Pesquise no MDM

Boletim

Nissan Pathfinder V6 Modelo 96

• Manual-Mecanica
  • Autor do assunto
  • Pensionista fresco
  • Pensionista fresco
Avançar
16 anos 1 mês antes #10087 por Manual-Mecanica
NISSAN Pathfinder V6 MODELO 96 Publicado por manual-mecânica
Amigos: Espero que possam me ajudar com isso; fiz um diagnóstico no meu Nissan e apareceu o código P0325, que indica uma falha no circuito 1 do sensor de detonação. Verifiquei o sensor e testei a continuidade até a ECU. Decidi trocar o sensor e apaguei o código, mas ele continua aparecendo. Já verifiquei todo o circuito e há continuidade até a ECU. Se alguém puder me ajudar, ficarei eternamente grato. Além disso, não consegui encontrar os valores exatos que esse sensor deveria exibir, como resistência (ohms), frequência, etc., para comparar e determinar se o sensor que comprei está com defeito. Agradeceria se alguém pudesse me fornecer esses valores ou me indicar onde encontro o manual deste Nissan. A cilindrada do motor é de 3300cc.

Por favor conecte ou crie uma conta para participar da conversa.

• Manual-Mecanica
  • Autor do assunto
  • Pensionista fresco
  • Pensionista fresco
Avançar
16 anos 1 mês antes #10106 por Manual-Mecanica
Resposta do Manual-Mechanics sobre o tópico Re: NISSAN Pathfinder V6 MODELO 96
Saudações.

A resistência entre o terminal 1 (olhando o terminal do sensor da esquerda para a direita) e o terra é de 500-620 kOhms a 25°C.
Limpe qualquer oxidação dos terminais de terra localizados na câmara comum do motor e aperte-os firmemente. Verifique também a continuidade entre o terminal do sensor e o módulo de controle do motor (ECM), e entre os conectores F101
e F21, que você encontrará seguindo a fiação do sensor. Além disso, verifique a continuidade e a integridade desse fio, pois ele é um condutor blindado.

• Manual-Mecanica
  • Autor do assunto
  • Pensionista fresco
  • Pensionista fresco
Avançar
16 anos 1 mês antes #10156 por Manual-Mecanica
Resposta do manual de mecânica sobre o tópico Re: Re:NISSAN pathfinder V6 MODELO 96
Saudações:
Graças à sua resposta, agora sei que minhas medições não estavam totalmente corretas, pois indicavam um valor de 534k ohms. Também verifiquei a continuidade até a ECU e até mesmo troquei temporariamente o cabo do sensor para a ECU por um cabo do mesmo tipo. O problema é que, mesmo após apagar o código de erro, o código P0325 persistia. Decidi diagnosticar o problema como sendo interno à ECU. No entanto, ainda não tenho certeza se realmente se trata de um problema na ECU e por que esse dano pode ter ocorrido.

• Manual-Mecanica
  • Autor do assunto
  • Pensionista fresco
  • Pensionista fresco
Avançar
16 anos 1 mês antes #10160 por Manual-Mecanica
Resposta do manual de mecânica sobre o tópico Re: Re:NISSAN pathfinder V6 MODELO 96
Pode ser um problema na ECU; é improvável, mas a melhor maneira de testar é, se possível, conseguir uma ECU de um amigo ou conhecido que tenha a mesma. Mas sabe, eu tive um problema parecido com o seu, só que com o sensor de posição do virabrequim. Troquei o sensor e nada mudou. Tentei ligar os fios diretamente e nada. Tentei com outra ECU e nada mudou. O problema todo veio à tona quando o dono do veículo me disse que o problema começou depois que eles removeram a caixa de câmbio para trocar a embreagem. Verifiquei a caixa de câmbio e o fio terra do motor não estava fazendo bom contato. Limpei e reconectei o fio terra e o problema foi resolvido. Levei um bom tempo para chegar a essa conclusão, então não ignore essa informação. Tente e nos avise.

• Manual-Mecanica
  • Autor do assunto
  • Pensionista fresco
  • Pensionista fresco
Avançar
16 anos 1 mês antes #10165 por Manual-Mecanica
O valor da resistência está correto; o sensor em si não está com defeito. O problema pode ser que os aterramentos do motor não estejam conectados corretamente, fazendo com que o sensor gere uma voltagem muito baixa, que o módulo de controle do motor (ECM) interpreta como uma falha do sensor. Verifique e limpe todos os aterramentos do motor. Se o carro passou por algum reparo importante, é possível que alguns aterramentos tenham sido removidos e não reconectados (isso acontece com mais frequência do que deveria), então você também deve verificar isso. Se o problema persistir, você deve fazer um fio terra para conectar o motor diretamente ao terra (não com garras de jacaré, mas com um terminal de anel para parafusos) e testá-lo.
Espero que isso ajude