Pesquise no MDM

Boletim

Renault Scenic K9K728 não começa!

• Manual-Mecanica
  • Autor do assunto
  • Pensionista fresco
  • Pensionista fresco
Avançar
11 anos 3 meses antes - 11 anos 3 meses antes #47250 por Manual-Mecanica
Renault Scenic k9k728 não liga! Postado por manual-mecanica
Boa tarde!

Estou começando minha jornada neste fórum após me apresentar devidamente, pedindo a ajuda de vocês, pois vejo que há vários profissionais e pessoas com bom senso por aqui.

O problema é o seguinte: tenho um Renault Scenic 1.5 dCi 100 hp de 2005 com código de motor K9K728 e 150.000 km.
O problema é que um dia, do nada, enquanto eu dirigia na rodovia, o carro parou e não ligou mais.

Na concessionária Renault em Miranda, diagnosticaram uma perda de compressão no cilindro número 3 e, como me pareceu suspeito, levei o carro para casa para verificar por conta própria.

Após realizar diversas verificações, estes são os sintomas e resultados:

- Sincronização dos diferentes componentes do sistema de distribuição verificada e OK.

- O motor de arranque funciona e o motor gira sem problemas ou ruídos estranhos.

- Teste de compressão do motor: 1º cilindro 16,40; 2º cilindro 18,30; 3º cilindro 16; 4º Cilindro 17. Embora a compressão esteja um pouco baixa, não acho que seja a causa do problema (corrijam-me se eu estiver errado).

- Durante as tentativas de partida, o carro apresenta comportamentos estranhos: as luzes acendem sozinhas, os limpadores de para-brisa disparam sozinhos e há um ruído vindo do sensor do limpador. Também notei que há 12V constantes nos cabos das velas de aquecimento, mesmo com a ignição desligada.: INSPENHO:

- Tentei conectar um ELM 327 à ECU para verificar se detectaria alguma falha, mas não funcionou; ele não reconhece a unidade de controle. Embora o dispositivo que tenho não seja nada especial, tenho a impressão de que há uma falha na ECU ou na Unidade de Controle do Compartimento de Passageiros.

- Verifiquei os fusíveis no compartimento do motor e notei um relé rosa que não reconheço; terei que investigar.

Esta tarde vou verificar os sensores de posição da cambota e da árvore de cames, o sensor de posição do cilindro da bomba injetora, a unidade de controlo das velas de incandescência e também verificar se o combustível diesel está a chegar aos cilindros.

Desculpem o texto longo; espero que alguém possa ajudar a resolver este problema. Mantenho-vos informados.

Cumprimentos.
Última edição: 11 anos 3 meses antes .

Por favor conecte ou crie uma conta para participar da conversa.

• Manual-Mecanica
  • Autor do assunto
  • Pensionista fresco
  • Pensionista fresco
Avançar
11 anos 3 meses antes #47251 por Manual-Mecanica
A resposta manual-mecanica no Renault Scenic K9K728 não começa!
Olá Ekaitz, bem-vindo a este fórum (eu também prefiro carros mais antigos)... Em relação ao motor K9K, que você já verificou várias coisas, eu também descarto problemas de compressão (mesmo que pareça baixa para um diesel, esses motores mais antigos não são mais tão comprimidos). Também pode ser um problema com o sensor de posição do virabrequim (aquele na carcaça da embreagem) e, como acontece com toda eletrônica... pode ser qualquer coisa, e é para isso que serve um scanner (parece fácil de dizer...). Mas esses caras da Renault parecem precisar do programa "CLIP" da Renault para ler os códigos, e mesmo eles não parecem saber como usá-lo corretamente (já vi isso várias vezes). Enfim, voltando ao assunto, não descarte o sistema antifurto (seja cartão ou chave). Essa eletrônica da Renault, sempre terrível em quase todos os carros que lançam, também te obriga a "reprogramar" a ECU de tempos em tempos... (nunca vou entender o porquê...). Esta é a era moderna da Renault...$$? Já tive casos antes com um Laguna e um Megane que não ligavam e, sem motivo aparente, pressionar o freio e a embreagem simultaneamente os fazia pegar sem problemas. E depois disso, não era mais necessário...???? Tente desconectar a bateria por uma hora (para ver se reinicia; também já vi isso acontecer com o Laguna 1.8 16v, e ele também precisava ser ligado dessa forma quando queria... especialmente no verão, ele fica maluco e a concessionária não consegue descobrir o problema... Enfim, estou me juntando a você na busca para descobrir o que há de errado com o Scenic (se é uma pane ou bruxaria... devo levar a um mecânico ou chamar um exorcista...). Saudações!!! E desculpe por este "post longo", mas estamos falando de "Renault"...

