Pesquise no MDM

Boletim

Problemas com VW Passat TDI 115 HP. 1999

• Manual-Mecanica
  • Autor do assunto
  • Pensionista fresco
  • Pensionista fresco
Avançar
16 anos 4 meses antes #8868 por Manual-Mecanica
Olá a todos, tenho um Volkswagen Passat 1.9 TDI de 115 cv. É um modelo de 1999 com 220.000 km. Há alguns dias, a luz de aviso do líquido de arrefecimento acendeu. Depois de confirmar o vazamento, levei o carro à oficina para verificarem a origem. Inicialmente, pensei que pudesse ser uma mangueira, mas acabou sendo um vazamento no bloco do motor, onde havia uma pequena rachadura ou furo. Como opção mais barata, tentaram vedar com selante Nural, mas não funcionou. A solução foi remover o motor e soldar o bloco, o que foi feito. Assim que o bloco foi soldado e o motor reinstalado, me disseram que o carro estava pronto e fui buscá-lo. Ao sair da oficina, notei uma leve fumaça branca saindo do escapamento, o que normalmente não acontece. Comentei com o mecânico, que disse ser normal haver essa fumaça após o motor ser completamente desmontado e que ele precisaria ser retificado. Eu nem tinha dirigido 50 km quando a fumaça fraca se transformou em uma chaminé; o carro fazia um barulho ensurdecedor, como uma locomotiva a vapor antiga, e a luz de aviso de baixo nível de óleo acendeu. Chamei um guincho e o carro foi levado de volta para a oficina. O diagnóstico: turbo quebrado. Como o carro é antigo e tem alta quilometragem, ele instalou um turbo usado e recondicionado. Ele acabou de me devolver o carro, mas notei algumas coisas que mencionei para ele. Ele diz que é tudo normal e que é só uma questão de tempo até que se resolvam sozinhos. O que vocês acham?

O carro ainda está soltando fumaça. Ele diz que é porque ainda há óleo no escapamento, da época em que o turbo quebrou, e que continuará saindo até queimar completamente. Percebi isso depois de dirigir por um tempo a velocidades como 120 ou 130 km/h. Não notei em velocidades mais baixas ou com o motor frio.

O carro não acelera tão bem quanto antes. Em segunda, terceira e quarta marchas, quase não há diferença, mas em quinta, o carro tem dificuldade para acelerar e, se a rotação cair para 2000 RPM ou menos, não há como fazê-lo andar novamente, mesmo com o acelerador no fundo. Segundo o mecânico, isso vai continuar até o turbo se ajustar. Eu disse a ele que a mesma coisa aconteceu há um tempo, quando o carro tinha cerca de 100.000 km, e naquela época era o sensor MAF (sensor de fluxo de ar), um problema comum em carros com motores TDI daquela época. Agora estou com medo do pior, ou será que o problema se resolve sozinho e o carro volta a funcionar corretamente depois de um tempo?

O que você acha do fato de o turbo ter falhado logo após o motor ser desmontado e remontado, e agora que o turbo foi substituído, ele não está funcionando direito? Será tudo uma série de coincidências e um problema não tem relação com o outro, ou pode ser devido a uma montagem incorreta? Ele também trocou a correia da direção hidráulica porque um dos sulcos estava desgastado, e agora, quando viro o volante todo para o lado, parece que a correia está patinando, como um grilo. Ele disse que vai continuar assim até a correia nova ser ajustada corretamente, e eu não sei mais o que pensar. Esta é a primeira vez que essa oficina mexe no meu carro.

Obrigada a todos e desculpem o texto longo.

Por favor conecte ou crie uma conta para participar da conversa.

• Manual-Mecanica
  • Autor do assunto
  • Pensionista fresco
  • Pensionista fresco
Avançar
16 anos 4 meses antes #8906 por Manual-Mecanica
Resposta de Manual-mechanics sobre o tópico Re: Problemas com o VW Passat TDI 115 cv, 1999
Meu amigo, depois de desmontar e remontar o bloco do motor, você não deve ter mais problemas. Se o problema for apenas com a quinta marcha, pode ser porque o motor ainda está muito rígido e precisa de amaciamento. A fumaça após a troca do turbo é normal; você precisa queimar tudo no escapamento. Claro, isso deve acontecer rapidamente, em uma ou duas semanas, no máximo. Um turbo quebrado geralmente é causado por falta de óleo, e é por isso que eles falham. Se o carro não tiver um temporizador de turbo, você deve instalar um. Quanto ao ruído ao virar, recomendo verificar o nível do fluido hidráulico e a pressão dos pneus. É só isso. Se a bomba estiver funcionando bem, então o problema é a bomba. Boa sorte.

Por favor conecte ou crie uma conta para participar da conversa.