Pesquise no MDM

Boletim

Vazamento de refrigerante em xsara picasso

• Manual-Mecanica
  • Autor do assunto
  • Pensionista fresco
  • Pensionista fresco
Avançar
16 anos 8 meses antes #7553 por Manual-Mecanica
Nos últimos meses, meu carro tem apresentado vazamento de líquido de arrefecimento pela carcaça da válvula termostática. Já troquei tanto a carcaça quanto a válvula, mas o vazamento persiste quando o carro atinge a temperatura normal de funcionamento. Após a última troca da carcaça (já a troquei duas vezes, uma comprando em uma loja de autopeças e outra na concessionária Citroën), o vazamento pela base foi eliminado, mas agora ocorre pelo bujão de drenagem. O bujão está bem apertado, mas parece que, devido à pressão ou à temperatura, o líquido de arrefecimento está vazando por todos os lados. Espero que alguém possa me ajudar; isso se tornou uma questão de orgulho para mim e preciso descobrir o que está errado.
Agradeço a ajuda.

Por favor conecte ou crie uma conta para participar da conversa.

• Manual-Mecanica
  • Autor do assunto
  • Pensionista fresco
  • Pensionista fresco
Avançar
16 anos 8 meses antes #7558 por Manual-Mecanica
Resposta Manual-Mecanica no Refrigerante Vazamento em Xsara Picasso
Diga-me uma coisa: seu veículo superaquece, funciona normalmente ou o indicador de temperatura marca acima de 90 graus?

• Manual-Mecanica
  • Autor do assunto
  • Pensionista fresco
  • Pensionista fresco
Avançar
16 anos 8 meses antes #7599 por Manual-Mecanica
Primeiramente, peço desculpas pela demora na resposta; fiquei sem acesso à internet durante o fim de semana.
O carro está funcionando em temperatura normal, mas, naturalmente, quando o painel indica que preciso completar o líquido de arrefecimento, eu o faço. É evidente que o nível está baixo, pois o reservatório esvazia e há um cheiro característico de queimado proveniente do vazamento.
Uma pergunta: como posso verificar se a válvula termostática está abrindo ou não? Entendo que aquecê-la com um isqueiro deve abri-la.
Agradeço a atenção.

• Manual-Mecanica
  • Autor do assunto
  • Pensionista fresco
  • Pensionista fresco
Avançar
16 anos 7 meses antes #7627 por Manual-Mecanica
Mais alguns detalhes. A ventoinha de arrefecimento liga e funciona pelo tempo normal?
As mangueiras ficam muito rígidas quando o motor está quente?
As mangueiras superior e inferior do radiador estão na mesma temperatura quando o motor está em temperatura de funcionamento?
As velas de ignição têm depósitos acinzentados?

• Manual-Mecanica
  • Autor do assunto
  • Pensionista fresco
  • Pensionista fresco
Avançar
16 anos 7 meses antes #7633 por Manual-Mecanica
Faz um tempo que não vejo a ventoinha elétrica (presumo que você esteja se referindo à ventoinha de arrefecimento) funcionando. Também é verdade que não deixo o motor superaquecer; nessas condições, tento dirigir o mínimo possível. Vou tentar deixá-lo funcionando até que ela ligue.
Das duas mangueiras mais acessíveis, a de 50 mm que vai da carcaça do termostato ao radiador está quase fria e sem pressão. A outra, que vai debaixo dessa carcaça ao reservatório de expansão, está muito quente. Ainda não verifiquei a mangueira inferior do radiador; aviso você à tarde.
Quanto às velas de ignição, é um motor a diesel e, pelo menos externamente, não vejo nenhum sinal de carbonização.
Para entender melhor tudo isso, você poderia me explicar em que direção o líquido de arrefecimento flui?
Obrigado.