manual-Mecanica
Resposta do Manual-mechanics sobre o tópico Re: Temperatura do meu Gol
Olá, a primeira coisa que você deve descobrir é a temperatura de funcionamento do motor 1000. Eu não sei qual é. Se for como o Kikemec disse, então está funcionando normalmente.
Se você puder instalar um sensor com uma faixa de operação diferente, isso lhe deixará mais tranquilo.
Quanto ao radiador de aquecimento, é bom que esteja funcionando. Além de fornecer aquecimento no inverno, ele permite que você gire rapidamente o indicador de temperatura para o máximo quando a temperatura do motor subir um pouco e o botão do painel estiver na posição "frio", reduzindo a temperatura do motor em alguns graus.
Em relação ao termostato, se não houver um, há uma obstrução a menos no sistema de arrefecimento, e o motor será resfriado mais rapidamente porque um volume maior de água circula. A desvantagem é que, no inverno, o motor precisará de mais tempo para atingir a temperatura ideal de funcionamento. Você sabe quantas velocidades tem a ventoinha elétrica desse Gol? É possível que a bobina do relé esteja acionando apenas a segunda velocidade. Isso aconteceu comigo em uma Siena; Quando deveria ter engatado a primeira velocidade, um dos conectores da bobina estava faiscando, e somente quando a temperatura subiu mais é que engatou a segunda velocidade (mais rápida), que normalmente sempre usava.
Espero que esteja claro. Atenciosamente.

Por favor conecte ou crie uma conta para participar da conversa.

• Manual-Mecanica
  • Autor do assunto
  • Pensionista fresco
  • Pensionista fresco
Avançar
14 anos 1 mês antes #28508 por Manual-Mecanica
Obrigado. Estive pesquisando e a temperatura de operação do Gol é de 90-92°C, mas atualmente está funcionando a 95-97°C, o que é alto, e eu não gostaria que a junta do cabeçote queimasse novamente como aconteceu antes. Vou tentar comprar um sensor de temperatura mais baixo (85°C) para ver se mantém a temperatura nos 90°C recomendados. O problema com o termostato é o que ainda me deixa confuso; sem ele, o líquido de arrefecimento circula mais rápido. Estou pensando em verificar o painel para ver se está marcando corretamente. Se alguém souber como funciona, imagino que deva haver um sensor de temperatura no motor.
A ventoinha de arrefecimento parece ter apenas uma velocidade, porque o sensor tem apenas dois pinos, e também sei que carros com ar-condicionado usam duas velocidades.

• Manual-Mecanica
  • Autor do assunto
  • Pensionista fresco
  • Pensionista fresco
Avançar
14 anos 1 mês antes #28519 por Manual-Mecanica
Olá Golero,
não se preocupe com a falta do termostato. O fato de a circulação ser mais rápida, como você diz, não é preciso. A velocidade de circulação é determinada pela bomba. O termostato introduz uma queda de pressão porque o fluxo não é completamente livre. Portanto, antes e depois dele, haverá uma diferença de pressão (delta P). Para obter uma maior transferência de calor, quanto maior a pressão no circuito, maior a troca. Em resumo, o arrefecimento será mais eficiente sem o termostato. Mas tenha cuidado no inverno, pois o motor funcionará frio por um longo período e, se quiser usar o aquecedor, terá que esperar um pouco...
Quanto à leitura da temperatura, existe um sensor elétrico, geralmente localizado no cabeçote do cilindro. Para verificá-la, você precisa de um termômetro com uma escala adequada, de pelo menos 120 °C, e comparar a temperatura do motor com a temperatura indicada no painel.
Atenciosamente.

• Manual-Mecanica
  • Autor do assunto
  • Pensionista fresco
  • Pensionista fresco
Avançar
14 anos 1 mês antes #28537 por Manual-Mecanica
Nos motores Volkswagen, o termostato não pode ser eliminado porque são de corpo duplo e mantêm duas pressões diferentes. Sem ele, o motor opera em temperaturas mais altas e tende a superaquecer. Este motor opera em temperaturas mais altas, assim como os motores franceses; a diferença é que opera em duas velocidades e, portanto, em duas temperaturas. É possível instalar um termostato menor, mas a ventoinha funcionará por mais tempo.