A luz do óleo acendeu e parei o carro para completar o óleo, pois tinha um galão no porta-malas, mas percebi que estava vazando sem nem mesmo mover o carro. Chamei um guincho para levá-lo à oficina. Lá, me cobraram 225 euros para trocar o cárter, que estava rachado, o óleo e a mão de obra. Quando estava prestes a sair de lá, ao ligar o carro, ele começou a fazer um barulho estranho enquanto eu dirigia. Estava soltando muita fumaça branca, então parei e avisei o mecânico. Ele entrou e disse que parecia que óleo tinha entrado no escapamento e estava queimando. "Vamos dar meia-volta", disse ele, mas se assustou com a fumaça e disse que era outra coisa. Ele levou o carro para a oficina, onde o mecânico que o havia consertado disse: "Isso parece um problema no turbo. É sério. Essa peça custa entre seiscentos e setecentos euros, mas deixe-me colocar o carro no elevador e dar uma olhada. Ligo para você mais tarde." Outro mecânico que conheço me deu uma carona até a escola para buscar meu filho. No caminho, perguntei a ele se poderia ter sido porque o carro ficou sem óleo, o que teria causado a quebra do turbo. Ele me disse que isso era impossível, que o turbo só quebra com o uso e que eu só dei azar, pois não tinha nada a ver com o problema que eu havia deixado o carro na oficina. Esta manhã, liguei para a oficina e o outro mecânico me disse que o turbo travou porque o carro ficou sem óleo e que a curta distância que percorri antes da luz acender o quebrou, já que eu disse que não tinha dirigido muito. Segundo eles, o carro estava ligado quando trocaram o cárter para verificar se havia vazamento de óleo em outro lugar, e não havia falhado. Se o meu turbo quebrou, como eles dizem, por que o deles não quebrou? Eles me disseram que se o óleo entrou em contato com o turbo quando trocaram o cárter, foi isso que o quebrou. Tudo o que sei é que, além do vazamento de óleo, o carro estava bem e só começou a apresentar problemas quando o ligaram na oficina. O mecânico também me disse que sem o turbo o carro não funciona e que, se funcionar, vai soltar muita fumaça, então a polícia me multaria — certamente em torno de mil euros. Ele sabe que não tenho esse dinheiro agora, mas diz que preciso fazer o conserto porque o carro não pode funcionar assim. Tudo o que me disseram é verdade, ou eles quebraram o carro e não quiseram me contar? Porque se quebrou comigo, por que não quebrou com eles? Por favor, responda rápido.