Pesquise no MDM

Boletim

Problemas de refrigeração de 406hdi110cv

• Manual-Mecanica
  • Autor do assunto
  • Pensionista fresco
  • Pensionista fresco
Avançar
14 anos 4 meses antes #24487 por Manual-Mecanica
Problemas de arrefecimento no 406HDi 110hp. Publicado por manual-mecanica
Estou com problemas no sistema de arrefecimento do meu Peugeot 406 HDI. A pressão no sistema está subindo muito e, quando faço a sangria, saem bolhas pelo reservatório. A luz indicadora do nível do líquido de arrefecimento está acesa e, quando verifico, o nível baixou, mas acho que isso acontece porque estou usando água da torneira no sistema e ela está evaporando pela válvula da tampa do reservatório de expansão, já que não há vazamentos visíveis.
O que poderia ser? Um problema com o relé da ventoinha de arrefecimento ou um problema na junta do cabeçote?

Por favor conecte ou crie uma conta para participar da conversa.

• Manual-Mecanica
  • Autor do assunto
  • Pensionista fresco
  • Pensionista fresco
Avançar
14 anos 4 meses antes #24489 por Manual-Mecanica
Resposta de Manual-mechanics sobre o tópico Re: Problemas de refrigeração no 406HDi 110hp
Esses sistemas usam um reservatório pressurizado, se não me engano. Existem duas possibilidades. Se o seu termostato não estiver com defeito, o sistema de arrefecimento pode estar com mau funcionamento. Em sistemas da Ford, como o do Focus, as ventoinhas ligam a 112 °C e a água evapora a 100 °C. Se houver um vazamento de pressão no sistema, a água evapora. A alta pressão no sistema ajuda a elevar o ponto de ebulição da água, o que significa que ela evapora a uma temperatura mais alta. No meu país, a maioria das pessoas simplesmente deixa as ventoinhas ligadas constantemente para evitar o superaquecimento, em vez de resolver o problema. Depois, reclamam que o veículo consome muito combustível porque, como não atinge a temperatura normal de funcionamento, o computador interpreta que o veículo está muito frio e injeta mais combustível. Pode ser um desses problemas que está causando o seu, já que não estou muito familiarizado com essa marca de veículo.

• Manual-Mecanica
  • Autor do assunto
  • Pensionista fresco
  • Pensionista fresco
Avançar
14 anos 4 meses antes #24502 por Manual-Mecanica
Resposta de Manual-mechanics sobre o tópico Re: Problemas de refrigeração no 406HDi 110hp
Obrigado, Choto, pelo seu sábio conselho; era exatamente o que eu queria ouvir. Mas eu não imaginava que pudesse evaporar tanta água. Perde quase um litro de água em um percurso de 4 km, mas não deixa poças nem pinga em lugar nenhum.
Troquei o relé da ventoinha de arrefecimento para ver se ela liga mais cedo e reduz a evaporação, para que eu finalmente possa completar o nível de líquido de arrefecimento. Troquei o sensor por um de um ferro-velho para testar, mas continua fazendo a mesma coisa. Manterei você informado e obrigado novamente pelo tempo que você dedicou — ou investiu, dependendo do ponto de vista — a isso, que é praticamente o meu problema existencial, porque até sonho com isso.

• Manual-Mecanica
  • Autor do assunto
  • Pensionista fresco
  • Pensionista fresco
Avançar
14 anos 4 meses antes #24507 por Manual-Mecanica
Hahaha, pesadelos são normais para mecânicos. Se está consumindo muita água como você disse, e não está vazando, é o cabeçote. É por isso que você sempre vê ar no reservatório; indica que a compressão do cilindro está passando para o sistema de arrefecimento.

• Manual-Mecanica
  • Autor do assunto
  • Pensionista fresco
  • Pensionista fresco
Avançar
14 anos 4 meses antes #24509 por Manual-Mecanica
Mas aí borbulharia uma vez por ciclo, ou seja, continuamente, certo? Este libera bolhas a cada 20 segundos mais ou menos, e a fumaça não é branca, só no começo, mas isso é por causa das velas de incandescência. Espero que seja o que o Choto disse, porque era a última coisa que eu queria ouvir. Obrigado pelo seu tempo, e antes de mexer no cabeçote, estou disposto a inspecionar outra coisa, mas definitivamente vou levar isso em consideração.