Pesquise no MDM

Boletim

Falha na direção hidráulica de uma Grand Caravan de 1996

• Manual-Mecanica
  • Autor do assunto
  • Pensionista fresco
  • Pensionista fresco
Avançar
16 anos 10 meses antes #7152 por Manual-Mecanica
Olá a todos,
gostaria de saber se alguém pode me ajudar com um problema que minha Grand Caravan 1996 começou a apresentar ontem. O volante ficou duro e, quando abri o capô, notei que o fluido da direção hidráulica estava vazando do reservatório, especificamente da tampa. Vazou bastante e a pressão caiu. Cheguei ao meu destino, verifiquei o nível e estava no mínimo, então não completei. Quando liguei o carro, funcionou perfeitamente, suave e silencioso. Acontece que, quando fui fazer alguns recados, começou a fazer barulho novamente. Depois, quando estava voltando para casa, notei que estava ficando duro de novo. O problema é que, se eu deixar o carro parado por um tempo, ele funciona bem, mas depois de cerca de uma hora, começa a apresentar o problema novamente.
Se alguém souber algo sobre esse problema, por favor, me ajude.
Agradeço desde já.

Por favor conecte ou crie uma conta para participar da conversa.

• Manual-Mecanica
  • Autor do assunto
  • Pensionista fresco
  • Pensionista fresco
Avançar
16 anos 9 meses antes #7228 por Manual-Mecanica
Resposta do Manual-mechanics sobre o tópico Re: Falha na direção hidráulica de uma Grand Voyager 1997
Olá, acontece que depois de dirigir meu caminhão por cerca de uma hora, a direção fica dura, há um ruído agudo e vaza óleo do reservatório, a ponto de a direção travar. Preciso parar e desligar o motor. Quando removo a tampa do reservatório, vejo bolhas e o problema desaparece repentinamente, mas apenas momentaneamente. Isso geralmente acontece quando o motor está quente e ao fazer uma curva fechada. Agradeceria seus comentários, obrigado.

• Manual-Mecanica
  • Autor do assunto
  • Pensionista fresco
  • Pensionista fresco
Avançar
14 anos 4 meses antes #25059 por Manual-Mecanica
Resposta do mecânico sobre o tópico Re: Falha na direção hidráulica da Grand Caravan 96

focebden escreveu: Olá a todos,
gostaria de saber se alguém pode me ajudar com um problema que minha Grand Caravan 1996 começou a apresentar ontem. O volante ficou duro e, quando abri o capô, notei que o fluido da direção hidráulica estava vazando do reservatório, especificamente da tampa. Vazou bastante e a pressão caiu. Cheguei ao meu destino, verifiquei o nível e estava no mínimo. Não completei e, quando liguei o carro, funcionou perfeitamente, sem ruídos e suavemente. O problema é que, quando fui fazer alguns recados, o barulho voltou. Depois, quando estava voltando para casa, notei que o volante estava ficando duro novamente. O problema é que, se eu deixar o carro parado por um tempo, ele funciona bem, mas depois de cerca de uma hora, começa a apresentar o problema novamente.
Se alguém souber algo sobre esse problema, por favor, me ajude.
Agradeço desde já.

• Manual-Mecanica
  • Autor do assunto
  • Pensionista fresco
  • Pensionista fresco
Avançar
14 anos 4 meses antes #25060 por Manual-Mecanica
Resposta do mecânico sobre o tópico Re: Falha na direção hidráulica da Grand Caravan 96
É possível que a bomba da direção hidráulica esteja prestes a falhar devido a um vazamento ou ao desgaste natural, já que geralmente é o único componente que faz barulho e deixa o volante rígido. Enquanto o nível do fluido estiver acima do mínimo, não deve haver ruído nem rigidez na direção; esses problemas só ocorrem quando a bomba hidráulica falha.

• Manual-Mecanica
  • Autor do assunto
  • Pensionista fresco
  • Pensionista fresco
Avançar
14 anos 4 meses antes #25086 por Manual-Mecanica
O ruído vem da cavitação da bomba, que basicamente consiste no estouro de bolhas de ar. A bomba pode cavitar por dois motivos: vazamentos internos ou danos na mangueira de sucção (aquela que vai do reservatório à bomba e que tem um diâmetro maior). Certifique-se de que essa mangueira esteja em boas condições; ela pode estar seca e sem vazamentos, mas ainda assim permitir a entrada de ar. O ar também pode estar entrando pela vedação do eixo da bomba. Resumindo, verifique esses itens, complete o nível do reservatório e gire o volante totalmente para os dois lados até que o sistema esteja sangrado.