Pesquise no MDM

Boletim

Como instalar um medidor de temperatura do motor

• Manual-Mecanica
  • Autor do assunto
  • Pensionista fresco
  • Pensionista fresco
Avançar
13 anos 11 meses antes #29684 por Manual-Mecanica
Quero instalar um velocímetro em um Opel Zafira 2007, que não veio com um de fábrica. Ele só tem a luz de advertência de emergência. Estou preocupado que o computador de bordo do carro apresente algum problema durante a instalação.
Alguém já instalou um e pode me orientar sobre os passos a seguir?

Por favor conecte ou crie uma conta para participar da conversa.

• Manual-Mecanica
  • Autor do assunto
  • Pensionista fresco
  • Pensionista fresco
Avançar
13 anos 11 meses antes #29711 por Manual-Mecanica
Resposta de mecânicos manuais sobre o tópico Re: Como instalar um medidor de temperatura do motor
Não é complicado; existem duas versões, uma elétrica e outra mecânica. São apenas nomes diferentes, não se preocupe. Você precisa encontrar um local no motor onde possa fazer a conexão com o circuito de água para instalá-lo. Ele deve estar em contato com a água, idealmente antes do termostato, para uma leitura precisa. As instruções elétricas estão impressas dentro das caixas desses componentes, então não há nada de extraordinário nisso. Você não danificará o computador do seu veículo, desde que a instalação seja completamente independente do sistema original; você não terá problemas.

• Manual-Mecanica
  • Autor do assunto
  • Pensionista fresco
  • Pensionista fresco
Avançar
13 anos 11 meses antes #29741 por Manual-Mecanica
Resposta de mecânicos manuais sobre o tópico Re: Como instalar um medidor de temperatura do motor
Primeiramente, obrigado pela resposta, Kikemec. Depois, na loja onde comprei o multímetro, me disseram que ele é fixado no bloco do motor, em um dos parafusos. E como mencionei antes, não sei quais cabos de tensão usar sem danificar a ECU. E não entendi o que você quis dizer com "a instalação ser completamente independente da instalação original".

• Manual-Mecanica
  • Autor do assunto
  • Pensionista fresco
  • Pensionista fresco
Avançar
13 anos 11 meses antes #29757 por Manual-Mecanica
Se lhe disseram que há um parafuso no bloco, remova-o, verifique se realmente há água e só então instale o medidor. Quanto aos fios de voltagem que você mencionou, isso dependerá da voltagem do medidor que você comprou. Se for de 12 volts, o ideal é conectar um fio diretamente da bateria ou, na falta desta, da chave de ignição, para que ele desligue imediatamente ao remover a chave. O outro fio é apenas um fio terra; você pode conectá-lo ao chassi, o que é recomendado. A instalação independente significa que você passa seus próprios fios e não utiliza a fiação existente do veículo. De qualquer forma, contanto que você não utilize nenhum sensor, não terá problemas.

• Manual-Mecanica
  • Autor do assunto
  • Pensionista fresco
  • Pensionista fresco
Avançar
13 anos 10 meses antes #31415 por Manual-Mecanica
Como faço para instalar um medidor de temperatura em um Fiat Palio 1.3 de 1997?