Pesquise no MDM

Boletim

Troca de motor em um BMW E30

• Manual-Mecanica
  • Autor do assunto
  • Pensionista fresco
  • Pensionista fresco
Avançar
13 anos 11 meses antes #30036 por Manual-Mecanica
Troca de motor em um BMW E30. Postado por manual-mecanica
Saudações a todos os meus colegas mecânicos. Minha pergunta diz respeito a uma ideia de projeto que tenho em mente há algum tempo. Estou pensando em adquirir um BMW E30 (em breve) e modificá-lo ao meu gosto. Minha principal preocupação está relacionada ao motor. Gostaria de trocar o motor M20 por um M54 ou um N52 (mais potência e menos desgastado). Sei que alguns conservadores podem me criticar por isso, mas a ideia é muito atraente. Naturalmente, também trocaria a caixa de câmbio, mas além disso, alguém sabe se a instalação dos suportes do motor é complicada, exigindo muita soldagem? E outra pergunta: vocês têm alguma ideia de como lidar com a unidade de controle do motor (ECU)? Obviamente, o M54 ou o N52 teriam sua própria ECU, mas estou com muita dificuldade para descobrir como fazer esse "transplante" no E30. Espero que alguém tenha experiência com isso e possa me recomendar algo. Mesmo um livro sobre ECUs ou reprogramação seria ótimo. Sinceramente, estou um pouco perdido nessa área. Qualquer ajuda será muito bem-vinda. Agradeço desde já e Feliz Ano Novo a todos!

Por favor conecte ou crie uma conta para participar da conversa.

• Manual-Mecanica
  • Autor do assunto
  • Pensionista fresco
  • Pensionista fresco
Avançar
13 anos 11 meses antes #30136 por Manual-Mecanica
Resposta da Manual-mechanics sobre o tópico Re: Troca de motor em um BMW E30
Olha, na oficina já fizemos várias trocas de motor, muitas mesmo, e antes de eu chegar, meu tio já tinha feito quase 140 trocas, porque estavam tirando os motores a gasolina dos ônibus e substituindo por motores a diesel. Bom, eu já fiz transplantes de motores novos, você troca a ECU, troca o motor, a caixa de câmbio. Tem muitos detalhes. Você precisa comprar a ECU com o chicote elétrico, ou seja, o chicote. Os suportes não são tão ruins, a modificação não é tão complicada, você só precisa tomar cuidado para que, na hora de fazer, eles não atrapalhem a remoção de componentes como o filtro de óleo, o alternador, o motor de partida, etc. Às vezes, o veículo tem tração dianteira e o motor a ser instalado é de tração traseira, e você precisa de cubos, eixos e um monte de outras coisas. Se tiverem a mesma transmissão, a adaptação funciona sem problemas. Se o cárter bater, eles podem quebrar e capotar. Tem muitos detalhes, mas você precisa ver. Enfim, se seus cálculos estiverem certos, eu diria para curtir. Pessoas que fazem esse tipo de projeto são muito divertidas; você fica realmente frustrado, hahaha, mas é possível. Boa sorte e me avise se tiver alguma dúvida. Vai em frente com o seu projeto; vai ser um veículo único.
E como sou conservador, dá vontade de te matar, mas fazer o quê, hahaha, não estou brincando, só vai em frente. Imagina se a gente pegasse um motor de um Chevrolet Monte Carlo e colocasse num motor diesel de seis cilindros em linha da Nissan, hahaha, aí sim seria matar um clássico.

• Manual-Mecanica
  • Autor do assunto
  • Pensionista fresco
  • Pensionista fresco
Avançar
13 anos 11 meses antes #30151 por Manual-Mecanica
Nossa, muito obrigado pelas informações! Encomendar a ECU com a fiação incluída foi um detalhe que eu não tinha considerado. De resto, acho que não terei muitos problemas. O motor original é um seis cilindros em linha, longitudinal e com tração traseira. O que quero instalar é o mesmo, só que com mais potência e um projeto mais recente (acho que é o motor usado no BMW E36 ou E46). Todas essas informações são muito úteis, pois vão me ajudar a decidir se começo este projeto. Obrigado novamente.

• Manual-Mecanica
  • Autor do assunto
  • Pensionista fresco
  • Pensionista fresco
Avançar
13 anos 11 meses antes #30187 por Manual-Mecanica
Se ambos os veículos forem de tração traseira, fica ainda mais fácil. Você não terá problemas; mesmo na pior das hipóteses, é possível adaptar o eixo de transmissão, mas isso é fácil, sem complicações. Vá em frente e boa sorte!