Pesquise no MDM

Boletim

Consulta sobre camisas de cilindro

• Manual-Mecanica
  • Autor do assunto
  • Pensionista fresco
  • Pensionista fresco
Avançar
14 anos 1 mês antes #28389 por Manual-Mecanica
Dúvidas sobre camisas de cilindro. Postado por manual-mecanica
Olá, tenho uma dúvida, e espero que não seja boba. Preciso saber o seguinte: se eu tiver um motor que vai ter as camisas dos cilindros substituídas, e as camisas atuais tiverem 90 mm de diâmetro e 191 mm de comprimento, o que aconteceria se eu instalasse camisas com 90 mm de diâmetro e 160,48 mm de comprimento? Um cliente me perguntou isso, e fiquei um pouco confuso. Ele enfatizou esse ponto porque os anéis do pistão nunca chegariam ao fundo do cilindro. Agradeceria muito sua resposta.

Por favor conecte ou crie uma conta para participar da conversa.

• Manual-Mecanica
  • Autor do assunto
  • Pensionista fresco
  • Pensionista fresco
Avançar
14 anos 1 mês antes #28398 por Manual-Mecanica
Resposta do mecânico sobre o tópico Re: Consulta sobre camisas de cilindro
Olá Jamoza, não vejo o encurtamento da camisa do cilindro como uma opção viável. Embora seja verdade que os anéis do pistão não alcancem o fundo do cilindro, as camisas são projetadas para se ajustarem ao bloco. Se você instalar uma camisa mais curta, corre o risco de ela se deslocar com o movimento do pistão. O mesmo aconteceria se você instalasse uma mais longa (supondo que fosse possível encaixá-la); a biela poderia colidir com ela durante o curso. Você pode fazer ajustes de alguns milímetros, mas uma diferença de 30 mm no comprimento da camisa praticamente significa a substituição de todo o bloco. Espero que isso esclareça sua dúvida.

• Manual-Mecanica
  • Autor do assunto
  • Pensionista fresco
  • Pensionista fresco
Avançar
14 anos 1 mês antes #28400 por Manual-Mecanica
Olá, desculpe, mas se você me disser de qual camisa de cilindro estamos falando, verei se posso ajudá-lo. Basta me dizer se é a camisa original, para qual carro ela serve e com qual você deseja substituí-la

• Manual-Mecanica
  • Autor do assunto
  • Pensionista fresco
  • Pensionista fresco
Avançar
14 anos 1 mês antes #28407 por Manual-Mecanica
Não seria possível, pois, como você sabe, existem dois tipos de camisas de cilindro: camisas úmidas, onde o circuito de refrigeração passa pelas paredes; e camisas secas, que são fixadas ao bloco. Com estas últimas, você poderia ter problemas de vibração porque um lado não estaria totalmente montado.
A fabricação de motores sempre envolve a calibração de todas as suas peças, e cada peça tem uma função específica para um funcionamento perfeito e equilibrado. Se alterarmos qualquer um desses parâmetros, isso sempre reduzirá a vida útil do motor.
Lembre-se de que esta é apenas a minha opinião.
Atenciosamente.

• Manual-Mecanica
  • Autor do assunto
  • Pensionista fresco
  • Pensionista fresco
Avançar
14 anos 1 mês antes #28411 por Manual-Mecanica
Muito obrigada pela sua contribuição, agora entendi muito melhor