Olá ismael53, que ótimo tópico você trouxe à tona. Na minha opinião, você está fazendo a coisa certa ao trocar esses microfiltros em intervalos regulares. Minha opinião se baseia no seguinte:
os filtros de óleo do motor, na melhor das hipóteses, retêm partículas de 10 a 20 mícrons ou mais, enquanto os microfiltros podem reter impurezas muito menores, de 3 a 5 mícrons.
Como as tolerâncias do motor (rolamentos, pistão, cilindro) são maiores do que as dos turbocompressores modernos, a filtragem fornecida apenas pelo filtro principal é insuficiente, levando ao acúmulo de impurezas nessa parte do turbocompressor.
Outro ponto é que os filtros de óleo possuem uma válvula de bypass interna. Quando o filtro, na fase anterior à troca de óleo, já está muito obstruído com sujeira, essa válvula de bypass se abre, evitando que o motor fique com suprimento insuficiente de combustível. É um mal necessário, não tão prejudicial ao motor quanto ao turbocompressor. Nesses casos, na minha opinião, esse microfiltro é essencial porque impede que impurezas grandes se incrustem nas peças metálicas do motor, causando danos que podem ser fatais para os rolamentos do turbocompressor. Tenho um bom amigo que trabalha com motores de mineração e ele me disse que, além da microfiltragem do óleo do motor, eles usam microfiltros específicos para o turbocompressor, o que garante sua confiabilidade a longo prazo. Eles também estudam o óleo do motor e, na opinião dele, quando se usam lubrificantes de viscosidade muito baixa, devido à espessura da película lubrificante, é altamente recomendável microfiltrar os componentes mais propensos ao desgaste prematuro por impurezas não filtradas pelo filtro principal, como a microfiltração necessária do diesel em sistemas common rail. Sabe, essas bombas têm tolerâncias muito apertadas e os injetores têm orifícios minúsculos. Por fim, acredito que o ganho em lubrificação resultante do aumento significativo do fluxo de lubrificação do turbocompressor seja mínimo, correndo o risco de introduzir pequenas impurezas que são administráveis para um motor, mas "grandes" e incontroláveis para aquela área do turbocompressor, simplesmente pela remoção desses microfiltros. Atenciosamente.