Pesquise no MDM

Boletim

Eu perco todo o líquido refrigerante do meu Audi 80

• Manual-Mecanica
  • Autor do assunto
  • Pensionista fresco
  • Pensionista fresco
Avançar
12 anos 9 meses antes #40903 por Manual-Mecanica
Olá, estou com um problema no meu Audi 80 2.E.

Inicialmente, a ventoinha de arrefecimento ligava assim que o carro era estacionado (e não apenas nos primeiros 10 minutos após estacionar) e funcionava até descarregar completamente a bateria. Tive que trocá-la três vezes.

Como solução temporária, desconectei a bateria abrindo o capô sempre que estacionava. Depois, passei a desconectar a ventoinha completamente, já que só usava o carro em rodovias e a temperatura nunca passava de 90 graus Celsius.

Mas, outro dia, comecei a ver fumaça saindo debaixo do capô. Encostei o carro e a mangueira grande que leva o líquido de arrefecimento para o radiador havia se soltado devido à pressão da temperatura. Reconectei-a, apertando a arruela, e funcionou por alguns quilômetros. Mas então aconteceu de novo: saiu fumaça, mas desta vez a mangueira não havia se soltado, embora todo o líquido de arrefecimento tivesse vazado.

Presumindo que fosse o radiador, completei o nível e deixei o carro parado por alguns dias. Hoje liguei o carro estacionado, deixando o motor aquecer. A ventoinha ligou a 70 graus Celsius, mas depois desligou. A 90-95 graus, com o capô aberto, ouvi um "plop" e a mangueira soltou-se novamente, provavelmente devido à temperatura e à pressão.

Não sei se vale a pena consertar, embora seja uma pena porque o carro funciona bem, mas ele tem 20 anos e, uma vez que eu comece a trocar peças, não vou parar...

Vocês acham que pode ser o radiador? Se fosse o radiador, a mangueira não teria se soltado por causa da temperatura e da pressão; teria vazado em outro lugar, certo? Ou talvez a ventoinha não esteja regulada corretamente para ligar, ou sei lá...

De qualquer forma, agradeço as opiniões de vocês.

Obrigado.

Por favor conecte ou crie uma conta para participar da conversa.

• Manual-Mecanica
  • Autor do assunto
  • Pensionista fresco
  • Pensionista fresco
Avançar
12 anos 9 meses antes #40907 por Manual-Mecanica
Resposta do Manual-mechanics sobre o tópico: Estou perdendo todo o líquido de arrefecimento do meu Audi 80.
Olá, em relação ao problema com a ventoinha, você deve verificar os sensores, a fiação e os relés para garantir que tudo esteja funcionando corretamente.
Por outro lado, se alguma mangueira se soltar mesmo com a braçadeira apertada, é muito possível que a junta do cabeçote, o próprio cabeçote ou até mesmo o bloco do motor estejam com defeito. O que acontece é que o sistema de arrefecimento e o(s) cilindro(s) estão conectados, então a pressão do cilindro passa para o sistema de arrefecimento e o líquido de arrefecimento, por sua vez, passa para o cilindro. Portanto, o sistema de arrefecimento acumula muita pressão e o líquido de arrefecimento é consumido pelo motor ou expelido porque a mangueira se solta devido à pressão excessiva.

• Manual-Mecanica
  • Autor do assunto
  • Pensionista fresco
  • Pensionista fresco
Avançar
12 anos 9 meses antes #40908 por Manual-Mecanica
Resposta do Manual-mechanics sobre o tópico: Estou perdendo todo o líquido de arrefecimento do meu Audi 80.
Obrigado, Jordi, pela sua resposta. Toda essa história me parece muito suspeita, então talvez seja melhor simplesmente descartar o carro de 20 anos, pelo qual eu não conseguiria nem €400 mesmo que estivesse funcionando bem. É uma pena, porque o carro está em boas condições e o interior está bem conservado. Você acha que vale a pena dar uma olhada, considerando a explicação que dei?

Obrigado novamente e cumprimentos.

• Manual-Mecanica
  • Autor do assunto
  • Pensionista fresco
  • Pensionista fresco
Avançar
12 anos 9 meses antes #40911 por Manual-Mecanica
Todo veículo é recuperável. Pelo que você está dizendo, há muita pressão no sistema de arrefecimento. Isso pode ser devido a várias coisas, não apenas uma junta do cabeçote queimada. Pode ser um radiador entupido, uma bomba d'água desgastada (ela tem 20 anos, haha). Aqui no Chile, nós consertamos, não jogamos fora. Claro, o custo do reparo aqui é muito menor. Mas, de qualquer forma, faça um teste simples: ligue a ventoinha diretamente com um interruptor ou apenas com fios e dê uma volta para ver se o motor superaquece. Se não superaquecer, e não houver pressão no sistema e a água não sumir, então não é uma junta do cabeçote queimada e o reparo não é tão caro.

• Manual-Mecanica
  • Autor do assunto
  • Pensionista fresco
  • Pensionista fresco
Avançar
12 anos 9 meses antes #40926 por Manual-Mecanica
Olá, obrigado pela resposta, mas como faço para configurar o ventilador para funcionar continuamente?