Pesquise no MDM

Boletim

O trânsito é coberto abaixo de 1500 rpm.

• Manual-Mecanica
  • Autor do assunto
  • Pensionista fresco
  • Pensionista fresco
Avançar
10 anos 5 meses antes #49591 por Manual-Mecanica
O motor de trânsito para abaixo de 1500 rpm. Publicado por manual-mecanica
Olá, colegas entusiastas de automóveis, preciso de uma pequena ajuda. Tenho uma Ford Transit 2.2 de 130 cv, ano 2006, com 85.000 km. O problema é que ela morre enquanto dirijo. Quando a rotação cai abaixo de 1.500 rpm, o acelerador não responde, os números no pequeno visor digital de km/l mudam para traços e tudo o mais parece funcionar normalmente — luzes de advertência, velocímetro, conta-giros —, mas ela morre muito suavemente. Se estiver descendo uma ladeira, às vezes ela volta a funcionar quando a rotação sobe acima de 1.500 rpm, mas se cair abaixo da marcha lenta, as luzes de advertência acendem, a direção fica dura e a rotação cai para zero.
O motor não mantém a marcha lenta; para fazê-lo funcionar, preciso acelerar até 1.500 rpm. Às vezes, o motor simplesmente fica em marcha lenta e parece estar funcionando com apenas três cilindros, com a rotação em 600 RPM. O indicador de consumo de combustível no painel digital mostra apenas traços e piscando, e o acelerador não responde.
Durante o inverno rigoroso, isso acontecia todos os dias. Troquei a bateria e funcionou bem por uma semana, mas depois o problema voltou. Troquei os filtros e funcionou bem por quase uma semana. Só voltou a funcionar corretamente quando o tempo esquentou. Mas agora, com o calor excessivo que temos tido, o problema recomeçou.
O código de erro OBD é U0140, mas acho que está mais relacionado à frequência com que preciso ligar o motor do que ao problema em si.

Por favor conecte ou crie uma conta para participar da conversa.

• Manual-Mecanica
  • Autor do assunto
  • Pensionista fresco
  • Pensionista fresco
Avançar
10 anos 5 meses antes #49592 por Manual-Mecanica
Resposta manual-mecânica sobre o tema de parada do motor Transit abaixo de 1500 rpm.
Olá: Já que ninguém respondeu, resolvi responder. Essa Transit é a diesel, certo? Se for, e você tiver um scanner que mostre os dados em tempo real, a pergunta é: qual a pressão no rail? Imagino que seja common rail. De forma geral, posso dizer que o common rail precisa de 300 a 600 bar para manter ou dar partida no motor. Verifique também se há excesso de fluxo de retorno dos injetores. (Se minha resposta não for convincente, outros poderão me corrigir. Boa sorte.)

• Manual-Mecanica
  • Autor do assunto
  • Pensionista fresco
  • Pensionista fresco
Avançar
10 anos 5 meses antes #49594 por Manual-Mecanica
Resposta manual-mecânica sobre o tema de parada do motor Transit abaixo de 1500 rpm.
Obrigado pela resposta, Minicokhe. Sim, é um motor Duratorq a diesel, common rail. Tenho um scanner, mas meu conhecimento sobre como interpretar os dados é muito limitado. Suponho que a leitura que preciso verificar seja a do "medidor de pressão do turbo". Tentarei descobrir com o scanner amanhã.

• Manual-Mecanica
  • Autor do assunto
  • Pensionista fresco
  • Pensionista fresco
Avançar
10 anos 5 meses antes #49603 por Manual-Mecanica
Olá: o valor que você precisa verificar é verificado no modo 1 do scanner, onde os parâmetros PID aparecem. O que você precisa verificar deve aparecer como PID FRP; FRP = (Pressão do Rail de Combustível).

• Manual-Mecanica
  • Autor do assunto
  • Pensionista fresco
  • Pensionista fresco
Avançar
10 anos 5 meses antes #49612 por Manual-Mecanica
Olá, o dispositivo que possuo é um adaptador ELM327 que utilizo com diversos aplicativos de análise, pois nem todos possuem os mesmos parâmetros. Em um deles, o parâmetro "Pressão do Rail de Combustível" a 1600 rpm indica 190 kPa. Acredito que o valor seja fornecido em quilopascais e com o acelerador pressionado para manter a rotação. Se for um problema de baixa pressão, poderia ser devido a alguma sujeira no sistema? Atenciosamente.