Pesquise no MDM

Boletim

BMW 320D Temperatura de resfriamento E46

• Manual-Mecanica
  • Autor do assunto
  • Pensionista fresco
  • Pensionista fresco
Avançar
10 anos 11 meses antes #48404 por Manual-Mecanica
Como o ponteiro do indicador de temperatura está com dificuldade para chegar ao centro, troquei os dois termostatos (do bloco do motor e da válvula EGR), mas o problema persiste.
Hoje dirigi 70 km na rodovia a aproximadamente 2.000 rpm. O indicador de temperatura no painel marcava 71 ou 72 °C, mas se eu reduzisse a marcha ou acelerasse além dessa faixa, a temperatura caía imediatamente para 65 °C. A temperatura só ultrapassa essa faixa em baixas rotações quando entro na cidade e paro em um semáforo, mas volta a cair assim que retomo a condução normal.

Por favor conecte ou crie uma conta para participar da conversa.

• Manual-Mecanica
  • Autor do assunto
  • Pensionista fresco
  • Pensionista fresco
Avançar
10 anos 11 meses antes #48410 por Manual-Mecanica
Resposta do Manual-Mechanics sobre o tema da temperatura do líquido de arrefecimento do BMW 320D E46
Isso me leva a crer que a ventoinha (se for uma ventoinha com acoplamento viscoso, o que não tenho certeza) está funcionando constantemente e que, quanto maior a rotação do motor, mais ele resfria, tanto na desaceleração quanto na aceleração. Portanto, você terá que verificar esse acoplamento viscoso. O que não entendo é como, com a válvula termostática fechada no bloco do motor, o sistema registra a queda de temperatura no cabeçote se não há fluxo de ar do radiador. Presumo que a válvula termostática esteja calibrada para a temperatura correta do motor. Se a ventoinha for elétrica, ela será controlada pela ECU com base no sensor de temperatura (meça esse sensor). Outra questão é se o radiador possui aletas e se elas ficam abertas o tempo todo... nos dê mais detalhes sobre como funciona o sistema de arrefecimento deste carro. Obrigado!

Por favor conecte ou crie uma conta para participar da conversa.