Pesquise no MDM

Boletim

Renault Twingo Oil Consumo

• Manual-Mecanica
  • Autor do assunto
  • Pensionista fresco
  • Pensionista fresco
Avançar
18 anos 4 meses antes #1494 por Manual-Mecanica
Consumo de óleo do Renault Twingo. Publicado por manual-mecanica
Recentemente comprei um Renault Twingo de 1998, aparentemente com um bom motor e 100.000 km rodados de fábrica. Quando troquei o óleo e verifiquei o nível após mais de 1.000 km, precisei adicionar aproximadamente 1 litro. Ao inspecionar o carro, encontrei um vazamento no sensor de pressão do óleo e parece que o vazamento vem da tampa de válvulas, pois há algumas gotas no coletor de escape. Troquei o sensor, mas o consumo continua o mesmo. Li o manual antes de abrir o motor e lá diz que um consumo de 1 litro por 1.000 km é considerado normal. Isso procede? Ou o consumo normal é menor? Se for menor, qual poderia ser o motivo?

Por favor conecte ou crie uma conta para participar da conversa.

• Manual-Mecanica
  • Autor do assunto
  • Pensionista fresco
  • Pensionista fresco
Avançar
18 anos 4 meses antes #1495 por Manual-Mecanica
Resposta do Manual-mechanics sobre o tópico Re: Consumo de óleo do Renault Twingo
O consumo de óleo não é normal. Tenho o mesmo modelo e nunca consumiu tanto óleo; o máximo que já consegui foi meio litro. Deve haver algum vazamento, a menos que os retentores de válvulas estejam gastos. Ou, em um caso muito grave, podem ser os anéis do pistão.

• Manual-Mecanica
  • Autor do assunto
  • Pensionista fresco
  • Pensionista fresco
Avançar
18 anos 4 meses antes #1502 por Manual-Mecanica
Resposta do Manual-mechanics sobre o tópico Re: Consumo de óleo do Renault Twingo
O motor está emitindo fumaça azul? Porque se ele solta fumaça quando você acelera ou sobe ladeiras, significa que está queimando óleo. Se você não vê fumaça, o óleo que está sendo consumido deve estar vazando.

Nesses motores, é comum vazar óleo pela tampa de válvulas, mas teria que ser um vazamento muito grande para consumir um litro a cada 1.000 km.

Eu tinha uma Express, que tem o mesmo motor, mas um 1.4, e ela não consumia óleo nenhum; tinha 223.000 km.

O óleo que eu usava era um SAE 20W-50 padrão, porque óleos com baixa viscosidade SAE não são bons para esses motores, já que tendem a vazar pelos anéis do pistão.

Se você precisar abrir o motor, o que é bem provável, e precisar de ajuda, poste algo no fórum e nós o ajudaremos sem problemas.

Atenciosamente.

• Manual-Mecanica
  • Autor do assunto
  • Pensionista fresco
  • Pensionista fresco
Avançar
18 anos 4 meses antes #1507 por Manual-Mecanica
Não está emitindo fumaça azul, pelo menos não que eu consiga ver, já que este foi um dos primeiros testes que fizemos. Também não está deixando poças de óleo onde paro. A única coisa que conseguimos ver são gotas de óleo no coletor na parte traseira, que parecem vir da tampa de válvulas ou de algum vazamento no cabeçote.
Saudações a todos e muito obrigado pela ajuda. Avisarei vocês sobre o que tem dentro quando eu desmontar.

• Manual-Mecanica
  • Autor do assunto
  • Pensionista fresco
  • Pensionista fresco
Avançar
15 anos 2 meses antes #16467 por Manual-Mecanica
Olá, sou novo por aqui, mas meu chefe é representante de lubrificantes no Uruguai (Texaco, Shell, Petrobras, Esso e Castrol) e, às vezes, quando se troca a marca ou a viscosidade do óleo, coisas assim acontecem. Você trocou a marca e o tipo de óleo? Tente trocá-lo novamente depois de alguns quilômetros, pois isso pode acontecer. Troque pelo mesmo óleo, já que é incomum com tão poucos quilômetros rodados. Meu carro é um Twingo 1994 com 247.000 km e não consome óleo nenhum. Uso Texaco Havoline 20W50 e não consome nada. Troco a cada 4.000 km, mas ouvi dizer que às vezes isso acontece quando se troca a marca do lubrificante. Boa sorte!