Oi Edtronic, Bem -vindo ao fórum, a verdade é que o que você me diz parece um pouco.
Mas não aguento a verdade para dizer se isso acontece ou que, se eu não o vejo pessoalmente. Em primeiro lugar, a fumaça azul branca é devido ao diesel pulverizado sem queimadura (vapores) que sai da fuga.
Isso pode ser devido a muitas coisas, por exemplo:
1º atraso da 2ª
compressão do motor
da 3ª falha de um ou mais injetores, coloque o diesel, mas não a pulverize corretamente. (Nesse caso, eu jogava fumaça branca às vezes e outro preto)
A questão de que estava bem e de repente começava a falhar, especialmente quando o turbo não sopra bem (libere e pise no acelerador novamente) me faz pensar que pode haver segmentos e que o motor é baixa compressão.
Por outro lado, o que você me diz que é difícil para ele começar a frio como um TDI, ele concorda que você tem os segmentos.
De qualquer forma, a primeira coisa é verificar a compactação do motor com o compressímetro; portanto, se for baixo, abrir e ver o que ele petizou, eles podem ser assentos de válvulas, segmentos, desgaste ...
e se não foram baixa compressão, outras causas possíveis, distribuição de ponto de ponto, bomba de injeção, (em uma excelente maneira que eu escreva acima), que não foi para ser a bomba de injeção.
Saudações e espero que o assunto não seja muito sério.