Pesquise no MDM

Boletim

Problemas com o Renault Clio 1.5 dCi Expression 82cv

• Manual-Mecanica
  • Autor do assunto
  • Pensionista fresco
  • Pensionista fresco
Avançar
14 anos 2 meses antes #26653 por Manual-Mecanica
Resposta de Manual-mechanics sobre o tópico Re: Problemas com o Renault Clio 1.5 dCi Expression 82hp
Bem, esses motores Renault são os infames K9K, infames porque são notórios por apresentarem problemas se a sincronização for alterada ou ajustada incorretamente por qualquer motivo — seja adiantada, causando problemas na admissão, ou atrasada, causando problemas no escapamento. Mas a pior parte nem é essa, que é corrigível. A pior parte é que esses motores têm comandos de válvulas com insertos (que são tubos ocos), então, se a sincronização já esteve incorreta, a fase de abertura e fechamento do comando de válvulas terá sido alterada. Isso não é facilmente perceptível porque é medido em graus e requer um relógio comparador. Portanto, causa problemas na partida, marcha lenta irregular, falhas no motor, ruídos metálicos, problemas no escapamento e assim por diante. Não sei se esse é o seu caso, mas investigue se alguém mexeu na sincronização do seu motor e, se sim, é aí que reside o problema.

Por favor conecte ou crie uma conta para participar da conversa.

• Manual-Mecanica
  • Autor do assunto
  • Pensionista fresco
  • Pensionista fresco
Avançar
14 anos 2 meses antes #26655 por Manual-Mecanica
Resposta de Manual-mechanics sobre o tópico Re: Problemas com o Renault Clio 1.5 dCi Expression 82hp
Bem, meu amigo, antes de mais nada, quando se trata de mecânica, não há motivo para pânico. O pior que pode acontecer é o seu bolso chorar.
Pelo pouco que entendi, seu problema é o fornecimento de combustível. Você deve verificar a borboleta de aceleração, pois é ela que controla o fluxo de diesel. Essa é a primeira coisa a verificar. Depois, verifique os injetores para ver como estão e faça um diagnóstico para ver se detecta algum erro.
Se o scanner não mostrar nenhum erro, eu apostaria que é o restritor de combustível diesel.

@Joluveba: não é a correia dentada. Em um motor a diesel, uma correia dentada fora do ponto por um dente significa, eu diria, em 98% dos casos, que se você tentar ligar o motor, você o arruinou porque as válvulas batem no pistão, e pronto, você gastou uma fortuna.
Existem muitas maneiras simples de acertar a sincronização. O motor tem marcas no volante (esclareço que o disco grande no virabrequim que se conecta à caixa de câmbio é chamado de "volante" (estou usando esse termo de forma genérica)) e uma marca no comando de válvulas, e neste caso, também há uma marca na bomba injetora de diesel.

Boa sorte, espero que você resolva o problema.

• Manual-Mecanica
  • Autor do assunto
  • Pensionista fresco
  • Pensionista fresco
Avançar
14 anos 2 meses antes #26662 por Manual-Mecanica
Bom, obrigado aos dois... mas olha, eu troquei a válvula EGR, e quando comprei o carro, a bomba d'água estava quebrada, e eles colocaram a bomba e o kit da correia dentada... e isso também coincide com o problema de partida e aquele barulho, cara. Outro dia tinha um barulho metálico contínuo, e estava acelerando mais forte, sei lá, cara, algo muito estranho. Desliguei e liguei de novo, e estava a mesma coisa, aí desliguei por um tempo maior, e não fez mais o barulho... droga, cara

• Manual-Mecanica
  • Autor do assunto
  • Pensionista fresco
  • Pensionista fresco
Avançar
14 anos 2 meses antes #26666 por Manual-Mecanica
Outro motivo pelo qual não é problema na distribuição é que, se fosse, o sinal tocaria continuamente, e não intermitentemente.
Para te dizer exatamente o que está acontecendo, eu precisaria ver, mas você está praticamente do outro lado do oceano. xD

• Manual-Mecanica
  • Autor do assunto
  • Pensionista fresco
  • Pensionista fresco
Avançar
14 anos 1 mês antes #27721 por Manual-Mecanica
Bem, senhores, desculpem-me por não ter comentado... Há cerca de três semanas, levei o carro à oficina. Disseram-me que os injetores estavam com defeito, consertaram-nos e o problema persiste. Colocaram a bomba injetora no banco de testes e ela estava funcionando perfeitamente. Trocaram vários sensores e fizeram muitos testes, e esta manhã liguei para ele e me disseram para retornar a ligação em uma hora, pois achavam que o carro estava pronto. Liguei de volta e ele disse: "Cara, este carro está me deixando louco." Ele disse que agora acha que pode ser algum problema na fiação