Pesquise no MDM

Boletim

Falha na caixa de engrenagens Renault Megane

• Manual-Mecanica
  • Autor do assunto
  • Pensionista fresco
  • Pensionista fresco
Avançar
16 anos 10 meses antes #6833 por Manual-Mecanica
Falha na caixa de câmbio do Renault Megane. Postado por manual-mecanica
Olá, alguém poderia me dar uma ideia do que pode estar errado com meu Renault? Todas as manhãs, quando começo a dirigir e ele engata a 3ª marcha, aproximadamente, ouve-se um tranco e ele trava na 2ª marcha, e aparece uma mensagem dizendo "verificar caixa de câmbio". Eu desligo e ligo o carro novamente, e o problema não acontece mais. Acho que isso só ocorre quando o carro fica desligado por muitas horas... Alguém tem alguma ideia do que pode ser?

Por favor conecte ou crie uma conta para participar da conversa.

• Manual-Mecanica
  • Autor do assunto
  • Pensionista fresco
  • Pensionista fresco
Avançar
16 anos 10 meses antes #6853 por Manual-Mecanica
Resposta da Manual-mechanics sobre o tópico Re: Falha na caixa de velocidades do Renault Megane
Se o problema estiver relacionado ao tempo em marcha lenta, então há um problema com a pressão do óleo ou com o próprio óleo. Qual é a quilometragem do seu Megane e qual o tipo de transmissão que ele possui?

• Manual-Mecanica
  • Autor do assunto
  • Pensionista fresco
  • Pensionista fresco
Avançar
16 anos 10 meses antes #7079 por Manual-Mecanica
Resposta da Manual-mechanics sobre o tópico Re: Falha na caixa de velocidades do Renault Megane
Olá, bom dia. Estou com o mesmo problema hoje, 11 de fevereiro de 2009. O carro tem 32.000 km rodados e o levei à concessionária para descobrir o que está acontecendo. Acho que tem algo a ver com o óleo ou o sistema de arrefecimento, porque se fosse a embreagem ou algo assim, não estaria funcionando dessa forma. A velocidade máxima que consegui atingir foi de 230 km/h por 10 minutos sem problemas, então é muito estranho. Esse problema parece ser mais frequente quando o motor está frio e apenas ao ligá-lo pela manhã.

Atenciosamente

• Manual-Mecanica
  • Autor do assunto
  • Pensionista fresco
  • Pensionista fresco
Avançar
16 anos 10 meses antes #7081 por Manual-Mecanica
Sim, o meu funciona muito bem, mais do que excelente, anda perfeitamente, mas o problema é o seguinte: se eu o aquecer por 5 a 10 minutos de manhã, tudo funciona perfeitamente, sem qualquer problema com o meu carro.
Mas se eu o ligo e saio imediatamente, quando tenta engatar a terceira marcha, dá um tranco e trava. Tenho que desligá-lo e ligá-lo novamente... é muito estranho, e não acho que seja a transmissão. Não entendo muito de mecânica, mas suponho que se fosse isso, não engataria nenhuma marcha mesmo com o motor superaquecido... bem, é o que eu acho. Ainda não consegui levá-lo à concessionária porque não tenho dinheiro, mas vou levar... Saudações e obrigado a todos que responderam...

• Manual-Mecanica
  • Autor do assunto
  • Pensionista fresco
  • Pensionista fresco
Avançar
16 anos 10 meses antes #7082 por Manual-Mecanica
Bem, eu pensei em deixar o motor aquecer um pouco, mas o manual diz que não se deve fazer isso. O ideal é dirigir com calma e suavidade, e só. É o que estou tentando fazer. Desde que comprei o carro (é um modelo 2007), eu ligava e saía dirigindo sem problemas, mas agora ele começou a apresentar esse defeito. Assim como você, não entendo muito de mecânica, mas entendo de lógica, haha. E como você disse, se fosse algo relacionado à transmissão, ela não trocaria de marcha mesmo com o óleo quente. Estou mais inclinado a acreditar que seja a pressão do óleo do que a temperatura ambiente ou da transmissão. Foi o que me disseram na concessionária. Eles vão me devolver o carro em dois dias. Te aviso como foi, mas tirando isso, está tudo perfeito. Além disso, dependendo se eles trocarem alguma peça ou não, te passo os custos para você começar a economizar ou fazer como eu e usar a garantia.

Valeu, obrigado.