Pesquise no MDM

Boletim

Os limpadores de para-brisa do meu C3 não estão funcionando

• Manual-Mecanica
  • Autor do assunto
  • Pensionista fresco
  • Pensionista fresco
Avançar
13 anos 8 meses antes #33232 por Manual-Mecanica
Olá a todos!
Como mencionei na minha apresentação, não entendo muito de mecânica; sou apenas um amador.
Tenho uma dúvida e espero que alguém possa me ajudar:

há três anos, os limpadores de para-brisa dianteiros do meu Citroën C3 1.4 HDI pararam de funcionar durante uma tempestade.
A oficina trocou o interruptor dos limpadores, pois esse foi o problema que encontraram.
Tudo funcionou bem até ontem, quando o problema voltou a ocorrer.
O conserto anterior me custou cerca de € 300 e, agora, com a crise econômica atual, não posso arcar com esse custo novamente. Então, estou pensando em conectar o motor dos limpadores diretamente à bateria e instalar um interruptor dentro do carro para ativá-los, ignorando o comando do volante.
O que vocês acham? Isso é viável? Alguma recomendação ou alerta?
Obrigado!

Por favor conecte ou crie uma conta para participar da conversa.

• Manual-Mecanica
  • Autor do assunto
  • Pensionista fresco
  • Pensionista fresco
Avançar
13 anos 8 meses antes #33257 por Manual-Mecanica
Resposta da Manual-mechanics sobre o tópico Re: Limpadores de para-brisa do C3 não funcionam
Hum, você não pode conectar nada do volante diretamente à bateria porque o volante gira. Para qualquer ligação direta, torça os fios e corte-os. Se você localizar o motor do limpador de para-brisa, tente aplicar corrente contínua para ver como ele se comporta, se gira rápido ou não. Depois, você pode instalar um botão voltado para o interior do veículo, mas tudo isso é separado da instalação original. Dito isso, às vezes você precisa de um potenciômetro para regular a velocidade.

• Manual-Mecanica
  • Autor do assunto
  • Pensionista fresco
  • Pensionista fresco
Avançar
13 anos 8 meses antes #33264 por Manual-Mecanica
Resposta da Manual-mechanics sobre o tópico Re: Limpadores de para-brisa do C3 não funcionam

kikemec escreveu: mmmmm, você não pode conectar nada do volante diretamente à bateria, já que o volante gira. Para qualquer ligação direta, torça os fios e corte-os. Se você localizar o motor do limpador de para-brisa, tente aplicar corrente contínua para ver como ele se comporta, se gira rápido ou não, e veja se você consegue instalar um botão voltado para a cabine. Mas tudo isso é separado da instalação original. Dito isso, às vezes você precisa de um potenciômetro para regular a velocidade.

Sim, essa é a ideia. Minha dúvida é como conectar a bateria ao motor do limpador de para-brisa, já que tenho quatro fios: verde-amarelo, azul, rosa e laranja...
Quem é quem???
Se alguém pudesse me dar uma dica sobre qual vai no sinal de + e qual vai no sinal de -, eu ficaria muito grato.