Pesquise no MDM

Boletim

Ruído e falta de parceiro 1.9D Power

• Manual-Mecanica
  • Autor do assunto
  • Pensionista fresco
  • Pensionista fresco
Avançar
15 anos 3 meses antes #16109 por Manual-Mecanica
Ruído e falta de potência no Partner 1.9D. Postado por manual-mecanica
Olá!
Troquei a correia de distribuição do meu Peugeot Partner 1.9 diesel de 2009, com 57.000 km.
Depois disso, o carro está fazendo um barulho mais alto, parecido com o de um motor a diesel. Também preciso acelerar mais para que ele saia da imobilidade.
Suspeito que a sincronização da bomba injetora esteja atrasada, mas o mecânico garante que isso não é mexido durante a troca da correia.
Isso me leva a questionar: é comum a sincronização ficar atrasada depois da instalação de uma correia nova?
Depois de ficar com o carro o dia todo para a troca da correia, tive que deixá-lo novamente hoje para ele verificar.
Mas tenho a impressão de que ele sabe exatamente o que aconteceu, mas não vai me dizer, e vai tentar me cobrar por algo que não é culpa dele.
Não quero voltar à concessionária autorizada porque eles me trataram muito mal e nunca cuidaram do meu veículo.
Então, se alguém tem experiência com isso ou já teve o mesmo problema, agradeceria muito a sua opinião!

Por favor conecte ou crie uma conta para participar da conversa.

• Manual-Mecanica
  • Autor do assunto
  • Pensionista fresco
  • Pensionista fresco
Avançar
15 anos 3 meses antes #16111 por Manual-Mecanica
Resposta de Manual-mechanics sobre o tópico Re: Ruído e falta de potência no Partner 1.9D
Olá.
Espero que seu problema seja resolvido. O que posso lhe dizer é que a correia dentada é responsável por transmitir o movimento do virabrequim para o comando de válvulas e a bomba injetora de forma sincronizada, e é certo que a sincronização será perdida se você afrouxar a correia sem verificar as marcas de sincronismo ou usar as ferramentas especiais fornecidas pelo fabricante para essa tarefa. No seu caso, se não me engano, ferramentas de travamento devem ser usadas no virabrequim, no comando de válvulas e na bomba injetora antes de remover a correia. Isso evita que o motor perca a sincronização. Se você não tinha as ferramentas, é muito provável que a sincronização esteja fora do ponto.
Boa sorte...

• Manual-Mecanica
  • Autor do assunto
  • Pensionista fresco
  • Pensionista fresco
Avançar
15 anos 3 meses antes #16112 por Manual-Mecanica
Resposta de Manual-mechanics sobre o tópico Re: Ruído e falta de potência no Partner 1.9D
Victor,
obrigado!
Enquanto eu estava na oficina, vi que eles colocaram um parafuso em algum lugar e uma pequena alavanca em forma de L em outro, para impedir que tudo se movesse. Mas não tenho certeza exatamente onde fica a bomba injetora, e não sei se ela precisa ser ajustada quando trocarem a tensão da correia, porque a correia nova ficará mais tensionada que a antiga, certo?

• Manual-Mecanica
  • Autor do assunto
  • Pensionista fresco
  • Pensionista fresco
Avançar
15 anos 3 meses antes #16119 por Manual-Mecanica
Olá.
Acho que o problema está na sincronização da bomba.
Por exemplo, acredito que no caso do Partner ou do Berlingo, existem pontos de ancoragem de segurança para a troca das correias nos três locais (virabrequim, comando de válvulas e bomba), então, se você não tiver as ferramentas adequadas, uma broca ou um parafuso do diâmetro apropriado podem funcionar.
Se não estiverem bem fixados, a bomba não deve se mover em relação ao motor, mas o que pode acontecer é que a engrenagem da bomba se mova. Com isso, o que você descreveu pode realmente acontecer. Você teria que sincronizar a bomba novamente.
O que você mencionou sobre o parafuso e o suporte em forma de L é o seguinte: a bomba tem um "anel" marcado em um determinado ponto para sincronizá-la em relação ao avanço do pistão. O parafuso veda essa folga e o suporte em forma de L marca a posição exata do furo de sincronização, eu acho.
Abraço!

• Manual-Mecanica
  • Autor do assunto
  • Pensionista fresco
  • Pensionista fresco
Avançar
15 anos 3 meses antes #16120 por Manual-Mecanica
Pessoal do fórum!
Obrigado!
Meu carro está de volta na oficina! Voltou ao normal!

Tudo o que o miderjon disse estava correto e foi muito útil quando fui buscá-lo na oficina, onde o mecânico nem tentou me cobrar mais.

Acontece que eles não tinham instalado a ferramenta que fixa o virabrequim, e ele estava alguns milímetros adiantado, fazendo com que o pistão atingisse a marca de sincronização antes da hora.

Para esclarecer, no caso do Partner, há um parafuso na engrenagem do comando de válvulas, uma peça cilíndrica em forma de L na engrenagem da bomba injetora e uma haste que fixa o virabrequim. Essa haste é inserida na frente do motor, entre o motor e o radiador, em um orifício escondido, logo abaixo da bobina de ignição.
O mecânico atribuiu isso ao fato de ter emprestado a ferramenta e ela não ter sido devolvida.
Então ele sabia que faltava uma das ferramentas necessárias para fazer o serviço e mesmo assim começou a trabalhar, e o pior, terminou o serviço, com todas as consequências possíveis.
Espero que nada tenha quebrado por dentro.
Por enquanto, o motor soa e funciona como novo.

Obrigado. Obrigado Victor, obrigado Nuky!
Entraremos em contato.
Ótimo site!!