Pesquise no MDM

Boletim

Ajuste uma alça simples

• Manual-Mecanica
  • Autor do assunto
  • Pensionista fresco
  • Pensionista fresco
Avançar
12 anos 6 meses antes #42064 por Manual-Mecanica
Ajustando uma correia simples. Publicado por manual-mecanica
Olá pessoal, eu tenho um Fiat One SCV 1.6 Mod 92, com ar, e preciso ajustar a correia que vai do eixo de manivela a uma polia Q dessa polia vai para o alternador. Não consigo encontrar como apertá -lo. Ajuda, por favor

Por favor conecte ou crie uma conta para participar da conversa.

• Manual-Mecanica
  • Autor do assunto
  • Pensionista fresco
  • Pensionista fresco
Avançar
12 anos 6 meses antes #42066 por Manual-Mecanica
Resposta de um mecânico sobre o tema de ajuste de uma correia simples.
Se não tiver um rolamento tensor e passar apenas pelo amortecedor e pelo alternador, deve ter um "olho chinês" no alternador.

• Manual-Mecanica
  • Autor do assunto
  • Pensionista fresco
  • Pensionista fresco
Avançar
12 anos 6 meses antes #42068 por Manual-Mecanica
Olá, sou mecânico em Mar del Plata. Trabalho num Fiat Uno com motor 1.6 e ar condicionado. A polia da cambota tem três parafusos de 10 mm; remova-os. Desmonte metade da polia; encontrará algumas arruelas de ajuste. Remova uma, monte novamente e teste a tensão. Se ainda estiver frouxa, remova outra. Ao remontar, faça-o rodando a polia. Se apertar tudo de uma vez, é muito provável que quebre. Para afrouxar a correia, pode adicionar mais espaçadores. Estou sempre a referir-me à correia da cambota e à correia da bomba de água.

• Manual-Mecanica
  • Autor do assunto
  • Pensionista fresco
  • Pensionista fresco
Avançar
12 anos 6 meses antes #42130 por Manual-Mecanica
Fiz exatamente o que você me disse, até procurei algumas fotos de como deveria ser ajustado, mas não está firme. Não tem nenhum espaçador instalado, só um do lado de fora. Mesmo assim, coloquei, fez um barulho horrível e, depois de dois dias, não pegou mais. Será que é por isso? E reparei que tem óleo, haha, tem quatro fios que vão para as velas. O óleo parece novo. Me ajuda, por favor!

• Manual-Mecanica
  • Autor do assunto
  • Pensionista fresco
  • Pensionista fresco
Avançar
12 anos 6 meses antes #42140 por Manual-Mecanica
O tamanho da correia não deve ser o problema; ela deve apertar sem dificuldade. Se não me engano, a que instalei há alguns dias era uma AV 680 de 10 polegadas com um espaçador no meio. Quanto ao vazamento de óleo, é estranho; não há nada por perto de onde possa estar vazando. Se fosse o retentor do virabrequim, a gota de óleo cairia primeiro pela tampa da correia dentada. Observe bem de onde a gota está vindo; use uma lanterna e um espelho, se necessário. Boa sorte.