Olá, como você está, porque acho que não deveria ser sobre as válvulas, quando as válvulas falham, perde compressão, aumenta a compressão.
Para mim, que os detalhes estão no carburador, não tenho muito conhecimento em carburadores o que posso dizer para você fazer o carburador original desse motor, porque duas gargantas para um 1600cc são muito que considero, eu vi que normalmente é uma garganta para esse cilindro.
Procure o ajuste da flutuação, as reviravoltas para as quais os altos, baixos e arejados vão se ele carregar ou os dados nesse carburador.
Outras falhas que podem dar que são que esse mau motor sincronizou.
Que o tempo de ignição é mau, uma faísca pobre por uma bobina envelhecida, rotor com excesso de resistência, tampa antiga do distribuidor, cabos antigos e com alto módulo de ignição, etc. ou falhando que a compressão já está fugindo e você tem muito vapor de óleo circulando pelo seu carburador.
Agora, se você quiser decolar da dúvida, há um medidor vazio em Mercúrio chamado vacoumetro, você o insere em uma mangueira vazia e a agulha se move. Abaixe um PDF como essa ferramenta é lida e você terá uma idéia melhor.
Na marca Urrea, ela os vende e é chamada de medidor de vácuo para bomba de gás.