Pesquise no MDM

Boletim

Falha do MAF?

• Manual-Mecanica
  • Autor do assunto
  • Pensionista fresco
  • Pensionista fresco
Avançar
11 anos 6 meses antes #46436 por Manual-Mecanica
Falha no sensor MAF? Postado por manual-mecanica
Boa noite a todos, estou com dúvidas sobre o sensor MAF de 4 fios do meu Ford Ka. Eis o que vocês acham: o carro pega na primeira tentativa, acelerando bastante a 2000 RPM, e depois de uns 5 segundos estabiliza na marcha lenta. Quando atinge a temperatura ideal de funcionamento e tento ligar novamente, a rotação sobe, mas fica em 1200 RPM. Já verifiquei o IAC, TPS, ECT e a fiação. Então, minha pergunta é: um sensor MAF com defeito poderia estar causando esse problema? Ou seria um possível vazamento de ar? Já troquei todas as mangueiras de admissão e estou pensando em trocar também a junta do coletor de admissão. O scanner não está mostrando nenhum código de falha. Quando medi a tensão em relação ao terra com um multímetro, um fio apresentou 12V e outro 0,72V com o motor desligado; os outros dois fios apresentaram 0V. Qualquer ajuda será muito bem-vinda! Obrigado!

Por favor conecte ou crie uma conta para participar da conversa.

• Manual-Mecanica
  • Autor do assunto
  • Pensionista fresco
  • Pensionista fresco
Avançar
11 anos 6 meses antes #46446 por Manual-Mecanica
Resposta Manual-Mecanica sobre o tópico Falha no MAF?
Se não houver falsos vazamentos de ar e tudo o mais parecer normal, e nenhum código de erro estiver sendo apresentado, meça a pressão do combustível na linha de combustível para verificar o regulador de pressão, tanto em movimento (pressão regulada de 2,7 bar) quanto com o carro parado. Veja se a pressão cai rapidamente; se isso acontecer, um ou mais injetores podem não estar fechando corretamente, o que explicaria por que a mistura fica mais rica na partida e a rotação do motor sobe por um tempo até estabilizar.
Quanto à verificação do sensor MAF (sensor de fluxo de ar de massa), não sei suas tensões de entrada e saída, e se o seu multímetro não for muito preciso, ele pode fornecer uma leitura falsa e levar a erros. Mas acho que você pode medir a resistência dele (desconectado) no fio e também no sensor de temperatura do ar. Abraço!

• Manual-Mecanica
  • Autor do assunto
  • Pensionista fresco
  • Pensionista fresco
Avançar
11 anos 6 meses antes #46453 por Manual-Mecanica
Obrigado, ismael53. Troquei a junta do coletor de admissão e tudo continua igual. - A junta estava prestes a romper na área da passagem de água - Não percebi isso quando testei os injetores enquanto eles estavam fora, perto do coletor de admissão. Não tenho um manômetro de pressão de combustível, então vou tentar conseguir um. Também vou testar os injetores cuja resistência eu medi, e eles estão apresentando valores semelhantes (16,3/16,7 ohms).
E se um injetor estiver vazando, não vedando corretamente ou pulverizando combustível em excesso, devo sentir cheiro de gasolina? Porque não está saindo fumaça nem cheiro de gasolina... Atenciosamente.

• Manual-Mecanica
  • Autor do assunto
  • Pensionista fresco
  • Pensionista fresco
Avançar
11 anos 6 meses antes #46459 por Manual-Mecanica
Se, ao desligar o motor, um dos injetores não estiver fechando corretamente, haverá perda de pressão na linha de combustível. Se a perda for significativa, você sentirá um cheiro estranho e o motor demorará a ligar. Verificar a pressão é uma sugestão, pois a ECU não detecta falhas. Você também pode verificar as velas de ignição para ver se estão queimando uniformemente. Da mesma forma, verifique a válvula PCV no cárter para ver se ela está permitindo a entrada de ar daquela área na admissão. Alguns motores não medem esse fluxo de ar, o que causa o aumento da marcha lenta (se você bloquear a entrada da válvula PCV, poderá observar se a rotação cai). De qualquer forma, muitos dirão que os motores Ford têm problemas com a válvula IAC travando... essas são possíveis causas do seu problema. Investigue e veja o que você descobre. Abraço!

• Manual-Mecanica
  • Autor do assunto
  • Pensionista fresco
  • Pensionista fresco
Avançar
11 anos 6 meses antes #46468 por Manual-Mecanica
Sim, vou continuar pesquisando seguindo seu conselho. Obrigada!