Olá, amigos do fórum de mecânica, estou entrando em contato para pedir a opinião de vocês. Tenho uma picape Mitsubishi L200 ano 2000 com motor 4D56 Turbo diesel e o meu problema é o seguinte:
alguns meses atrás, o motor da minha picape apresentou um problema semelhante ao de um motor a gasolina, onde um cabo de vela entra em curto com a massa, causando uma falha de ignição típica, como se o motor estivesse dando solavancos. Acho que vocês entendem. Bem, deixei o tempo passar e finalmente descobri a causa do problema: a sede de uma válvula de escape havia se soltado do seu encaixe no cabeçote. Mandei consertar e, por falta de tempo, deixei com um amigo para instalar o cabeçote. No entanto, esse amigo não percebeu que, mesmo após o conserto, as sedes das válvulas estavam salientes na superfície do cabeçote e o instalou assim mesmo. O problema era que, quando ele ligava o motor, as válvulas batiam nas cabeças dos pistões, porque os pistões são completamente planos no cabeçote, e isso fazia um barulho muito alto. As válvulas não estavam empenadas. As válvulas estavam batendo uma na outra quando fechadas, então decidi trocar o cabeçote por um novo e resolvi o problema. Alguns dias depois, eu estava indo para a capital quando, de repente, senti uma perda de potência e comecei a ver fumaça excessiva saindo do escapamento. O motor começou a girar em excesso porque um pistão quebrou ao meio e o óleo estava entrando na câmara de combustão, causando a sobre-rotação. Naquele momento, parei o motor engatado para que não travasse, porque se eu o deixasse assim, você sabe o que aconteceria.
Então, desmontei o motor e, como eu imaginava, o pistão número 2 havia quebrado em dois, deixando um buraco no centro. Comecei a procurar peças de reposição, mas não encontrei pistões novos padrão em lugar nenhum. Só encontrei pistões sobremedida, e os padrão que encontrei eram para motores com válvulas salientes no cabeçote. Finalmente, decidi comprar aqueles pistões com ranhuras projetadas especificamente para válvulas salientes. Comprei também anéis de pistão originais e camisas de cilindro novas, e aliás, comprei um turbocompressor novo. Montei tudo de volta, e o estranho é que de manhã o motor falha e solta fumaça preta. Ele só tem 5.000 km rodados e tenho dirigido com cuidado. Resolvi verificar a compressão e deu 380 psi estáveis. Depois, consultei o manual do motor e diz que o mínimo é 270 psi, então acho que não é esse o problema. O curioso é que antes do motor quebrar, ele não tinha esse problema, e a única coisa que troquei foram os pistões com aquela ranhura, pensando que a diferença no volume da câmara de combustão seria mínima. Ia fazer uma modificação, mas não tenho certeza se é isso que está causando os problemas, porque as leituras de compressão não parecem baixas, mesmo estando baixas. Não acho que isso seja a causa do problema. Ah, e aliás, isso só acontece quando o motor está frio. Depois que o motor aquece por um tempo, o problema para e eu consigo dirigir o dia todo sem nenhum problema. Também verifiquei as velas de aquecimento e estão boas. Troco o óleo a cada 5.000 km e, nas duas trocas que fiz até agora, não houve consumo excessivo de óleo. Alguns colegas me dizem que o problema pode ser com os anéis de pistão originais que usei com camisas de cilindro não originais. Outros dizem que pode ser a bomba injetora e os injetores, mas eu digo a eles que o estranho é que o carro não apresentava esses problemas antes.
Por favor, me ajudem com a opinião de vocês.
Obrigado