Pesquise no MDM

Boletim

MEGANE II POTENTIOMETRO DE ACELERADOR

• Manual-Mecanica
  • Autor do assunto
  • Pensionista fresco
  • Pensionista fresco
Avançar
16 anos 5 meses antes #8545 por Manual-Mecanica
Potenciômetro do acelerador para Megane II. Publicado por manual-mecanica
Obrigado. Esta é a minha primeira vez postando no fórum e estou apenas incomodando. O potenciômetro localizado na base do pedal do acelerador do meu Renault Megane II 2005 (câmbio manual) quebrou. É um sensor triangular com um chicote de fios (conector) acoplado. O problema é que o potenciômetro parece estar em bom estado (pelo menos por fora). Não entendo como quebrou. O carro simplesmente parou de ligar e, depois de uma semana descartando cerca de 15 códigos de erro, finalmente encontraram o problema (segundo meus mecânicos, o scanner não o detecta). O problema é o preço, aproximadamente 8.000 pesos mexicanos (600 dólares), e isso sem nem levar na concessionária. Outro problema é que a peça leva cerca de 10 dias para chegar. Minha pergunta é: alguém sabe se esse tipo de peça pode ser reparado? Aqui no México, eles consertam o computador do carro. Será que é o mesmo caso com essa peça?

Por favor conecte ou crie uma conta para participar da conversa.

• Manual-Mecanica
  • Autor do assunto
  • Pensionista fresco
  • Pensionista fresco
Avançar
16 anos 5 meses antes #8555 por Manual-Mecanica
Resposta do mecânico sobre o tópico Re: Potenciômetro do acelerador Megane II
Olá fuerza10, sinceramente, não tenho certeza de qual é o seu problema. O sensor TPS (Sensor de Posição da Borboleta) ou o sensor de velocidade da transmissão apresentou defeito? Qual foi o problema com o seu veículo? Ambos os sensores podem ser detectados por um scanner. Os sensores TPS possuem um resistor interno que funciona como um potenciômetro e geralmente têm três terminais. Os sensores de velocidade variam bastante entre si. Embora alguns sensores possam ser reparados, essa não é a melhor opção; eles funcionam bem por um tempo e depois apresentam defeito novamente, o que dobra o custo. Diga-me exatamente qual deles apresentou defeito para que eu possa ajudá-lo.

• Manual-Mecanica
  • Autor do assunto
  • Pensionista fresco
  • Pensionista fresco
Avançar
16 anos 5 meses antes #8585 por Manual-Mecanica
Resposta do Manual-Mechanics sobre o tópico Re: Potenciômetro do acelerador Megane II
Obrigado pela sua resposta rápida. O sensor a que me refiro é conhecido como potenciômetro do acelerador (fica preso ao pedal do acelerador). Ele tem uma etiqueta com a inscrição "CTS". Tem formato triangular e o pedal do acelerador é parafusado nele.
No meu caso, demorou bastante para diagnosticar o problema porque ele não aparecia no scanner. Ouvi dizer que uma trilha interna pode ser danificada. Alguns dizem que basta substituir essa trilha e pronto, enquanto outros dizem que não tem conserto. O problema é o preço, e mesmo na concessionária, demora muito para conseguir essa peça, e eles só a têm lá. Há um anúncio nesta página de uma empresa que diz que pode conseguir a peça para mim, mas tenho minhas dúvidas. Vou ligar para eles.
Me avise se tiver mais alguma pergunta.

• Manual-Mecanica
  • Autor do assunto
  • Pensionista fresco
  • Pensionista fresco
Avançar
16 anos 5 meses antes #8607 por Manual-Mecanica
Resposta do Manual-Mechanics sobre o tópico Re: Potenciômetro do acelerador Megane II
Se a trilha puder ser reparada, não deverá haver problema. Em geral, trata-se de uma linha de material condutor, como a linha do TPS, que se rompe com o uso. Ela pode ser reparada; se funcionar da mesma forma, não deverá haver problema até você encontrar a peça de reposição.