Pesquise no MDM

Boletim

Refrigeração do Citroen ZX

• Manual-Mecanica
  • Autor do assunto
  • Pensionista fresco
  • Pensionista fresco
Avançar
16 anos 3 meses antes #9556 por Manual-Mecanica
Sistema de arrefecimento do Citroen ZX. Publicado por manual-mecanica
Olá. Tenho um Citroën ZX Advantage 1.9 diesel. O sistema de arrefecimento parou de funcionar. Acho que é o termostato que não está abrindo. Onde ele fica e como posso trocá-lo? Com ​​o motor funcionando, o líquido de arrefecimento não está circulando pelo sistema; ele está se acumulando no radiador sob alta pressão. O líquido de arrefecimento que tenho é verde, mas está saindo quase vermelho. Por que isso acontece? Não há água no óleo, nem mistura de óleo e líquido de arrefecimento, então não acho que seja um problema com o óleo. Alguém pode me ajudar com essas perguntas?
Obrigado.

Por favor conecte ou crie uma conta para participar da conversa.

• Manual-Mecanica
  • Autor do assunto
  • Pensionista fresco
  • Pensionista fresco
Avançar
16 anos 3 meses antes #9559 por Manual-Mecanica
Resposta do Manual-mechanics sobre o tópico Re: Refrigeração do Citroen ZX
Amigo, o que você está dizendo sobre o sistema de arrefecimento do motor ter parado de funcionar? Se for isso mesmo, verifique se a ventoinha elétrica está ligando. Primeiro, a pressão que você descreveu pode ser causada por um radiador entupido ou por vazamento de compressão pelo cabeçote.

• Manual-Mecanica
  • Autor do assunto
  • Pensionista fresco
  • Pensionista fresco
Avançar
16 anos 3 meses antes #9565 por Manual-Mecanica
Obrigado pela resposta.
Mas se a pressão está passando pelo cabeçote, o óleo também não deveria estar passando? E o líquido de arrefecimento não tem óleo (ou pelo menos eu acho que não, porque não é perceptível), mas sai com uma cor vermelho-barro e, depois de secar (em uma tigela), deixa um pó vermelho. Se for ferrugem, de onde vem? O que tem no reservatório de expansão que poderia estar causando ferrugem? Hoje eu sangrei o reservatório com água e bicarbonato de sódio, ligando o carro rapidamente, mas esse líquido estranho continua saindo. E o reservatório está obstruído no radiador de aquecimento. A sobrepressão no radiador principal poderia ser causada pela bomba d'água? Ah, e o carro liga normalmente e a fumaça que sai é normal.

• Manual-Mecanica
  • Autor do assunto
  • Pensionista fresco
  • Pensionista fresco
Avançar
16 anos 2 meses antes #9586 por Manual-Mecanica
Olha, não é necessariamente verdade que se houver vazamento de compressão, óleo ou água também vazarão, mas a cor do líquido de arrefecimento que você mencionou faz você suspeitar de vazamento de óleo. Agora, verifique a compressão dos cilindros para ter certeza. A bomba d'água não é o problema, pois ela não aumenta a pressão; ela deve mantê-la. Verifique a compressão e me avise.

• Manual-Mecanica
  • Autor do assunto
  • Pensionista fresco
  • Pensionista fresco
Avançar
16 anos 2 meses antes #9591 por Manual-Mecanica
Olá, estou analisando seu problema e é possível que a substituição de todo o radiador resolva a questão. Essa argila é ferrugem que se formou e obstruiu as passagens do radiador, causando a pressão. Mas verificar a compressão não faria mal para descartar outros problemas.