Pesquise no MDM

Boletim

Nissan Terrano 1991 Problemas automáticos de caixa

• Manual-Mecanica
  • Autor do assunto
  • Pensionista fresco
  • Pensionista fresco
Avançar
11 anos 10 meses antes #45212 por Manual-Mecanica
Boa tarde, escrevo para relatar um problema que está me deixando louco... Tenho um Ford Terrano 1991 com transmissão automática e, por muito tempo, não tive problemas. Mas ultimamente, quando coloco em Drive (D), demora cada vez mais para engatar, mas quando piso no acelerador, o carro não se move. Isso acontece depois que o carro está funcionando por pelo menos 10 minutos (ou seja, o óleo aquece). Antes disso, consigo colocar em Drive e dirigir normalmente, sem problemas (cheguei a atingir 150 km/h, freando em semáforos, etc., e o carro liga sem nenhum problema). A única coisa que acontece é se eu colocar em Neutro (N) por um segundo e depois voltar para Drive; aí ele não liga de jeito nenhum. É nisso que quero que vocês prestem atenção (desculpem as letras maiúsculas, mas é algo que nenhum mecânico entende). Consigo dirigir perfeitamente bem em "D" até colocar em "N" ou "R" (ou seja, soltar o acelerador). O "D" (Drive) funciona perfeitamente enquanto eu não o solto... portanto, presumo, e muitos outros também, que não seja um problema com os discos, embreagens ou algo do tipo, porque, caso contrário, depois de aquecer enquanto ainda está em "D", não ligaria novamente. O problema só ocorre quando tiro do "D"... Acho que é mais um problema elétrico porque um dia, enquanto fazia alguns testes, eu estava no carro com meu pai, que estava com o carro em "D" e o pedal do freio pressionado por precaução, e eu desconectei um conector e o carro engatou imediatamente e começou a se mover (embora, se eu desconectar esse conector, as marchas não recebam energia). Isso aconteceu há dois dias, e agora estou na internet tentando encontrar uma resposta, já que os mecânicos daqui estão cobrando cerca de US$ 1400 pelo conserto (sou do Chile; converti para dólares para que todos entendam).
Agradeço desde já e aguardo suas respostas.

Por favor conecte ou crie uma conta para participar da conversa.

• Manual-Mecanica
  • Autor do assunto
  • Pensionista fresco
  • Pensionista fresco
Avançar
11 anos 10 meses antes #45214 por Manual-Mecanica
Resposta de um mecânico sobre o tema de problemas na transmissão automática do Nissan Terrano 1991
Verifique se você trocou o óleo e o filtro da caixa de câmbio... Valeu!!

• Manual-Mecanica
  • Autor do assunto
  • Pensionista fresco
  • Pensionista fresco
Avançar
11 anos 10 meses antes #45217 por Manual-Mecanica
Resposta de um mecânico sobre o tema de problemas na transmissão automática do Nissan Terrano 1991
Troquei o filtro e o óleo...

• Manual-Mecanica
  • Autor do assunto
  • Pensionista fresco
  • Pensionista fresco
Avançar
11 anos 10 meses antes - 11 anos 10 meses antes #45218 por Manual-Mecanica
Olá a todos, meu compatriota, depois de ler atentamente sua postagem, acredito que você esteja com um problema no sensor de posição da transmissão automática. Esse sensor informa à unidade de controle eletrônico da transmissão a posição da alavanca. É comum que haja acúmulo de sujeira, causando trocas de marcha lentas, e então, quando a transmissão sai do neutro para a posição de dirigir, o computador não reconhece a mudança, tratando-a como se ainda estivesse em neutro. Eu utilizo o manual da ATSG para diagnosticar essas transmissões; o manual da Nissan está em inglês, mas você pode baixá-lo de torrents. Se fosse um problema mecânico, como cintas ou discos desgastados, a função de transmissão automática (AFT) geralmente patinaria quando aquecesse, mas não parece ser o caso aqui. A outra possibilidade, bem menos provável, é um problema com a válvula manual, que você move com a alavanca. Essa válvula redireciona o óleo sob pressão modulada para diferentes partes da transmissão, criando combinações e, assim, gerando as trocas de marcha. No entanto, com o problema que você descreveu, a primeira possibilidade parece mais provável. Existem outras causas menos prováveis, mas muito mais difíceis de diagnosticar, como uma válvula de retenção (unidirecional) travada ou um acumulador hidráulico com defeito. Mas você não relatou nenhuma aspereza na troca de marchas. Para detectar problemas como esse, é necessário medir as pressões do óleo dentro da transmissão (linha e modulada). Não quero te confundir, mas transmissões automáticas nem sempre são fáceis de diagnosticar, especialmente falhas hidráulicas (as transmissões automáticas operam com faixas específicas de pressão do óleo). Tudo isso pressupõe que sua caminhonete tenha o motor V6 VG30E acoplado à transmissão automática de 4 velocidades com controle eletrônico de trocas, que é o que eu tenho visto. Saudações de Quilpué, Chile, e boa sorte, amigo.
Última edição: 11 anos 10 meses antes .

• Manual-Mecanica
  • Autor do assunto
  • Pensionista fresco
  • Pensionista fresco
Avançar
11 anos 10 meses antes #45219 por Manual-Mecanica
Obrigado pela resposta... Vou procurar o manual que você mencionou. Acho que é mais provável que seja um problema elétrico, porque se fosse mecânico, começaria a apresentar defeito assim que esquentasse, e este funciona enquanto não mudar de posição... Vou procurar onde fica o sensor de alcance... Te aviso se encontrar alguma coisa...