Pesquise no MDM

Boletim

motor sujo

• Manual-Mecanica
  • Autor do assunto
  • Pensionista fresco
  • Pensionista fresco
Avançar
15 anos 2 meses antes #16747 por Manual-Mecanica
Motor sujo. Publicado por manual-mechanics
Olá, fui trocar o óleo do meu carro. Sempre fui muito cuidadoso com a troca em dia, porém, o rapaz que me atendeu disse que parece que estão me enganando há algum tempo e não trocaram nada. Como resultado, o motor está sujo e com uma crosta. Uma pessoa me disse que o motor precisa ser desmontado e limpo, outra disse que eles vendem um produto que limpa o motor sozinho e que isso é tudo o que precisa. Em qual deles devo acreditar? Meu carro é um Chevrolet Spark 2005.

Por favor conecte ou crie uma conta para participar da conversa.

• Manual-Mecanica
  • Autor do assunto
  • Pensionista fresco
  • Pensionista fresco
Avançar
15 anos 2 meses antes #16752 por Manual-Mecanica
Resposta de Manual-Mechanics sobre o tópico Re: Motor sujo
Essa crosta que eles mencionam não é resultado da falta de trocas de óleo, mas sim da qualidade do óleo e do uso intenso. Tenho um Nissan na minha oficina com exatamente o mesmo problema. Na verdade, a melhor solução nesses casos, ou a maneira correta de limpar, é desmontar o motor e fazer uma espécie de retífica. É caro, mas é o mesmo que custaria consertá-lo quando travar por causa desse problema. Essa crosta que você mencionou é encontrada em todas as partes do motor que entram em contato com o óleo, incluindo os pequenos canais internos, o pescador de óleo, a bomba de óleo e todos os outros componentes.

• Manual-Mecanica
  • Autor do assunto
  • Pensionista fresco
  • Pensionista fresco
Avançar
15 anos 2 meses antes #16761 por Manual-Mecanica
Quantos quilômetros o motor percorreu? Qual a gravidade da borra? (Abra a tampa do óleo e tente verificar o estado do comando de válvulas e dos eixos de comando; geralmente são as peças mais afetadas, pois esquentam mais. Se estiverem muito sujos, tenha cuidado com aditivos detergentes, pois podem obstruir algumas passagens com resíduos sólidos soltos.
Se estiverem relativamente limpos e você tiver um mecânico de confiança, pode tentar ligar o motor por cerca de 2 ou 3 minutos com fluido de freio em vez de óleo. O fluido de freio tem um alto poder de limpeza, mas tenha muito cuidado; não o deixe por muito tempo e desligue o motor ao primeiro sinal de batida.
Outra maneira é drenar metade do óleo, completar com diesel, deixar o motor funcionar por dois minutos, drenar todo o óleo, completar com diesel, deixar o motor funcionar por mais um minuto, drenar tudo e adicionar óleo limpo. Novamente, desligue o motor ao menor sinal de batida.

Atenciosamente

• Manual-Mecanica
  • Autor do assunto
  • Pensionista fresco
  • Pensionista fresco
Avançar
15 anos 2 meses antes #16764 por Manual-Mecanica
Essa crosta que se forma não é porque não trocaram o óleo; provavelmente é porque não fizeram a troca corretamente. Provavelmente drenaram o óleo velho e colocaram óleo novo, o que é basicamente a mesma coisa. O óleo ficará um pouco mais limpo, mas ainda conterá resíduos do óleo velho e queimado. Existem óleos que podem limpar o motor internamente sem desmontá-lo, mas se o óleo está assim, as juntas provavelmente também estão. Nada melhor do que desmontar o motor, limpá-lo completamente e remontá-lo com juntas novas. Isso lhe dará melhores resultados. E lembre-se de usar um bom óleo que proteja seu motor contra esses problemas futuros.

Atenciosamente.

• Manual-Mecanica
  • Autor do assunto
  • Pensionista fresco
  • Pensionista fresco
Avançar
15 anos 2 meses antes #16787 por Manual-Mecanica
Muito obrigado pela sua orientação. O motor tem 5.000 km rodados e troquei o óleo conforme as instruções. Vou desmontar o motor.

Obrigado.