• Manual-Mecanica
  • Autor do assunto
  • Pensionista fresco
  • Pensionista fresco
Avançar
11 anos 3 meses antes #47259 por Manual-Mecanica
Muito obrigado pela sua resposta rápida, Ismael.

Sobre o que você mencionou, o manual se refere ao programa CLIP, como você disse corretamente, para muitas falhas.
Eu também considerei a possibilidade de um imobilizador ou sistema antifurto ativo estar impedindo o motor de ligar, mas não sei como desativá-lo; suponho que teria que ir a uma concessionária. Já tentei desconectar a bateria por um tempo para ver se reiniciava, mas não funcionou.
Hoje verifiquei se o diesel estava chegando aos injetores e está chegando a todos. Removi o sensor de posição do cilindro da bomba injetora para obter a leitura de referência. O motor tentou ligar brevemente, mas parou por aí. Amanhã vou remover o sensor de posição do virabrequim e tentar ligar pressionando os pedais do freio e da embreagem simultaneamente, como você sugeriu.
Conto como foi amanhã.
Aliás, alguém sabe quanto custa reprogramar a ECU?

Ismael, em relação ao Laguna 1.8 16v, é estranho que isso aconteça no verão e não no resto do ano. Não sei o que pode ser, mas como estou investigando, aviso você se descobrir algo ou tiver alguma ideia.

Atenciosamente.:)

• Manual-Mecanica
  • Autor do assunto
  • Pensionista fresco
  • Pensionista fresco
Avançar
11 anos 3 meses antes #47262 por Manual-Mecanica
Olá Ekaitz, outra coisa que esqueci de mencionar é o problema com a carga da bateria, que pode afetar os componentes eletrônicos (estou me referindo à porcentagem de carga, caso esteja baixa). Mas você disse que o carro parou enquanto dirigia... e outra coisa é a baixa pressão na linha de combustível (no manômetro), que, segundo eles (prepare-se...), é devido ao desgaste interno da bomba, criando partículas de metal. Se o combustível está chegando aos injetores, a pressão na linha de combustível deve ser medida para verificar se está muito baixa, mas essa falha provavelmente é causada pelo sensor de pressão da linha de combustível. Acho que a Renault fez um recall para isso, ou foi um defeito reconhecido pela marca... (espero que não seja o caso). Não tenho ideia do preço para reprogramar a ECU, nem para reprogramar o cartão (esse sistema não pode ser desativado). Presumo que você já tenha verificado se a linha de combustível do tanque até a entrada da bomba não está com vazamento de ar (incluindo o filtro de diesel). Bem, se eles conseguissem diagnosticar esses problemas com um scanner CLIP, você não precisaria verificar quase tudo... veja quantas visitas este post teve em apenas um dia... Quanto ao Laguna, eles ainda não sabem o que está errado (segundo o dono), e está assim há 3 anos... a concessionária disse: corpo de borboleta e ECU = 1.800 euros... o carro funciona perfeitamente, exceto quando você o desliga e tenta ligá-lo novamente (você precisa desconectar o cabo...). Abraço, e verei o Scenic em breve!

• Manual-Mecanica
  • Autor do assunto
  • Pensionista fresco
  • Pensionista fresco
Avançar
11 anos 3 meses antes #47263 por Manual-Mecanica
Olá Ekaitz, outra coisa que esqueci de mencionar é o problema com a carga da bateria, que pode afetar os componentes eletrônicos (estou me referindo à porcentagem de carga, caso esteja baixa). Mas você disse que o carro parou enquanto dirigia... e outra coisa é a baixa pressão na linha de combustível (no manômetro), que, segundo eles (prepare-se...), é devido ao desgaste interno da bomba, criando partículas de metal. Se o combustível está chegando aos injetores, a pressão na linha de combustível deve ser medida para verificar se está muito baixa, mas essa falha provavelmente é causada pelo sensor de pressão da linha de combustível. Acho que a Renault fez um recall para isso, ou foi um defeito reconhecido pela marca... (espero que não seja o caso). Não tenho ideia do preço para reprogramar a ECU, nem para reprogramar o cartão (esse sistema não pode ser desativado). Presumo que você já tenha verificado se a linha de combustível do tanque até a entrada da bomba não está com vazamento de ar (incluindo o filtro de diesel). Bem, se eles conseguissem diagnosticar esses problemas com um scanner CLIP, você não precisaria verificar quase tudo... veja quantas visitas este post teve em apenas um dia... Quanto ao Laguna, eles ainda não sabem o que está errado (segundo o dono), e está assim há 3 anos... a concessionária disse: corpo de borboleta e ECU = 1.800 euros... o carro funciona perfeitamente, exceto quando você o desliga e tenta ligá-lo novamente (você precisa desconectar o cabo...). Abraço, e verei o Scenic em breve!