Pesquise no MDM

Boletim

Problema com Opel Record 2.3 Diesel

• Manual-Mecanica
  • Autor do assunto
  • Pensionista fresco
  • Pensionista fresco
Avançar
15 anos 7 meses antes #13512 por Manual-Mecanica
PROBLEMA COM O OPEL RECORD 2.3 DIESEL Publicado por manual-mecânica
Olá a todos, estou com problemas em um Opel Record diesel, motor 2.3L. O problema é que ele superaquece. Já limpei o radiador, verifiquei a bomba d'água (que está funcionando corretamente) e o carro não tem termostato. Mandei retificar o cabeçote porque a retífica disse que estava empenado, mas eles instalaram uma junta nova e o carro funcionou bem por três dias com a temperatura abaixo de 80°C, mas de repente a temperatura subiu e a junta queimou. Será que a junta é de má qualidade ou o bloco do motor também está empenado?
Vale ressaltar que o motor é resfriado constantemente pela ventoinha, que fica diretamente ligada à rotação do motor. Não há ventoinha elétrica e não há entrada de ar no sistema de arrefecimento.
Agradeço a todos e espero que possam me ajudar, caso eu esteja deixando passar algo importante.

Por favor conecte ou crie uma conta para participar da conversa.

• Manual-Mecanica
  • Autor do assunto
  • Pensionista fresco
  • Pensionista fresco
Avançar
15 anos 7 meses antes #13516 por Manual-Mecanica
Resposta do Manual-Mechanics sobre o tópico Re: PROBLEMA COM OPEL RECORD 2.3 DIESEL
Olá amigo, uma das causas pode ser um vazamento de líquido de arrefecimento. Primeiro, verifique se o cabeçote e o bloco do motor estão planos. Se o cabeçote foi retificado, você precisará lixar os dois pinos-guia que o fixam. Lembre-se: ao instalar o cabeçote, aperte-o com um torque de 61 Nm (45 lb-ft) e depois a 90°. Outro problema pode ser a folga das válvulas e o radiador de óleo. Verifique as mangueiras, principalmente a que vai para a bomba. Outro ponto a verificar é a ventoinha; veja em que sentido ela está girando e para que lado está soprando ar. :) Olá, meu e-mail é

• Manual-Mecanica
  • Autor do assunto
  • Pensionista fresco
  • Pensionista fresco
Avançar
15 anos 7 meses antes #13529 por Manual-Mecanica
Resposta do Manual-Mechanics sobre o tópico Re: PROBLEMA COM OPEL RECORD 2.3 DIESEL
Obrigado pela resposta. Queria avisar que ontem removi o cabeçote e a junta entre os cilindros 2 e 3 estava rompida, junto com um tubo de refrigeração próximo. Por isso havia água nos cilindros. Agora, minha dúvida é se isso aconteceu porque a junta era de má qualidade ou se o bloco está empenado. Em qualquer um dos casos, é possível o carro funcionar bem por 3 ou 4 dias e depois apresentar problemas novamente?

• Manual-Mecanica
  • Autor do assunto
  • Pensionista fresco
  • Pensionista fresco
Avançar
15 anos 7 meses antes #13537 por Manual-Mecanica
: Oh meu Deus: Bom dia, amigo. Verifique a planicidade do cabeçote e do bloco do motor com uma régua metálica de 60 cm. Devem estar completamente planos e sem qualquer reentrância. Verifique a altura das camisas dos cilindros; isso ajudará a determinar se o problema está na junta ou no motor. Lembre-se de medir a planicidade na diagonal. Atenciosamente. Lembre-se de escrever para o meu endereço de e-mail; quase nunca o uso. Tenha um ótimo dia!