Pesquise no MDM

Boletim

Motor Toyota 1E

• Manual-Mecanica
  • Autor do assunto
  • Pensionista fresco
  • Pensionista fresco
Avançar
14 anos 7 meses antes #21936 por Manual-Mecanica
Motor TOYOTA 1E Publicado por manual-mecânica
Já trocamos os pistões, anéis, retificamos o bloco e substituímos as válvulas e seus retentores três vezes, mas depois de 1000 km o carro começa a consumir óleo e a expelir fumaça azul pelo escapamento. Preciso de um manual de oficina e/ou de alguma orientação. O veículo é um Toyota Stalet 1989, motor 1000 cc, 1-E e chassi EP-70.
Meu e-mail:
Espero que alguém possa dar alguma opinião...

Por favor conecte ou crie uma conta para participar da conversa.

• Manual-Mecanica
  • Autor do assunto
  • Pensionista fresco
  • Pensionista fresco
Avançar
14 anos 7 meses antes #21990 por Manual-Mecanica
Resposta do Manual-mechanics sobre o tópico Re: Motor TOYOTA 1E
Olá Gustavoteno.
Você mencionou que já fez o reparo três vezes com o mesmo resultado. Os anéis estão bons e assentando perfeitamente nos cilindros, a pressão de compressão está normal e as válvulas e retentores estão corretos, mas o problema persiste no mesmo tempo de funcionamento. Pode ser baixa pressão de óleo ou lubrificação insuficiente dos pistões. Eles só duram até esse tempo de funcionamento porque essa é a sua capacidade máxima. O fato de sempre acontecer dentro desse período é o que me faz suspeitar disso. Boa sorte.
Miguel

• Manual-Mecanica
  • Autor do assunto
  • Pensionista fresco
  • Pensionista fresco
Avançar
14 anos 7 meses antes #22030 por Manual-Mecanica
Meu amigo, o motor 2E tem o mesmo problema. Eles são completamente refeitos e, de repente, acontece isso. O que eu fiz foi melhorar e aumentar a viscosidade do óleo, e assim eles duram mais. Claro que, para isso, também o mantive em uma temperatura mais baixa do que o normal para evitar superaquecimento. Isso só se aplica se você tiver feito o brunimento dos cilindros do bloco e não apenas a troca dos anéis. Verifique se as peças não são paralelas, principalmente os anéis, pistões, retentores e guias de válvulas. O resto não importa

• Manual-Mecanica
  • Autor do assunto
  • Pensionista fresco
  • Pensionista fresco
Avançar
14 anos 7 meses antes #22031 por Manual-Mecanica
Ah, quase me esqueci! Não sei sobre o caso específico do motor 1E, mas o 2E tem um parafuso dentro do bloco do motor que parece não ter função alguma e geralmente é removido e nunca mais recolocado. Esse parafuso possui uma espécie de mola dentro da cavidade que regula, em parte, a pressão do óleo.