Pesquise no MDM

Boletim

Problema de injeção e EGR

• Manual-Mecanica
  • Autor do assunto
  • Pensionista fresco
  • Pensionista fresco
Avançar
16 anos 3 meses antes #9329 por Manual-Mecanica
Problema de injeção e EGR Publicado por manual-mecanica
Olá amigos, sou da Argentina. Tenho um VW Suran 1.9 SDI diesel de 2008 com 30.000 km.
A 1.600 rpm, ele apresenta um problema, um solavanco no motor. Levei-o a uma oficina especializada em injeção eletrônica, eles conectaram um scanner, mas não detectou nenhuma falha.
Esse problema, que era quase imperceptível quando o carro era novo, agora se tornou mais evidente.
Na oficina, me disseram que o sistema EGR (Recirculação dos Gases de Escape) está com defeito e que essa falha causa a entrada excessiva de gases de escape no motor, o que eventualmente o danificará.
É possível que esse problema apareça em um motor tão novo?
O sistema EGR aparentemente possui uma lâmpada ou sensor que, se o sistema não estiver funcionando, deveria acender a luz de advertência no painel que indica qualquer falha, o clássico símbolo laranja do motor.
Por outro lado, hoje removi a tampa de abastecimento de óleo na tampa de válvulas com o motor em marcha lenta e na temperatura de operação, e havia excesso de fumaça de escape. Talvez isso indique um problema com o sistema EGR. Talvez sejam gases de escape circulando na parte superior do motor.
Tenho bastante experiência com motores convencionais, mas não com sistemas EGR.
Sei também que a bomba rotativa é controlada por uma placa de circuito eletrônico, o que pode estar causando o problema a 1.600 rpm. O estranho é que o scanner não mostrou nenhum erro.
Se alguém tiver experiência com esse problema, agradeceria muito qualquer ajuda.
Obrigado,

Luis.

Por favor conecte ou crie uma conta para participar da conversa.

• Manual-Mecanica
  • Autor do assunto
  • Pensionista fresco
  • Pensionista fresco
Avançar
16 anos 3 meses antes #9344 por Manual-Mecanica
Resposta do mecânico sobre o tópico Re: Problema de injeção e EGR
Meu amigo, a verdade é que os sistemas equipados com válvulas EGR apresentam muitos problemas. É normal que a luz de verificação do motor não acenda, pois a válvula EGR é uma válvula ou atuador, não um sensor. A luz de verificação do motor só acende quando há sensores com defeito. Poucos veículos são equipados com um sensor que detecta uma falha na válvula EGR; a Peugeot, por exemplo, possui esse recurso. Agora, o problema de emissões excessivas é comum. O que é estranho é que seu carro é quase novo; não é tão velho e não tem muitos quilômetros rodados. O que você pode fazer, ou pedir para alguém fazer (o que já é feito em outros veículos equipados com essa válvula), é removê-la do sistema, e isso não lhe causará mais problemas.

• Manual-Mecanica
  • Autor do assunto
  • Pensionista fresco
  • Pensionista fresco
Avançar
16 anos 3 meses antes #9382 por Manual-Mecanica
Resposta do mecânico sobre o tópico Re: Problema de injeção e EGR
Muito obrigado, kikemec, sua resposta foi muito clara e concisa. Este fórum é ótimo, obrigado novamente,

Luis.