Pesquise no MDM

Boletim

Problema Matiz G2 Ano de 2006 (Pontiac)

• Manual-Mecanica
  • Autor do assunto
  • Pensionista fresco
  • Pensionista fresco
Avançar
12 anos 2 semanas antes #44169 por Manual-Mecanica
Problema no Matiz G2, 2006 (Pontiac) - Postado por manual-mecanica
Há cerca de seis meses, comprei um Pontiac Matiz, modelo 2006. O problema é que o motor oscila a rotação (entre 1800 e 5000 RPM). Disseram-me que poderiam ser os cabos de vela, já que o carro tem 59.600 km rodados, e que eu deveria trocá-los. Comprei cabos originais hoje, mas o problema persiste. Li que poderia ser a válvula IAC, mas não sei onde ela fica. Baixei um manual em inglês daqui, mas o corpo da borboleta não parece o mesmo. Para piorar a situação, hoje, quando cheguei do trabalho, o vidro do lado do passageiro não subia (ele é elétrico). O outro sobe e desce normalmente. Pensei: "Deve ser um fusível", então verifiquei a caixa de fusíveis, que, para completar, está ilegível. Verifiquei a continuidade e a aparência de cada um, e todos estavam bons. Li aqui e ali, e aparentemente, é semelhante ao Spark. Um diagrama dos fusíveis do Spark menciona que ele tem apenas um fusível (acho que de 30A) para os dois vidros. Então, se um vidro sobe e desce normalmente, o motor do outro vidro pode estar danificado? Ou o Matiz tem proteção individual para cada motor de vidro? Essas são as minhas dúvidas. Também notei, no caminho para casa, um cheiro de borracha derretida, algo assim. Quando abri o capô, o cheiro vinha dos cabos de vela que eu havia trocado (eles estavam marcados e na mesma ordem). Isso pode ser normal por serem novos? Dirigi apenas uns 5 minutos do trabalho para casa... Então, esses são os meus problemas. Não me incomodaram até agora.
Espero poder contar com a sua valiosa ajuda. Não sei se há um manual para este carro no site. Agradeço antecipadamente pelo seu apoio.

Atenciosamente, Martín Santos
, Quintana Roo, México

Por favor conecte ou crie uma conta para participar da conversa.

• Manual-Mecanica
  • Autor do assunto
  • Pensionista fresco
  • Pensionista fresco
Avançar
12 anos 2 semanas antes #44172 por Manual-Mecanica
Resposta Manual-Mecanica no Problema Matiz G2 Ano de 2006 (Pontiac)
Normalmente, quando a rotação da marcha lenta de um carro oscila, isso se deve a uma mangueira de admissão quebrada ou à válvula de controle da marcha lenta.

Verifique tudo, desde o filtro de ar até o coletor de admissão, em busca de furos ou qualquer coisa que possa permitir a entrada de ar nessas mangueiras.

Aqui vai uma dica para localizar a válvula de controle da marcha lenta do seu carro: (pesquise "válvula de controle da marcha lenta Matiz gasolina 2006" no Google Imagens). Você verá o que procura; ela está localizada perto do motor, no coletor de admissão.

Tente removê-la, limpá-la e limpar seus conectores. Meça a continuidade entre seus terminais com um multímetro; deve haver continuidade. Acho que é um eletroímã.

Espero que esta informação seja útil. Se alguém souber se estou correto sobre como verificar a válvula, por favor, me avise, pois tenho algumas dúvidas sobre esta última parte.

• Manual-Mecanica
  • Autor do assunto
  • Pensionista fresco
  • Pensionista fresco
Avançar
12 anos 2 semanas antes #44173 por Manual-Mecanica
Esqueci de mencionar que o cheiro de plástico queimado não é normal. Espere alguns dias para ver se desaparece sozinho. Uma vez, um saco plástico grudou no escapamento de um cliente, e você não acreditaria no cheiro. : Rir:

• Manual-Mecanica
  • Autor do assunto
  • Pensionista fresco
  • Pensionista fresco
Avançar
12 anos 2 semanas antes #44175 por Manual-Mecanica
Obrigado pela dica. Já verifiquei várias imagens, mas são todas diferentes. Espero que o cheiro desapareça. Quanto ao regulador do vidro elétrico, desmontei a porta esta manhã. Não consegui remover o motor. Verifiquei as voltagens e elas estão chegando corretamente ao conector preso à porta. O que notei é que, depois desse conector, há outro preso à carcaça do motor, mantido no lugar por uma cinta. Mexi um pouco nele (porque não consegui remover o motor; ele tem um mecanismo um tanto estranho e o vidro estava travado abaixado). Enfim, depois de mexer nesse conector preso ao motor, reconectei a voltagem e o vidro começou a subir e descer normalmente. Testei algumas vezes e remontei tudo; não apresentou mais problemas desde então. Quanto à válvula, há algumas mangueiras pequenas que conectam o filtro de ar e uma delas tem um pequeno dispositivo na ponta que vibra. Uma das mangueiras parece não estar funcionando. Ela veda bem, se solta só de tocar e está um pouco ressecada e rachada. Vou trocá-las (enquanto procuro a maldita válvula). Valeu!

• Manual-Mecanica
  • Autor do assunto
  • Pensionista fresco
  • Pensionista fresco
Avançar
12 anos 2 semanas antes #44206 por Manual-Mecanica
Olá igryo, como para todos os outros, para verificar a válvula IAC, ou qualquer outra válvula solenoide: desconecte o conector (geralmente tem dois polos), ajuste seu multímetro para medir resistência (ohms) na escala mais baixa, meça a resistência entre os dois polos e ela deve mostrar continuidade dentro dos valores especificados pelo fabricante. Como referência, geralmente é de 30 ohms para válvulas solenoides de 12V DC. Se não houver leitura, ou se a leitura estiver fora da faixa especificada, considere que está com defeito. Espero que isso ajude.