Pesquise no MDM

Boletim

Solução Problema do Focus Focus 2000

• Manual-Mecanica
  • Autor do assunto
  • Pensionista fresco
  • Pensionista fresco
Avançar
16 anos 7 meses antes - 16 anos 7 meses antes #7872 por Manual-Mecanica
SOLUÇÃO Problema do Ford Focus 2000 Publicado por manual-mecanica
Olá pessoal, estou com um problema. Tenho um Ford Focus sedan com motor 2.0 SPI e câmbio automático. O problema é que, depois de dirigir por um tempo, o carro começa a dar solavancos e morre como se estivesse sem combustível. Depois que morre, eu ligo o carro novamente e ele parece funcionar bem, mas depois de dirigir um pouco, começa a dar solavancos e morrer de novo. Isso acontece repetidamente, e toda vez que ligo o carro novamente, ele parece funcionar normalmente. Já verifiquei os injetores de combustível e eles estão funcionando corretamente. Verifiquei o filtro de combustível e ele está limpo, pois o troquei recentemente. Fiz um diagnóstico com scanner, mas nada foi detectado. Os códigos de falha estão presentes. A pressão está sendo monitorada e está em 65 psi, o que está correto. Quando a falha ocorre, a pressão começa a cair. Conectei um manômetro na linha de combustível para verificar isso. Minha pergunta é se a bomba de combustível pode estar causando esse problema e se esse sistema de alimentação de combustível tem algum componente especial para controlar a pressão ou a bomba. Se sim, como ele funciona? Agradeceria muito qualquer ajuda que vocês pudessem me dar.

Solução abaixo.
Última edição: há 16 anos e 7 meses por kolobok96 .

Por favor conecte ou crie uma conta para participar da conversa.

• Manual-Mecanica
  • Autor do assunto
  • Pensionista fresco
  • Pensionista fresco
Avançar
16 anos 7 meses antes #7885 por Manual-Mecanica
Resposta do Manual-mechanics sobre o tópico Re: Problema com o Ford Focus 2000
As bombas são calibradas para uma determinada pressão; a pressão pode cair, mas nunca subir. A luz de verificação do motor não está acesa, então podemos descartar o sistema eletrônico e a transmissão, pois deveria haver falha em ambos os casos. O problema pode ser ar no sistema de injeção. Tente dirigir com o tanque cheio e veja se a falha ocorre. Se não ocorrer, há um vazamento de ar no sistema de injeção perto da bomba. Com base nos sintomas, acho que esse é o seu problema. Se ajudar, todas as mangueiras e a bomba de combustível devem ser verificadas.

• Manual-Mecanica
  • Autor do assunto
  • Pensionista fresco
  • Pensionista fresco
Avançar
16 anos 7 meses antes #7916 por Manual-Mecanica
Olá amigo, estou com o mesmo problema que você, só que o meu é um Mondeo 2002. Assim que eu encontrar uma solução, te aviso como consertar. Mas por enquanto, não comprei a bomba nem nenhuma peça de reposição porque já tentei e não funcionou. Espero que, se você encontrar a solução primeiro, possa compartilhar comigo. Obrigado.

• Manual-Mecanica
  • Autor do assunto
  • Pensionista fresco
  • Pensionista fresco
Avançar
16 anos 7 meses antes #7954 por Manual-Mecanica
Em casos como esse, pode ser qualquer coisa, como o relé que alimenta a bomba (essa falha não fica registrada na memória da ECU) ou o regulador de pressão de combustível.

É uma questão de ir eliminando possibilidades. Já vi casos em que o motor apresentava um problema e descobri que a tampa do tanque de combustível não estava vedando corretamente, ou o relé de alimentação que alimenta o relé da bomba de combustível, ou ainda um vazamento de ar no sistema de injeção, como o kikemec mencionou. Bom, boa sorte com o problema, macplus! :woohoo:

• Manual-Mecanica
  • Autor do assunto
  • Pensionista fresco
  • Pensionista fresco
Avançar
16 anos 7 meses antes - 16 anos 7 meses antes #7957 por Manual-Mecanica
Resposta do Manual de Mecânica sobre o tópico Solução Re: Problema do Ford Focus 2000_solução
Solução:

Como mencionei há alguns dias, eu estava com um problema: depois de dirigir por uma certa distância, o carro começava a dar solavancos e parava. Bem, o que eu fiz naquele dia foi verificar tudo o que mencionei antes. Monitorei novamente, mas desta vez com o carro ligado, e dirigi até que o problema reaparecesse. A pressão caiu de 65 psi para 0 psi, então prossegui para verificar onde a bomba estava localizada. Levantei o banco traseiro pensando que havia uma tampa para remover a bomba, e o que me chamou a atenção foi uma pequena caixa preta. Decidi investigar o que era antes de fazer qualquer outra coisa. Essa caixa é chamada de Módulo Controlador (ou Driver) da Bomba de Combustível, então também pesquisei os diagramas eletrônicos da conexão com a bomba. Presumindo que esse era o problema, conectei um multímetro para verificar se o conector estava com defeito. Abri o módulo e tudo parecia indicar que estava tudo bem. Conectei o multímetro e reconectei o manômetro. Dirigi o carro até o problema reaparecer, e aconteceu novamente: a pressão caiu para 0 psi, o multímetro marcou 10,85 V e depois subiu para 14 V. Isso indicou que o módulo não era o problema, já que ele estava respondendo à baixa pressão. Com isso, deduzi que definitivamente era a bomba de combustível. Infelizmente, tive que remover o tanque e testar a bomba do lado de fora, em um pequeno recipiente com combustível, deixando-a funcionando até o problema reaparecer. A bomba estava funcionando bem, mas devido à idade, estava suja e obstruída com ferrugem do tanque, impedindo a passagem do combustível. Limpei o tanque de combustível para remover toda a sujeira e ferrugem. Precisei comprar uma bomba nova e, desde então, ela não apresentou mais problemas.

Como o Kikemec mencionou, descartei a luz de verificação do motor, já que ela não acende nesse tipo de falha. Usei apenas um scanner para verificar se havia códigos de erro pendentes e monitorar a pressão do combustível e a transmissão automática. Com base nisso, fui direto para o sistema de combustível.

Espero que a solução que encontrei para o meu problema ajude você. Saudações a todos e obrigado pelos seus comentários.
Última edição: há 16 anos e 7 meses por kolobok96 .