Olá, estou com um problema no meu Audi 80 2.E.
Inicialmente, a ventoinha de arrefecimento ligava assim que o carro era estacionado (e não apenas nos primeiros 10 minutos após estacionar) e funcionava até descarregar completamente a bateria. Tive que trocá-la três vezes.
Como solução temporária, desconectei a bateria abrindo o capô sempre que estacionava. Depois, passei a desconectar a ventoinha completamente, já que só usava o carro em rodovias e a temperatura nunca passava de 90 graus Celsius.
Mas, outro dia, comecei a ver fumaça saindo debaixo do capô. Encostei o carro e a mangueira grande que leva o líquido de arrefecimento para o radiador havia se soltado devido à pressão da temperatura. Reconectei-a, apertando a arruela, e funcionou por alguns quilômetros. Mas então aconteceu de novo: saiu fumaça, mas desta vez a mangueira não havia se soltado, embora todo o líquido de arrefecimento tivesse vazado.
Presumindo que fosse o radiador, completei o nível e deixei o carro parado por alguns dias. Hoje liguei o carro estacionado, deixando o motor aquecer. A ventoinha ligou a 70 graus Celsius, mas depois desligou. A 90-95 graus, com o capô aberto, ouvi um "plop" e a mangueira soltou-se novamente, provavelmente devido à temperatura e à pressão.
Não sei se vale a pena consertar, embora seja uma pena porque o carro funciona bem, mas ele tem 20 anos e, uma vez que eu comece a trocar peças, não vou parar...
Vocês acham que pode ser o radiador? Se fosse o radiador, a mangueira não teria se soltado por causa da temperatura e da pressão; teria vazado em outro lugar, certo? Ou talvez a ventoinha não esteja regulada corretamente para ligar, ou sei lá...
De qualquer forma, agradeço as opiniões de vocês.
Obrigado.