Pesquise no MDM

Boletim

Superaquecimento do motor do Corolla 1992

• Manual-Mecanica
  • Autor do assunto
  • Pensionista fresco
  • Pensionista fresco
Avançar
13 anos 11 meses antes #30555 por Manual-Mecanica
Superaquecimento do motor do Corolla 1992. Publicado por manual-mecânica.
Amigos, tenho a seguinte dúvida e espero que possam me ajudar. Estou com problemas de superaquecimento do motor do meu Corolla 1992. Quando o carro está funcionando sem o ar-condicionado ligado, o indicador de temperatura sobe ao máximo e a ventoinha do radiador não liga. Quando o ar-condicionado está ligado, funciona normalmente, com as duas ventoinhas do radiador funcionando e a ventoinha do motor travada nas duas velocidades. Já verifiquei os fusíveis e relés, e tudo parece estar em perfeitas condições. Agora, estou me perguntando se o problema pode ser o sensor de temperatura ou talvez uma conexão solta. Espero que possam me ajudar. Agradeço desde já.

Por favor conecte ou crie uma conta para participar da conversa.

• Manual-Mecanica
  • Autor do assunto
  • Pensionista fresco
  • Pensionista fresco
Avançar
13 anos 11 meses antes #30557 por Manual-Mecanica
Resposta do Manual-mechanics sobre o tópico Re: SUPERAQUECIMENTO DO MOTOR 1992 COROLLA
Olá, com base nos sintomas e no que você explicou neste fórum, o problema de superaquecimento do seu carro está relacionado ao sensor de temperatura da ventoinha de arrefecimento. Ele quase sempre fica localizado perto da mangueira de retorno do líquido de arrefecimento para o radiador, próximo ao termostato (tente o seguinte: se você o encontrar, desconecte-o e o motor da ventoinha deverá funcionar)

• Manual-Mecanica
  • Autor do assunto
  • Pensionista fresco
  • Pensionista fresco
Avançar
13 anos 11 meses antes #30558 por Manual-Mecanica
Resposta do Manual-mechanics sobre o tópico Re: SUPERAQUECIMENTO DO MOTOR 1992 COROLLA
Sim, meu amigo, eu já fiz esse teste com o ar condicionado desligado. Desconectei o cabo da válvula de temperatura e o ventilador ligou. Reconectei e ele desligou, mas o problema de não ativar automaticamente de acordo com a temperatura persiste. Ao contrário de quando o ar condicionado está ligado, ele funciona normalmente e não superaquece. Obrigado pela sua resposta rápida

• Manual-Mecanica
  • Autor do assunto
  • Pensionista fresco
  • Pensionista fresco
Avançar
13 anos 10 meses antes #30839 por Manual-Mecanica
Olá amigo, faça o seguinte... Você disse que desconectou o sensor que ativa os ventiladores elétricos e eles ligaram... então é simples... troque esse sensor, pois ele não está enviando o sinal de temperatura correto para os ventiladores... esse sensor também é chamado de termostato. Tenho certeza de que, ao trocar esse sensor, seu problema estará resolvido... e, por segurança, troque também a válvula de bypass, também chamada de termostato... Aguardo sua resposta para saber como foi... foi um prazer ajudar... Atenciosamente,
Jorge.

• Manual-Mecanica
  • Autor do assunto
  • Pensionista fresco
  • Pensionista fresco
Avançar
13 anos 10 meses antes #31166 por Manual-Mecanica
Obrigado, amigos, por me ajudarem a resolver meu problema. O problema com meu veículo era uma válvula de temperatura defeituosa. Graças a este fórum e à ajuda de vocês, consegui consertar meu problema mecânico.