Pesquise no MDM

Boletim

A/C Cordoba98

• Manual-Mecanica
  • Autor do assunto
  • Pensionista fresco
  • Pensionista fresco
Avançar
12 anos 5 meses antes #42248 por Manual-Mecanica
A/C cordoba98 Publicado por manual-mecânica
Olá a todos. Estou com um problema no ar-condicionado do Cordoba 98 da minha esposa. Sempre funcionou perfeitamente, era o melhor recurso do carro, mas no último mês não está gelando. O compressor funciona perfeitamente, não há vazamentos, já recarreguei, drenei e recarreguei o fluido refrigerante, até troquei o tipo de fluido... mas não está gelando. O mecânico que recarregou desistiu e disse que poderia ser uma válvula entupida, pois a pressão deveria ter chegado a 15 bar, mas nunca passou de 6 ou 7 bar.
Espero que alguém possa me ajudar, pois as coisas não estão nada bem para um carro novo.
Obrigado. Abraços.

Por favor conecte ou crie uma conta para participar da conversa.

• Manual-Mecanica
  • Autor do assunto
  • Pensionista fresco
  • Pensionista fresco
Avançar
12 anos 5 meses antes #42250 por Manual-Mecanica
Resposta do Manual-Mechanics sobre o tópico de ar condicionado cordoba98
Esse circuito foi projetado para o refrigerante R139; se você usar outro tipo, não funcionará.

Se você já tentou usar outro refrigerante: entendo que isso causa reações nas vedações e juntas de borracha, e algo pode ser danificado.

Além disso, o óleo é imiscível (ou seja, não pode ser misturado com outros óleos). E, além disso, é um óleo que oxida quando exposto ao ar (perde alguma substância, ou entra umidade, ou algo assim; não me lembro exatamente).

Solução: você precisa inertizar o circuito.

1º - Faça vácuo.
2º - Injete hélio (o hélio fará com que tudo se movimente).
3º - Faça vácuo novamente.
4º - Certifique-se de que não haja vazamentos.
5º - Injete 10 mililitros de óleo para sistemas R139 (adicione corante se achar que pode haver um pequeno vazamento).
6º - É muito importante verificar a marca do compressor do seu sistema, pois a carga de refrigerante (em gramas) varia de acordo com a marca (por exemplo: Bosch 750, Lucas 800, El Pato 350).

O problema com o R139 é que o ar-condicionado possui um bulbo preenchido com R139; se você usar um refrigerante diferente, o bulbo não abrirá e o ar-condicionado não funcionará.

• Manual-Mecanica
  • Autor do assunto
  • Pensionista fresco
  • Pensionista fresco
Avançar
12 anos 5 meses antes #42252 por Manual-Mecanica
Resposta do Manual-Mechanics sobre o tópico de ar condicionado cordoba98
Pensando bem, o que está quebrado é a lâmpada;
é um bloco de alumínio com dois tubos passando por dentro e uma esfera de um lado. Fica perto da parede corta-fogo, do lado direito do carro, no compartimento do motor; acho que tem uma tampa de plástico nesse carro.