Olá Leandro, se você quiser um pouco mais, também pode retificar o cabeçote para aumentar a taxa de compressão de 9,3 para 10:1 e instalar um silenciador com interior oco, que para este motor 1.6 terá um volume de 3,2 cc. Você pode trocar os comandos de válvulas por outros com maior levante. Se for carburado e tiver um carburador Solex 32-34, você não terá problemas para encontrar tubos de emulsão e giclês de diferentes tamanhos para afiná-lo (se isso não for feito corretamente, nada mais funcionará). Você terá que instalar velas de ignição mais frias, avançar o distribuidor alguns graus e trocar o avanço a vácuo por um com maior avanço em baixa rotação. Isso é o que eu faria sem complicar demais as coisas. Não vejo vantagem em aumentar o diâmetro dos cilindros de um motor 1.6 para 2000 RPM; é mais simples e lógico trocar o motor por um 2.0. Trabalhar no motor 1.6 "aliviando a carga" não é fácil se você não tiver os recursos ou não calcular corretamente o material que precisa ser removido de cada peça para atingir a rotação desejada. Um erro aqui e tudo vira sucata... Esta é apenas a minha opinião e certamente não quero te desanimar. Pelo contrário, esse tipo de coisa ajuda a aprender mais sobre motores (o que fazer e o que não fazer). Boa sorte!