Pesquise no MDM

Boletim

Peugeot 306 XS 1.6 não queime bem e eu sou louco

• Manual-Mecanica
  • Autor do assunto
  • Pensionista fresco
  • Pensionista fresco
Avançar
11 anos 10 meses antes #45521 por Manual-Mecanica
Peugeot 306 XS 1.6 não queima bem e sou louco publicado por Manual-Mecanica
:( Olá amigos, espero que possam me ajudar ou me dar alguma informação sobre o meu problema.

Tenho um Peugeot 306 XS 1.6 de injeção, de fevereiro de 1997. O problema é que o carro não está queimando combustível corretamente. Já troquei a bobina de ignição, as velas, os cabos de ignição, limpei os injetores e até verifiquei todos os fios e conectores do motor, e nenhum deles parece danificado ou desgastado... e o carro continua igual. Quando o motor esquenta um pouco, ele dá estouros porque está recebendo combustível em excesso. Não sei mais o que fazer...:( :(

Se alguém já passou por algo parecido, agradeceria muito qualquer resposta e conselho de quem teve o mesmo carro ou se tiverem alguma outra ideia do que eu poderia verificar ou substituir no carro, porque estou ficando louco. Já faz duas semanas que estou nisso e não consigo encontrar o problema.

Muito obrigado a todos por dedicarem seu precioso tempo
. Atenciosamente!

Por favor conecte ou crie uma conta para participar da conversa.

• Manual-Mecanica
  • Autor do assunto
  • Pensionista fresco
  • Pensionista fresco
Avançar
11 anos 10 meses antes #45523 por Manual-Mecanica
Olá andresjp87, meça a pressão no tubo de combustível para verificar se o regulador está funcionando corretamente. Além disso, verifique a resistência do sensor de temperatura para ver quais leituras você obtém quando o motor está frio e depois a 80°C (quando está quente). Abraço!

• Manual-Mecanica
  • Autor do assunto
  • Pensionista fresco
  • Pensionista fresco
Avançar
11 anos 10 meses antes #45525 por Manual-Mecanica
Outra coisa que você pode tentar (se ainda não tentou) é o módulo de ignição. É bastante comum em Peugeots; começa com falhas de ignição e, com o tempo, acaba não ligando corretamente, dando solavancos e, eventualmente, não liga de jeito nenhum. Estou te enviando uma foto.

(Digo isso porque já negociei mais de um Peugeot e um Citroën daquela época)

• Manual-Mecanica
  • Autor do assunto
  • Pensionista fresco
  • Pensionista fresco
Avançar
11 anos 10 meses antes #45527 por Manual-Mecanica
Muito obrigado, ismael53. Tenho mais algumas perguntas, já que você tem experiência com esse carro. Como mencionei, troquei a bobina de ignição, limpei os injetores e assim por diante, mas o carro parece estar afogado, como se estivesse funcionando com três cilindros. Isso só acontece quando a temperatura chega a cerca de 70 graus Celsius, e ele dá alguns estouros, pequenos estalos e crepitações, mas não emite fumaça. A pressão da linha de combustível, segundo a Bosch (especializada em injeção eletrônica), foi medida e estava correta. Mas eu nem tinha reparado no que você mencionou sobre o módulo de ignição eletrônica. Aliás, nem sei onde ele fica. Ou talvez eu esteja dando voltas em círculos e tenha me esquecido. Você poderia me dizer onde fica esse módulo de ignição eletrônica para que eu possa verificar amanhã ou quando puder? O novo sensor de temperatura e o termostato chegam amanhã e eu os instalarei. Também encomendei um sensor de pressão de admissão. Obrigado novamente.

• Manual-Mecanica
  • Autor do assunto
  • Pensionista fresco
  • Pensionista fresco
Avançar
11 anos 10 meses antes #45529 por Manual-Mecanica
Este motor (TU5JP) aparentemente não possui o módulo neste sistema de injeção. Antes de comprar qualquer peça, verifique as seguintes resistências:
- Sensor de temperatura (localizado na carcaça do termostato):
a 10°C = 3530 ohms a 4100 ohms;
a 20°C = 2350 ohms a 2670 ohms;
a 80°C = 292 ohms a 366 ohms.
- Sensor de posição da cambota: 460 +/- 160 ohms.
- Sensor de posição da borboleta:
entre as posições 1 e 2 = 1262 ohms;
entre as posições 1 e 3 = 1556 ohms (fechada), 2550 ohms (aberta);
entre as posições 3 e 2 = 2610 ohms (fechada), 1525 ohms (aberta).

O sensor de pressão também pode ser medido, mas é mais complicado. Se possível, use um multímetro para essas medições; você economizará dinheiro. Abraço!