Há cerca de seis meses, comprei um Pontiac Matiz, modelo 2006. O problema é que o motor oscila a rotação (entre 1800 e 5000 RPM). Disseram-me que poderiam ser os cabos de vela, já que o carro tem 59.600 km rodados, e que eu deveria trocá-los. Comprei cabos originais hoje, mas o problema persiste. Li que poderia ser a válvula IAC, mas não sei onde ela fica. Baixei um manual em inglês daqui, mas o corpo da borboleta não parece o mesmo. Para piorar a situação, hoje, quando cheguei do trabalho, o vidro do lado do passageiro não subia (ele é elétrico). O outro sobe e desce normalmente. Pensei: "Deve ser um fusível", então verifiquei a caixa de fusíveis, que, para completar, está ilegível. Verifiquei a continuidade e a aparência de cada um, e todos estavam bons. Li aqui e ali, e aparentemente, é semelhante ao Spark. Um diagrama dos fusíveis do Spark menciona que ele tem apenas um fusível (acho que de 30A) para os dois vidros. Então, se um vidro sobe e desce normalmente, o motor do outro vidro pode estar danificado? Ou o Matiz tem proteção individual para cada motor de vidro? Essas são as minhas dúvidas. Também notei, no caminho para casa, um cheiro de borracha derretida, algo assim. Quando abri o capô, o cheiro vinha dos cabos de vela que eu havia trocado (eles estavam marcados e na mesma ordem). Isso pode ser normal por serem novos? Dirigi apenas uns 5 minutos do trabalho para casa... Então, esses são os meus problemas. Não me incomodaram até agora.
Espero poder contar com a sua valiosa ajuda. Não sei se há um manual para este carro no site. Agradeço antecipadamente pelo seu apoio.
Atenciosamente, Martín Santos
, Quintana Roo, México