Olá pessoal!!!
Estou nesta página há muito tempo e gostaria de parabenizá -lo por toda a dedicação e esforço da página e ter os manuais da oficina pendurados.
Eu levanto meu "problema" e, se você pode colocar um cabo entre todos;
Eu tenho um Renault Clio Fase I do ano 94 1.9 Atmosférico D com motor F8Q de 65 hp.
Entendo que o R19 montou dois motores a diesel de 65 hp (atmosférico) e outro turbo de 90 hp, os dois são o motor F8Q.
Abaixei o manual da oficina R19 para comparar a taxa de compressão, bomba de injeção, pistões, haste etc. e tudo o que afeta um sistema turbo para saber se era possível anexá -lo ao motor F8Q do Clio, mas o manual não possui essas informações.
Em workshops onde trabalhei, vi carros que saíram atmosférico (diesel) e depois foram acoplados a um turbo (assim como os Astra, Orion, Nissan Pick-ups ...),
minha pergunta é;
-Os vocês sabem onde posso encontrar essas informações?
Ou qualquer peça de reposição ou página de local que continue vendendo esses kits para superar os motores atmosféricos?
- No nível da ITV, que problemas trazem? Ou os kits já estão preparados para poder homologá -los?
O motor tem 7000 km. Desde que fiz recentemente uma junta de cabeça de cilindro retificada e bunda, com alteração de alça de distribuição, filtros, petróleo etc. devido a um reaquecimento. Os pistões e camisas estavam em boas condições e eu não as mudei e já pensei em super -acariciar, então decidi esperar.
Se alguém pudesse me ajudar, ficaria muito grato.
Agradeço as respostas e seu tempo.
Saudações