Pesquise no MDM

Boletim

Renault Clio 1.2 16V Problemas dos fãs

• Manual-Mecanica
  • Autor do assunto
  • Pensionista fresco
  • Pensionista fresco
Avançar
16 anos 7 meses antes - 16 anos 7 meses antes #7726 por Manual-Mecanica
Olá a todos, tenho um Renault Clio 1.2 16 válvulas de 2001 com ar condicionado, e estava funcionando perfeitamente. Mas um dia ele superaqueceu, ou melhor, superaqueceu um pouco mais do que o normal, o que me pareceu estranho. Como o nível do líquido de arrefecimento estava baixo, pensei que pudesse ter faltado água e entrado ar no sistema, então baixei o manual do Renault Clio. Sangrei o sistema de arrefecimento e descobri que o problema era a ventoinha. Mas depois de um tempo, ele começou a superaquecer novamente, e pensei que pudesse ser um vazamento, e por isso estava superaquecendo. Mas um dia ele ficou extremamente quente, e quando verifiquei o nível do líquido de arrefecimento, estava normal. Então, presumo que o problema seja a ventoinha que não está ligando. Deixei o motor ligado até o carro atingir uma temperatura suficiente, e mesmo assim ela não liga. Não tenho ideia de como acessar o termostato, pois acho que esse é o problema. Se alguém puder me ajudar, agradeceria muito. Já faz alguns dias que estou quebrando a cabeça. Não sei mais por onde começar.
Última edição: 16 anos 7 meses antes .

Por favor conecte ou crie uma conta para participar da conversa.

• Manual-Mecanica
  • Autor do assunto
  • Pensionista fresco
  • Pensionista fresco
Avançar
16 anos 7 meses antes #7729 por Manual-Mecanica
Resposta de Manual-mechanics sobre o tópico Re: Problemas com a ventoinha do Renault Clio 1.2 16v
Se a ventoinha não ligar, a primeira coisa a fazer é testá-la para verificar se está com defeito. É simples: basta aplicar corrente contínua à ventoinha usando dois fios, um positivo e um negativo, da bateria até a ventoinha. Depois de verificar se está funcionando, verifique o resto. Não substitua nem remova nada antes disso. Verificar o termostato é fácil: toque na mangueira superior do radiador e depois na inferior. Ambas devem estar com temperaturas semelhantes, não uma fria e a outra quente. Depois de dirigir por um tempo, o termostato abrirá quando o ponteiro do indicador de temperatura estiver aproximadamente no meio. Verifique os fusíveis, pois algum pode estar queimado. Se tudo estiver correto, faça um teste sem o termostato para ver se as ventoinhas ligam. Se tiver alguma dúvida, entre em contato conosco.

• Manual-Mecanica
  • Autor do assunto
  • Pensionista fresco
  • Pensionista fresco
Avançar
16 anos 7 meses antes - 16 anos 7 meses antes #7739 por Manual-Mecanica
Resposta de Manual-mechanics sobre o tópico Re: Problemas com a ventoinha do Renault Clio 1.2 16v
Muito obrigado. Hoje testei a ventoinha com os fios e funcionou. Também testei o termostato e, a princípio, a mangueira superior do radiador estava quente e a inferior fria, mas logo depois ambas esquentaram. Acho que o termostato é uma peça com uma mola e um fusível separados, na mesma peça que fica dentro do radiador. Fiz um teste de continuidade, como você disse, mas nada aconteceu. Naquela época, a primeira coisa que verifiquei foram os fusíveis, mas não olhei com atenção. Hoje, olhei com mais cuidado e notei dois fusíveis com o símbolo do radiador. Troquei-os, mesmo parecendo estarem bons. Finalmente, a ventoinha começou a funcionar. Acho que era o fusível. Aproveitando, gostaria de perguntar algumas coisas:
1- O termostato fica dentro do radiador, certo? É uma peça com um resistor, certo?
Tipo uma mola e um fusível na mesma peça?
2- Acho que a ventoinha do carro está demorando mais para ligar; quero dizer, o indicador de temperatura está subindo mais do que antes. Isso pode ser devido a superaquecimento? Ou talvez eu esteja me preocupando demais? Talvez trocar o termostato, se não for muito difícil, me tranquilize.
Muito obrigada pelo seu conselho; você resolveu meu problema.
Última edição: 16 anos 7 meses antes .

• Manual-Mecanica
  • Autor do assunto
  • Pensionista fresco
  • Pensionista fresco
Avançar
16 anos 7 meses antes #7741 por Manual-Mecanica
Primeiramente, fico feliz por ter resolvido seu problema. Em segundo lugar, os motores Renault operam a uma temperatura ligeiramente acima de 90 graus Celsius. Isso pode variar dependendo do sensor de temperatura instalado. Agora, respondendo às suas perguntas, o termostato NÃO está localizado no radiador; ele fica na entrada e saída de água. É uma mola que se abre na temperatura correta, permitindo que a água quente flua para o radiador. Ele não possui um fusível embutido. O termostato não é visível externamente; é necessário desmontá-lo para vê-lo. O sensor de temperatura está localizado no radiador e funciona como um resistor térmico. Ele é calibrado em graus Celsius e a ventoinha começará a funcionar de acordo com a temperatura definida. Se desejar, você pode instalar um sensor com uma configuração de temperatura mais baixa para que a ventoinha ligue mais cedo e o indicador de temperatura não suba tanto. O superaquecimento pode ter danificado seu motor, pois a junta do cabeçote é muito sensível ao superaquecimento. Trocar o termostato não é difícil; apenas certifique-se de que o novo abra na mesma temperatura que o atual. E se for uma boa marca, você economizará dinheiro no final.