Bem, eu me respondo.
Procurando que existem informações da SGTE, copio textualmente.
A agulha de velocímetro do Renault Megane, Kangoo e Clio Falls.
Há um problema com vários veículos da marca Renault que apresentam a seguinte falha: No caminho, de repente a agulha de velocímetro cai para zero. O carro perde alguma velocidade e força. Mas ainda funciona. Depois de um tempo, ele se recupera sozinho. Às vezes, é resolvido liberando o acelerador e acelerando novamente. Rara Ves faz isso na cidade e é mais perceptível quando segue uma rota.
O estranho sobre esse fracasso é que o velocimetro vai para zero.
Essa falha é produzida pelo sensor de velocidade de Velocimetro na caixa de engrenagens.
Este sistema não é como o conhecido que carrega um cabo (conhecido como intestino de velocímetro), que vai da caixa de engrenagens ao velocímetro.
No Renault, é um sensor eletrônico que envia um sinal para a caixa preta e, a partir desse sinal de envio para o velocímetro.
Quando há uma falha do sensor, a caixa preta interpreta que o veículo fica em baixa velocidade e ajusta a injeção de combustível para que o motor produza torque e não velocidade. (Fonte
www.araringa.net/ )
No meu caso, movi apenas o plugue e comecei a funcionar o Velocimetter. Mas vou ter o sensor dito melhor.
saudações.