Pesquise no MDM

Boletim

Ajuda com a falha VTEC

• Manual-Mecanica
  • Autor do assunto
  • Pensionista fresco
  • Pensionista fresco
Avançar
13 anos 4 meses antes #37037 por Manual-Mecanica
Ajuda com falha do VTEC. Postado por manual-mecanica
Olá a todos, preciso de ajuda com meu Honda Civic 2001 com motor D17A2. Estou com um problema no VTEC; ele não está ativando. (Já verifiquei a válvula internamente e o filtro está bom. Há 13,5 volts no conector da válvula que ativa a pressão do óleo. Também há 13,5 volts no interruptor de pressão do óleo. Troquei o óleo de 10W-30 para 10W-40, mas o problema persiste.) (Outro problema) Tenho um código de falha (0141) relacionado ao sensor de oxigênio 2. Esse código poderia estar impedindo a ativação do VTEC? Agradeço muito a ajuda.

Por favor conecte ou crie uma conta para participar da conversa.

• Manual-Mecanica
  • Autor do assunto
  • Pensionista fresco
  • Pensionista fresco
Avançar
13 anos 4 meses antes #37038 por Manual-Mecanica
Resposta de um mecânico sobre o tema de ajuda com falha no VTEC
Amigo, não acho que o VTEC esteja com defeito por causa do sensor 2. Me parece que o óleo ainda está muito fino para o carro... você poderia tentar o 20W50. Espero que isso ajude. :)

• Manual-Mecanica
  • Autor do assunto
  • Pensionista fresco
  • Pensionista fresco
Avançar
13 anos 4 meses antes #37062 por Manual-Mecanica
Resposta de um mecânico sobre o tema de ajuda com falha no VTEC
Como o registrador de dados está com defeito, isso afeta o desempenho em baixa velocidade porque, ao acelerar, ocorre um fenômeno chamado circuito aberto, no qual a ECU (unidade de controle do motor) bloqueia o sinal do sensor — neste caso, o sensor de oxigênio.
É possível que a válvula que ativa o sistema esteja travada ou danificada. Como se trata de uma válvula solenoide, você mencionou ter medido a tensão no conector, mas não a resistência na válvula.
Outra possibilidade é o sensor CMP (sensor de posição do comando de válvulas),
que é necessário para informar a ECU sobre as válvulas.
Pode ser esse sensor, pois o veículo pode começar a usar os dados fornecidos pelos sensores CKP e TPS.

Espero que você encontre o problema.