Pesquise no MDM

Boletim

PROBLEMA COM O PEUGEOT 306

• Manual-Mecanica
  • Autor do assunto
  • Pensionista fresco
  • Pensionista fresco
Avançar
18 anos 2 meses antes #1758 por Manual-Mecanica
PROBLEMA COM O PEUGEOT 306 Publicado por manual-mecânica
Olá, tenho um Peugeot 306 de 1998, modelo XSDT de 90 cv. O problema é que, há muito tempo, ele exala um forte cheiro de diesel não queimado, vindo do escapamento. Além disso, o consumo de diesel está maior do que antes e, ao ligá-lo, até que o motor aqueça adequadamente, a potência oscila em pequenos intervalos. O ponteiro do conta-giros cai bruscamente a cada 3 segundos, subindo em seguida rapidamente. Qual poderia ser o problema e quais soluções existem? Obrigado

Por favor conecte ou crie uma conta para participar da conversa.

• Manual-Mecanica
  • Autor do assunto
  • Pensionista fresco
  • Pensionista fresco
Avançar
18 anos 2 meses antes #1764 por Manual-Mecanica
Resposta do manual de mecânica sobre o tópico Re: PROBLEMA COM O PEUGEOT 306
Olá goshindo, preciso de mais detalhes para não ficar só supondo. Deixe-me explicar: qual o tipo de motor (acho que é o D8-D-1.9TD)? Qual a cor da fumaça — branco-azulada ou preta? Quando isso acontece — com o motor frio ou quente? Você notou alguma perda de potência? Ele hesita ao ligar, até aquecer? Tem dificuldade para ligar quando está frio?

Dependendo das suas informações, posso te ajudar. Já tive problemas parecidos com Xsaras e ZX 1.9 TD, mas a mesma regra nem sempre se aplica a todos os carros.

Atenciosamente, e aguardo sua resposta.

• Manual-Mecanica
  • Autor do assunto
  • Pensionista fresco
  • Pensionista fresco
Avançar
18 anos 2 meses antes #1768 por Manual-Mecanica
Resposta do Manual de Mecânica sobre o tópico do problema 306
É um Peugeot 306 1900 TD. Ele liga perfeitamente e funciona bem por cerca de 3 minutos, depois começa a falhar ou a apresentar ligeiras oscilações de potência até aquecer. Depois disso, funciona perfeitamente, mas esse é o menor dos problemas. O mais irritante é que, quando dirijo com a janela aberta, o cheiro de diesel entra, e se estou ao lado do carro com ele ligado, meus olhos lacrimejam por causa dos gases de escape. Além disso, quando estou dirigindo e faço uma curva longa, ao retornar para a reta, ele acelera ou desacelera como se eu estivesse pisando fundo no acelerador ou tirando o pé, dependendo da situação. É como se o diesel estivesse sendo desviado para um lado ou para o outro, chegando repentinamente ou não chegando de jeito nenhum. Não notei nenhuma perda de potência e o motor funciona muito bem. Os únicos problemas são o consumo excessivo de combustível e os problemas que já mencionei. Espero que essas informações ajudem a entender melhor o problema. Muito obrigado.

• Manual-Mecanica
  • Autor do assunto
  • Pensionista fresco
  • Pensionista fresco
Avançar
18 anos 2 meses antes #1769 por Manual-Mecanica
Resposta do Manual de Mecânica sobre o tópico do problema 306
E outra coisa que eu esqueci: a cor da fumaça que sai quando a potência está baixa no início é branca.

• Manual-Mecanica
  • Autor do assunto
  • Pensionista fresco
  • Pensionista fresco
Avançar
18 anos 2 meses antes #1770 por Manual-Mecanica
Resposta do manual de mecânica sobre o tópico Re: PROBLEMA COM O PEUGEOT 306
O sistema está puxando ar através de uma mangueira, da bomba de escorva de combustível ou da própria bomba injetora. Outra possibilidade é um filtro de combustível defeituoso ou uma válvula de retenção na bomba de escorva de combustível presa ou suja.

Assim, mesmo que a bomba esteja escorvada com diesel, ela não está puxando combustível corretamente porque está constantemente compensando a rotação do motor em marcha lenta. Isso não acontece quando o motor está frio, pois a bomba injeta combustível acima da rotação normal da marcha lenta, mas começa a apresentar comportamento estranho quando o motor aquece.

Outro fator que pode causar um problema de compensação da bomba é uma mangueira quebrada ou solta que conecta o intercooler ao atuador na parte superior da bomba. Isso impediria a bomba de compensar com a pressão do turbo (geralmente resultando em aceleração excessiva, solavancos e fumaça preta ao acelerar bruscamente).

Verificar se há vazamento de ar é muito simples: basta deixar o carro na reserva de combustível e estacioná-lo durante a noite ou o dia todo em uma rampa com a frente voltada para cima. Se estiver difícil de ligar, esse é o problema.

Você também pode apertar firmemente a pera de escorva de combustível para verificar se há vazamentos de diesel em alguma mangueira ou cano.