Olá amigos, sou da Argentina. Tenho um VW Suran 1.9 SDI diesel de 2008 com 30.000 km.
A 1.600 rpm, ele apresenta um problema, um solavanco no motor. Levei-o a uma oficina especializada em injeção eletrônica, eles conectaram um scanner, mas não detectou nenhuma falha.
Esse problema, que era quase imperceptível quando o carro era novo, agora se tornou mais evidente.
Na oficina, me disseram que o sistema EGR (Recirculação dos Gases de Escape) está com defeito e que essa falha causa a entrada excessiva de gases de escape no motor, o que eventualmente o danificará.
É possível que esse problema apareça em um motor tão novo?
O sistema EGR aparentemente possui uma lâmpada ou sensor que, se o sistema não estiver funcionando, deveria acender a luz de advertência no painel que indica qualquer falha, o clássico símbolo laranja do motor.
Por outro lado, hoje removi a tampa de abastecimento de óleo na tampa de válvulas com o motor em marcha lenta e na temperatura de operação, e havia excesso de fumaça de escape. Talvez isso indique um problema com o sistema EGR. Talvez sejam gases de escape circulando na parte superior do motor.
Tenho bastante experiência com motores convencionais, mas não com sistemas EGR.
Sei também que a bomba rotativa é controlada por uma placa de circuito eletrônico, o que pode estar causando o problema a 1.600 rpm. O estranho é que o scanner não mostrou nenhum erro.
Se alguém tiver experiência com esse problema, agradeceria muito qualquer ajuda.
Obrigado,
Luis.