Pesquise no MDM

Boletim

Picasso 1.8 16V paradas

• Manual-Mecanica
  • Autor do assunto
  • Pensionista fresco
  • Pensionista fresco
Avançar
11 anos 5 meses antes - 11 anos 5 meses antes #46654 por Manual-Mecanica
Picasso 1.8 16v para. Postado por manual-mecânica
Olá a todos, tenho um Picasso 1.8 16v a gasolina e ele para de repente. Tento ligá-lo novamente, mas não pega. Deixo-o parado por 5 minutos e então ele pega, mas depois de dirigir por mais 2 ou 3 minutos, ele para novamente e eventualmente não pega de jeito nenhum. Preciso deixá-lo parado por 4 ou 5 horas antes que ele ligue novamente. Ele para repentinamente enquanto dirijo e também quando estou parado. Não dá solavancos nem nada, simplesmente para. Alguém pode me ajudar? Não sei o que fazer e as peças não são exatamente acessíveis para uma oficina.
Troquei as bobinas de ignição e nada mudou. Finalmente, eles conectaram o carro a um scanner e ele apresentou vários erros. Estou listando os erros que eles apresentaram, caso ajude. Esses erros são recentes e alguns podem estar presentes há algum tempo, então, se alguém entender isso, poderia me dizer qual deles poderia estar causando a parada repentina do motor? Agradeço antecipadamente pela ajuda, pois estou ficando desesperado.
Última edição: 11 anos 5 meses antes .

Por favor conecte ou crie uma conta para participar da conversa.

• Manual-Mecanica
  • Autor do assunto
  • Pensionista fresco
  • Pensionista fresco
Avançar
11 anos 5 meses antes #46655 por Manual-Mecanica
Resposta Manual-Mecanica no Picasso 1.8 16V
Pelos códigos de erro que você está recebendo, o problema que você está enfrentando parece estar relacionado às bobinas de ignição. Mas você mencionou que já as trocou. Não acredito que a válvula de purga seja a causa do problema. Um catalisador entupido pode estar relacionado. Um sensor de oxigênio com defeito não necessariamente faria o motor parar, mas quanto aos injetores... verifique a fiação. No entanto, parece estranho que três dos quatro injetores falhem repentinamente. Parece que muitos problemas estão acontecendo ao mesmo tempo, e uma falha no circuito de três injetores certamente faria o motor parar. Verifique a resistência dos injetores; ela deve estar entre 14 e 16 ohms. Em seguida, com o motor ligado, use uma lâmpada de teste para verificar se cada injetor está recebendo um pulso em seu conector. É um problema se apenas um injetor estiver recebendo um pulso e os outros três não. Além disso, verifique se a bomba de combustível está funcionando. A ECU não a detectará se estiver com defeito. Verifique se há pressão na linha de combustível com o motor desligado. Saúde!

• Manual-Mecanica
  • Autor do assunto
  • Pensionista fresco
  • Pensionista fresco
Avançar
11 anos 5 meses antes - 11 anos 5 meses antes #46670 por Manual-Mecanica
Muito obrigado pela sua ajuda. Verifiquei a resistência dos injetores: o injetor 1 marca 14,2, o injetor 2 marca 20, o injetor 3 marca 13,9 e o injetor 4 marca 14,2. Devo mencionar que o carro não liga e eu desconectei a mangueira de combustível que vai para a rampa de injeção. Quando giro a chave, não sai combustível. Também tentei bombear o combustível com o motor ligado, e ainda assim não sai combustível. Talvez você esteja certo e seja a bomba de combustível, mas não sei se deveria sair combustível só girando a chave. Poderia me dizer se é esse o caso, por favor? Você mencionou que o sensor de oxigênio está com defeito. Acha que eu deveria trocá-lo? A verdade é que o consumo de combustível do meu carro tem estado bastante alto ultimamente, e não sei se pode ser por causa do sensor. Atualmente está fazendo 10,8 L/100 km, o consumo médio urbano na estrada, mas antes era de 8,5 L/100 km. De qualquer forma, muito obrigado. Se você pudesse me dizer se a bomba de combustível deve ligar quando eu giro a chave na ignição, eu agradeceria para que eu possa verificar antes de desmontá-la. Ok, saudações.
Outra coisa, eu removi os injetores para limpar os contatos e não sei se eles precisam ser escorvados ou algo assim. Vi que a válvula de retenção tem uma válvula parecida com a de pneu de bicicleta e não sei para que serve. O carro não ligava antes de eu remover os injetores. Ok.

• Manual-Mecanica
  • Autor do assunto
  • Pensionista fresco
  • Pensionista fresco
Avançar
11 anos 5 meses antes #46672 por Manual-Mecanica
Olá genis149, certifique-se de ter medido corretamente a resistência dos injetores (não sei as especificações do fabricante), mas se você está observando uma diferença de 20 ohms entre o injetor nº 2 e os outros (códigos de falha para 1, 3 e 4), isso não é normal. Em relação à bomba de combustível, geralmente, ao ligar a ignição, um relé é ativado, enviando energia para a bomba. Você deve ouvir o relé e a bomba funcionando por alguns segundos. Isso prepara a linha de combustível e mantém a pressão durante cada partida. Depois que o motor liga, ele funciona continuamente. A válvula que você mencionou (parecida com um "pneu de bicicleta") mede a pressão na linha de combustível durante o funcionamento. Dependendo do modelo, a pressão deve estar entre 2,5 e 3 bar. Verifique a pressão na linha de combustível inserindo uma agulha; é assim que o combustível sairá (coloque um pano embaixo...).
O sensor de oxigênio é crucial para reduzir as emissões e o consumo de combustível em baixas rotações (800-2500 rpm), assim como verificar o estado dos filtros e das velas de ignição. Bem, não posso continuar muito mais sem te entediar... hehehe!! Verifique onde o relé está localizado e se está funcionando, se a bomba está recebendo energia, quais devem ser os tamanhos originais dos injetores e a pressão da linha de combustível. Se tiver alguma dúvida, estamos à disposição. Abraço!!!

• Manual-Mecanica
  • Autor do assunto
  • Pensionista fresco
  • Pensionista fresco
Avançar
11 anos 5 meses antes - 11 anos 5 meses antes #46685 por Manual-Mecanica
Muito obrigado pela sua ajuda. Removi a bomba de combustível e a substituí por outra, mas o combustível não está chegando à linha de combustível. Testei a bomba antes de instalá-la e ela estava funcionando. Quando ligo a ignição, ouço um ruído baixo vindo do motor, mas ele não para. Antes, acho que parava depois de uns 30 segundos (eu acho). Verifiquei os fusíveis da bomba e estão bons, mas a bomba ainda não liga. Com a ignição ligada, desconectei a entrada do filtro de combustível, que fica perto do tanque, e não sai combustível, embora devesse sair. Você mencionou o relé da bomba de combustível, mas não consigo encontrá-lo, nem sei como testá-lo, ou se posso fazer uma ligação direta. Realmente acho que é um problema de combustível, mas estou sem saber o que fazer. Se você tiver alguma sugestão, ficarei muito grato, pois estou seguindo seus conselhos, que considero excelentes. Obrigado novamente pelo seu tempo.